Anônimo
Anônimo perguntou em Beleza e EstiloCorpo e PeleTatuagens · Há 10 anos

O que é tatuagem freehand?

2 Respostas

Classificação
  • Anônimo
    Há 10 anos
    Resposta favorita

Imagens de Tatuagem freehand http://www.google.com.br/images?hl=pt-BR&biw=1440&... de Tatuagem - Free Hand

4

| By : Red Hair | In : sobre as tattoos

Um dos estilos de tatuagem mais ultilizado é o Freehand

Freehand é literalmente "mão livre", estilo onde o tatuador faz a tatuagem sem decalque, apenas fazendo traços livres de acordo com a sua imaginação ( e de acordo lógico com o desenho pretendido pela pessoas que vai ser tatuada.)

Eu, por confiar muito no Léo (meu tatuador) quase todas as minhas tatuagens são freehand, expliquei á ele mais ou menos como queria o desenho e ele desenha com uma canetinha na minha pele ate ter o desenho todo formado e de acordo com o meu gosto, ai sim ele começa a tatuar e durante todo o processo ele vai acrescentando mais detalhes para que fique uma tatuagem bem feita.

Para mostrar o que eu disse, 3 fotos da minha nova tattoo, eu expliquei por léo que eu queria um Jesus bem mais descontraido do que os retratos que aparecem nas igrejas, queria um Jesus de jaqueta jeans tocando guitarra ainda fazendo cara de quem ta solando na guitarra...hehehehehehe

Sei que é bem loco, peguei a idéia do Tim Lambesis do As I Lay Dying, no épisódio da segunda temporada do L. A. Ink ele fez algo parecido (parecido nada, copiei mesmo, tanto pelo desenho de Jesus por que eu acredito que ele exista sem seguir qualquer tipo de religião e tambem por ter a tatuagem que meu ídolo tem tambem assim como a do My Master James Hetfield que eu tenho tambem)

Tatuagem passo-a-passo

O Portal Tattoo acompanhou um trabalho realizado pelo tatuador Cléverson(Sufá), do Sufá Tattoo Stúdio, a fim de apresentar passo-a-passo a maneira correta de se realizar uma tatuagem e a preparação dos equipamentos e materiais com total assepsia, higiene e segurança, sanando, assim, algumas dúvidas muito comuns sobre o processo da tatuagem.

Para quem vai se tatuar pela primeira vez, confira os cuidados a serem tomados antes, clique aqui!

ATENÇÃO: Esta matéria não tem caráter didático, não se tratando de curso on-line. Caso você tenha interesse em aprender a arte de tatuar, entre em contato com um profissional experiente.

1 - Limpeza de bancadas, macas e cuidados médicos

Antes mesmo de você visitar o estúdio de tatuagem, o tatuador já trabalhou para que sua tatuagem fique mais perfeita possível.

A Biossegurança completa de um estúdio de tatuagem inclui a limpeza e desinfecção do estúdio. Bancadas, macas e superfícies do estúdio, devem ser devidamente limpas e desinfetadas com bactericidas e esterilizantes químicos.

Os médicos recomendam aos tatuadores a vacinação contra Hepatite B.

2 - Solda, esterilização, limpeza de agulhas e biqueira

O tatuador agrupa as agulhas por meio de solda, a quantidade de agulhas varia de acordo com a tatuagem, são utilizadas no mínimo três agulhas agrupadas. A forma como as agulhas são soldadas e a espessura também varia. Estas agulhas são presas na ponta de uma haste, também por meio de solda.

Esta haste com agulha, assim como as biqueiras ou ponteiras são devidamente limpas e embaladas em envelopes próprios para estufas ou autoclaves, onde são depositados. As biqueiras ou ponteiras, para uma desinfecção mais eficiente, podem ser tratadas

em cuba Ultra-sônica. Depois de fechada e ligada a estufa ou autoclave, marca-se o tempo de esterilização que varia de acordo com o equipamento.

3 - Montagem da bancada ou mesa de procedimentos

Após a mesa ou bancada estarem devidamente desinfetada, é colocado sobre a superfície da bancada um plástico transparente de PVC, que, é descartado após o término da tatuagem. Na mesa ou bancada também são colocadas várias folhas de papel-toalha, usadas pelo tatuador para retirar o excesso de tinta durante a tatuagem.

Os borrifadores ou bisnagas de água, são embalados, deixando apenas um pequeno furo para saída de água. Evita-se assim a contaminação destes materiais que também são deixados sobre a bancada durante o processo da tatuagem. As pontas do Clip-cord(fios conectados a máquina de tatuar) também são embaladas, evitando a contaminação durante a troca de máquinas. Na mesa ou bancada você encontrará ainda: Lâminas de barbear descartáveis, agulhas descartáveis devidamente embaladas, biqueiras ou ponteiras já esterilizadas, tintas, máquinas, porta batoques e batoques, vaselina e papel toalha.4 - Passando o negativo para a pele

Antes de tudo, o tatuador deve desinfetar as mãos com água e sabão, além da assepsia com álcool 70%, antes e depois da tatuagem, tomando bastante cuidado com as unhas. Com as mãos devidamente desinfetadas o tatuador utiliza álcool 70% para limpeza da região a ser tatuada. Caso haja a necessidade, o tatuador raspa a região a ser tatuada com um barbeador descartável. Usando papel vegetal com estêncil ou lápis copia, o tatuador faz e transfere o “negativo” para a pele do cliente. Ou o tatuador desenha a tatuagem diretamente na pele, o caso da tatuagem desta matéria. O cliente deve evitar se mexer neste momento, e não deve tocar no desenho, para evitar a desfiguração do desenho. Vale lembrar que no caso de tatuagens Free Hand (à mão livre) o tatuador não usa “negativos”.

5 - Procedimentos padrões para início da tatuagem

Novamente, o tatuador deve desinfetar as mãos com água e sabão, além da assepsia com álcool 70%, antes e depois da tatuagem, tomando bastante cuidado com as unhas. Com as mãos devidamente desinfetadas o tatuador irá colocar as luvas de látex descartáveis e máscara cirúrgica, óculos de proteção também são aconselháveis, para segurança do tatuador. O tatuador monta a máquina de tatuar, abrindo a embalagem das agulhas descartáveis e colocando-as na máquina de tatuar na presença do cliente. Depois de colocadas as agulhas na máquina, o tatuador coloca a biqueira ou ponteira; para cada quantidade de agulhas utilizadas na tatuagem existe uma biqueira ou ponteira respectiva. O formato desta biqueira varia também de acordo com as posições em que as agulhas foram soldadas. O tatuador deposita nos batoques as tintas a serem utilizadas na tatuagem, ficando cada cor em um batoque. Estes batoques (pequenos recipientes) serão descartados ao termino da tatuagem, juntamente com a tinta restante. A vaselina é separada em uma pequena porção, suficiente para o uso de um cliente.

6 - Tatuando

Quando tudo estiver pronto, o tatuador irá inicialmente traçar a tatuagem, utilizando o “negativo” como parâmetro, caso não seja uma tatuagem Free Hand. Neste momento quem estiver sendo tatuado, deve permanecer imóvel. Para introduzir a tinta na pele, o tatuador leva a agulha até a tinta, aciona a máquina, molhando assim as agulhas, logo após o tatuador aproxima a máquina à pele e aciona a máquina, tatuando o cliente. Depois de traçado o tatuador irá sombrear a tatuagem, esta sombra logo após o término da tatuagem terá um aspecto escuro, após terminada a cicatrização, a tendência é a sombra clarear um pouco. Traçado e sombreado, resta ao tatuador colorir a tatuagem, caso seja necessário. A tatuagem está pronta, mas o processo ainda não terminou.

Veja alguns vídeos:

Traçando

Tamanho: 555 Kbytes

Duração: 00:42

Sombreando

Tamanho: 577 Kbytes

Duração: 00:42

Colorindo

Tamanho: 580 KbKbytes

Duração: 00:41

7 - Começam os cuidados

Após o termino da tatuagem, o tatuador irá retirar o excesso de tinta. Com a região limpa, é hora de fazer a bandagem, evitando assim, a exposição do local tatuado à sujeira e evitando também algum tipo dano causado por esbarrões. A bandagem deve ser feita com filme de PVC, e o tatuado deve retirá-lo de acordo com o tempo indicado pelo tatuador. Cabe ao tatuado agora, conversar com o tatuador e seguir a risca os cuidados indicados por ele.

Clique aqui para conferir os cuidados a serem tomados durante o período de cicatrização e após a tatuagem estar totalmente cicatrizada.

8 - Descartando

Terminado o processo, o tatuador ou responsável, deve descartar os materiais e fazer a desinfecção da bancada ou mesa de procedimentos.

Materiais obrigatoriamente descartáveis:

Agulhas: Devem ser desintegradas ou depositadas em um recipiente rígido e lacrado, para serem tratados como coleta especial pela limpeza urbana do município, evitando assim acidentes durante a coleta de lixo.

Lâminas de barbear: Usadas quando necessário para raspar a pele na área da tatuagem.

Luvas de látex: Utilizadas pelo tatuador, evitando a contaminação do tatuador e do cliente.

Batoques: Recipientes onde são armazenadas as tintas durante o processo da tatuagem, devem ser descartados juntamente com o restante das tintas nos batoques.

Máscaras cirúrgicas: Utilizadas pelo tatuador a fim de evitar qualquer contaminação via oral.

Embalagem para revestimento de borrifadores e Clip-cord: Serve para evitar a contaminação destes materiais.

Filme PVC para bancada: Usado para evitar a contaminação da bancada deve ser descartado a cada cliente.

9 - Finalização

Sua tatuagem está pronta com qualidade, higiene e segurança. Confira os cuidados a serem tomados durante e após o período de cicatrização, clique aqui!

Busque sempre mais informações na Internet, revistas, convenções ou conversando com um profissional experiente.

Até a próxima!

Agradecemos ao Cléverson(Sufá), e a sua esposa Dani, por nos permitir acompanhar o processo de sua mais nova tatuagem.

• Commenter avatarFaça login para comentar as respostas
  • Anônimo
    Há 10 anos

Tatuagem freehand quer dizer tatuagem mão-livre, ou seja é quando você vai fazer uma tatuagem sem levar um desenho em específico para o tatuador fazer, você chega e dá +/- uma ideia daquilo que quer e ele faz a tatuagem com essas caracteristicas que você dá, sem meter aquele desenho tipo colado em você antes. Mas normalmente as pessoas que fazem isso são pessoas que já têm confiança no tatuador, que já fizeram mais tatuagens com ele antes e sabem que ele tem talento e consegue fazer algo assim de modo que fique uma coisa bem feita.

Espero ter ajudado :)

bjks

• Commenter avatarFaça login para comentar as respostas
Tem mais perguntas? Obtenha suas respostas perguntando agora.