O que é prosa gotica?

Seguir
  • Seguir de forma pública
  • Seguir de forma privada
  • Deixar de seguir
Melhor respostaEscolha do autor da pergunta
A literatura gótica inicia-se no século XVIII, na Inglaterra, com a obra O Castelo de Otranto (1764), de Horace Walpole. Costuma-se destacar, como algumas das principais características desse tipo de literatura, os cenários medievais (castelos, igrejas, florestas, ruínas), os personagens melodramáticos (donzelas, cavaleiros, vilões, os criados), os temas e símbolos recorrentes (segredos do passado, manuscritos escondidos, profecias, maldições).

Outras leituras possíveis da literatura gótica envolvem destacar nos romances o uso da psicologia do terror (o medo, a loucura, a devassidão sexual, a deformação do corpo), do imaginário sobrenatural (fantasmas, demônios, espectros, monstros), das reflexões sobre o Poder (colonialismo, o papel da mulher, sexualidade), da discussão política (monarquismo, republicanismo, as Revoluções, a industrialização), dos aspectos religiosos (catolicismo, protestantismo, a Inquisição, as Cruzadas), das concepções estéticas (neoclassicismo, romantismo, o Sublime) e filosóficas (a Natureza, Platão, Aristóteles, Rousseau), além de outras possíveis chaves interpretativas.

Momentos Formadores: a origem da palavra "gótico"
Em princípio, "gótico" é um adjetivo que se refere a tribo dos Godos, povo de cultura germânica que habitava a região do baixo Danúbio, localizados na parte leste (Ostrogodos) e na parte oeste (Visigodos). Sabe-se muito pouco a respeito desse povo, já que eles não escreviam, e o que chegou até nós foi por intermédio do bispo Ulfilas, que registrou sua língua e costumes enquanto ensinava-lhes a Bíblia. Atribui-se a esse povo participação no desmantelamento do Império Romano no século IV. Através de sucessivos ataques pelo norte, os Godos ajudaram a enfraquecer o poder central em Roma.

Posteriormente, os Godos invadiram grande parte do império romano e se tornaram rapidamente romanizados. Os Visigodos se espalharam pela Europa, no século V, e chegaram até a península ibérica. Sua presença poderia ser notada em palavras como Catalunha, de Gothalania (não comprovado), Fernando , de Frithernandus (não comprovado) e albergue, de Haribergo. Sendo um povo nômade e de pouco registo cultural os traços sua presença já haviam sido diluídos pela cultura romana no século VII. A presença gótica em Portugal é tratada num contexto histórico e ficcional pelo escritor Alexandre Herculano em Eurico, o Presbítero (1844).

No século XII, o monge Suger surge com uma inovação arquitetônica que promete acabar com as igrejas escuras. A igreja de Saint Denis é a primeira a utilizar a substituição das paredes por vitrais coloridos, avanços estes obtidos através de arcobotantes, cruzarias e contrafortes como opções de sustentação. O crítico de arte Vasari batizou esse novo estilo de gótico ou estilo ogival, cujo arco quebrado seria símbolo de mão postas ao céu em oração.



TEM MAIS EM:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Literatura_...

Classificação e comentário do autor da pergunta

5 de 5
muito obrigado valeu pela sua resposta
  • Taxa
  • Comentário

Outras respostas (6)

Classificada como mais alta
  • Classificada como mais alta
  • Mais antigo
  • Mais recente
  • 1n$4N@0 respondido 4 anos atrás
    Prosa é o nome que se dá à forma de um texto escrito em parágrafos.
    Gotica: referencia ao lado obscuro, sombrio e melancolico
    • Taxa
    • Comentário
  • ? respondido 4 anos atrás
    A prosa gótica, também conhecida como “Literatura gótica”, teve inicio meados do século XVIII. O destaque para esse tipo de literatura é o romantismo de um modo obscuro, uma manifestação essencialmente híbrida, um elo entre o romanesco e o romance no qual uma atmosfera de mistério, aflição e terror prevalece.
    • Taxa
    • Comentário
  • Mazé respondido 4 anos atrás
    A Prosa Gótica - Mundo Educação
    A origem do gótico na literatura! ... Literatura. A Prosa Gótica. O satanismo na literatura ... comentário para "A Prosa Gótica" Nome: E-mail: Comentário: SOU ...
    www.mundoeducacao.com.br/literatura/a-... - Em cache

    Fonte(s):

    www.mundoeducacao.com.br/literatura/a-​p... - Em cache
    • Taxa
    • Comentário
  • Jess respondido 4 anos atrás
    é um monte de gótico conversando
    • Taxa
    • Comentário
  • Matheus respondido 4 anos atrás
    É uma conversa de emos.

    goticos sao aqueles que se vestem de preto. e prosa é conversa.

    espero ter ajudado

    Fonte(s):

    Meu cahorro T-Rex
    • Taxa
    • Comentário
  • Gabriel Serrano respondido 4 anos atrás
    Campanha "Ganhei 2 pontos por não responder nada!"
    ........|¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨...‡
    ........|..........2 Pontos .....|||"|""\__
    ........|__________________|||_|___|)<
    ........!(@)'(@)""""**!(@)(@)****!(@)
    • Taxa
    • Comentário
  • Sign In 

    para adicionar sua resposta

Quem está seguindo esta pergunta?

    %
    MELHORES RESPOSTAS
    Membro desde:
    Pontos: Pontos: Nível
    Total de respostas:
    Pontos nesta semana:
    Seguir
     
    Deixar de seguir
     
    Bloquear
     
    Desbloquear