Como tratar esporão no pé?

Seguir
  • Seguir de forma pública
  • Seguir de forma privada
  • Deixar de seguir
será que existe algum tipo de palmilha de sapatos
Melhor resposta
Os esporões do calcanhar (ou do calcâneo) são excrescências ósseas no calcanhar que podem ser consequência de uma tensão excessiva do osso do calcanhar por parte dos tendões ou da fascia (o tecido conjuntivo que adere ao osso).
Inicialmente, provêm de uma inflamação na planta do pé conhecida como fasceíte plantar, essa inflamação pode ocorrer devido à sobrecarga a que os nossos pés são submetidos durante o dia.
É importante saber que, enquanto é apenas fasceíte plantar, o tratamento conservador traz resultados satisfatórios. Agora, se a lesão evoluir para um esporão, as coisas podem ficar mais difíceis, pois o esporão funcionará como uma ponta de lança, machucando a fáscia plantar (planta do pé), não sendo possível retirá-lo sem cirurgia.
Alguns fatores podem predispor ao desenvolvimento do esporão:
- Pés planos (chato);
- Salto alto;
- Pés pronados e ou supinados (quando se gasta mais a sola do tênis do lado de fora ou de dentro);
- Prática de esportes sem calçado adequado;
- Encurtamento do músculo gastrocnêmio (músculo da batata da perna).
Dicas de como tratar:
O tratamento consiste na identificação da causa, correção do apoio plantar e, de forma geral, orientar o uso de sapatos com solado grosso, com calcanhar com borracha ou palmilha, exercícios orientados para a fáscia plantar e medicamentos.
-Use sapatilhas ou tênis com amortecedor em gel.
-Diminua de peso corporal se for obeso .
-Diminua atividade física se for atleta.
-Ponha o pé de molho em água morna e massageie bem, principalmente na planta do pé e calcâneos.
-Faça massagens pisando de leve(sentado em cadeira), em rolo de pedaço de bambú ou graveto roliço da grossura de cabo de vassoura ou enxada. Role de leve a planta do pé sobre o rolo, pisando leve e empurrando de frente e para trás, para soltar fibras de fáscias e tendões, e deixando mais maleável para movimentos.
-Alimentação com menos proteínas (de carnes principalmente).
-Tome chá de ervas anti-inflamatórias como: chá-verde, erva-mate(chimarrão), mini bambú japonês, camélia, sabugueiro, cavalinha, guaco, mil-em-ramas(Aquílea miellifolium), lavanda, sálvia, espinheira-santa, guanxuma, angélica,…
-Tome bastante sucos de acerola e clorofila com folhas de Molinga oleífera.(Vitamina A, E e C são anti-inflamatórias e antioxidantes(anti radicais livres).
-Procure ortopedista, se tiver pé-chato, que pode ser uma das causas.
E eventualmente pode ser por má potura, tanto de coluna como de pisar. Está sobrecarregando determinado ponto, de maneira errada.
E para lhe indicar medicação anti-inflamatória e analgésicos.
-O tratamento com gelo e água quente. 15 minutos cada.
O gelo ajuda na vasoconstricção e analgesia. A água quente abre a circulação (vasodilatação) para o processo inflamatório ir embora e também ajuda a relaxar. Aproveite a abertura dos poros para passar uma pomada ou gel tópico. Cataflan gel ou Scaflan gel.
- E alongamento. Não cura, mas vai amenizar os sintomas.
* Procure um ortopedista para tratamentos efetivo.
Espero ter ajudado e aguardo sua avaliação que com certeza será positiva.
Obrigado!!!!

Source:

Sou Médico CG CRM 13497
Fonte: Manual de Ortopedia Médica vol III pags 456 á 675
  • Taxa
  • Comentário

Outras respostas (2)

Classificada como mais alta
  • Classificada como mais alta
  • Mais antigo
  • Mais recente
  • Jack respondido 4 anos atrás
    Use palmilhas próprias. Para isso vc deve ir a um ortopedista. Faça lazer na fisioterapia, ajuda muito.
    • Taxa
    • Comentário
  • S.P.F.C. respondido 4 anos atrás
    O tratamento consiste na identificação da causa, correção do apoio plantar e, de forma geral, orientar o uso de sapatos com solado grosso, com calcanhar com borracha ou palmilha, exercícios orientados para a fáscia plantar e medicamentos.

    -Use sapatilhas ou tênis com amortecedor em gel.
    -Diminua de peso corporal se for obeso .
    -Diminua atividade física se for atleta.
    -Ponha o pé de molho em água morna e massageie bem, principalmente na planta do pé e calcâneos.
    -Faça massagens pisando de leve(sentado em cadeira), em rolo de pedaço de bambú ou graveto roliço da grossura de cabo de vassoura ou enxada. Role de leve a planta do pé sobre o rolo, pisando leve e empurrando de frente e para trás, para soltar fibras de fáscias e tendões, e deixando mais maleável para movimentos.
    -Alimentação com menos proteínas (de carnes principalmente).
    -Tome chá de ervas anti-inflamatórias como: chá-verde, erva-mate(chimarrão), mini bambú japonês, camélia, sabugueiro, cavalinha, guaco, mil-em-ramas(Aquílea miellifolium), lavanda, sálvia, espinheira-santa, guanxuma, angélica,…
    -Tome bastante sucos de acerola e clorofila com folhas de Molinga oleífera.(Vitamina A, E e C são anti-inflamatórias e antioxidantes(anti radicais livres).
    -Procure ortopedista, se tiver pé-chato, que pode ser uma das causas.
    E eventualmente pode ser por má potura, tanto de coluna como de pisar. Está sobrecarregando determinado ponto, de maneira errada.
    E para lhe indicar medicação anti-inflamatória e analgésicos.
    -O tratamento com gelo e água quente. 15 minutos cada.
    O gelo ajuda na vasoconstricção e analgesia. A água quente abre a circulação (vasodilatação) para o processo inflamatório ir embora e também ajuda a relaxar. Aproveite a abertura dos poros para passar uma pomada ou gel tópico. Cataflan gel ou Scaflan gel.
    - E alongamento. Não cura, mas vai amenizar os sintomas.

    * Procure um ortopedista para tratamentos efetivo.

    Fonte(s):

    • Taxa
    • Comentário
  • Sign In 

    para adicionar sua resposta

Quem está seguindo esta pergunta?

    %
    MELHORES RESPOSTAS
    Membro desde:
    Pontos: Pontos: Nível
    Total de respostas:
    Pontos nesta semana:
    Seguir
     
    Deixar de seguir
     
    Bloquear
     
    Desbloquear