Quais sao os minerais que compõem o solo?

Seguir
  • Seguir de forma pública
  • Seguir de forma privada
  • Deixar de seguir
para trabalho
Melhor resposta
Para ser chamado de solo é fundamental existir todos estes cinco componentes:
1- Areia
2- Argila
3- Água
4- Ar
5- Húmus

Se faltar qualquer um desses cinco componentes não pode receber o nome de solo, por exemplo, a terra batida no meio das estradas não tem ar dentro, então aquilo não é solo, aquilo é só terra batida. Uma terra completamente seca também não é solo, é terra seca, solo é só aquela mistura onde as plantas conseguem sobreviver plantadas nele.

Existem muitos tipos de solos, solo com mais areia do que argila (solo arenoso), solo com mais argila do que areia (solo argiloso), solo pobre em húmus, solo rico em húmus (solo humífero), solo com muito alumínio (solos lateríticos) etc...

Desses cinco componentes do solo só o húmus não é mineral, húmus é matéria orgânica em decomposição.

Se fizermos uma análise química tanto da areia quanto da argila vamos encontrar os mais diversos elementos químicos que em condições normais de temperatura e pressão são sólidos, podemos encontrar grânulos de quaisquer metais, ferro, magnésio etc... Aparece também grande quantidade de sílica e quartzo, mica branca e mica preta enfim diversos minerais. Para o desenvolvimento da vegetação plantada no solo é fundamental a existência de N.P.K ou seja (o Nitrogênio), (Phosphoro o fósforo) e (Kaliun o potássio).

O ar é uma mistura de minerais gasosos e a água é um mineral líquido.
  • Taxa
  • Comentário

Outras respostas (1)

  • Rodrigo respondido 4 anos atrás
    areia terra
    • Taxa
    • Comentário
  • Sign In 

    para adicionar sua resposta

Quem está seguindo esta pergunta?

    %
    MELHORES RESPOSTAS
    Membro desde:
    Pontos: Pontos: Nível
    Total de respostas:
    Pontos nesta semana:
    Seguir
     
    Deixar de seguir
     
    Bloquear
     
    Desbloquear