? perguntou em Educação e ReferênciaCaça-palavras · Há 1 década

Qual o termo utilizado quando uma obra ganha um título por falta de concorrentes à altura?

é um termo latim eu acho, usado geralmente em filmes e obras de arte, quando ganha por mérito deindicação, sem adversários ao alcance(no sentido de qualidade da produção).

4 Respostas

Classificação
  • Há 1 década
    Resposta favorita

“Hors concours" Descreve uma exposição e expositores, não legível a um premio durante uma competição devido ao fato da sua exposição ser reconhecida como superior.

• Há 1 década

não sei

• Há 1 década

"hors concours" = uma frase francesa que significa fora de série, sem confrontação, nem dá pra confrontar. De tão grandioso nem pode entrar num concurso, remete ao incomparável, o que de tão esplêndido não há comparação.

• Há 1 década

Olá, Fernando Almeida!

Quando uma obra não possui concorrentes à altura ou semelhante em qualidade, esta é chamada de obra "sui generis".

Sui Generis (Pronúncia: súi gêneris) é uma expressão latina que significa Incomum, Descomunal, Particular, Peculiar, O Único de Seu Gênero, Algo que não tem correspondência igual ou mesmo semelhante.

A expressão é percebida principalmente no ramo jurídico, mas largamente utilizada na catalogação de espécies, obras, invenções, comportamentos, entre outros.

Há outras expressões a seguir, porém estas são para situações específicas, conforme se vê:

No caso do "W.O". ou "Walkover", (em inglês) é a atribuição de uma vitória a uma equipe ou competidor quando a equipe adversária está impossibilitada de competir. Isto pode acontecer devido a não existência de um número mínimo de esportistas necessários para uma partida, desqualificação, não-apresentação de uma equipe na data e hora estabelecidos, entre outros. O termo é aplicável no futebol e em outros esportes, mas pode também ser utilizado em eleições. Fonte: Wikipédia

Já a expressão "hors concours" (pronuncia-se /ór concur/) cabe quando nem ainda há competição. O objeto é tão grandioso nem pode entrar num concurso, remete ao incomparável, o que de tão esplêndido não há comparação. Fonte: Dicionário informal

.

Fonte(s): Dicionário de Brocardos Latinos http://www.opejuris.com/search/label/S http://www.opejuris.com/
Tem mais perguntas? Obtenha suas respostas perguntando agora.