VERIFICAR é PRECISO...Tem MUITO e-mail MENTIROSO na INTERNET?

É muito importante fazer sempre uma verificação antes de repassar uma mensagem.

Na dúvida, é melhor mandar para a lixeira virtual, ou enviar para alguém que esteja disposto a fazer a verificação para você.

No Brasil, há um site especializado em prestar esse serviço, gratuitamente. Trata-se do e-farsas.com, criado e mantido pelo analista de sistemas Gilmar Henrique Lopes, de São Paulo.

Sozinho, ele já desvendou mais de 300 mitos propagados por correntes de e-mail.

"Tirando os lixos eletrônicos, recebo, em média, 500 e-mails diários com sugestões, críticas e pedidos, sobretudo de pessoas que querem que o e-farsas.com pesquise alguma história ou foto que elas receberam. Oitenta por cento desseas mensagens são falsas!", afirma Lopes. Seus métodos de pesquisa são buscas no Google, envio de e-mails a pessoas supostamente envolvidas nas histórias e, quando necessário, telefonemas.

Entre os maiores mitos difundidos estão as afirmações de que, repassando uma mensagem, você vai ajudar pessoas doentes ou necessitadas em algum local distante. Também costumam ter grande fôlego e-mails que alertam sobre supostas novas modalidades de crimes espantosos e que difamam produtos famosos que fariam mal à saúde.

Existe, ainda, as mensagens que fazem alarde sobre vírus de computador inexistentes. Uma das mais famosas afirmava que quem abrisse um e-mail com o título "Good Times" teria seu computador infectado. Essa lenda urbana foi esclarecida pelo Departamento de Energia dos Estados Unidos, que possui uma divisão especializada em segurança de computadores, o Department of Energy Cyber Incident Response Capability.

Em 1995, o órgão já publicava uma nota explicando que não é possível ter o computador infectado apenas abrindo e-mails. O risco está em abrir arquivos anexos suspeitos ou clicar em links desconhecidos.

De acordo com João Eduardo A. Vieira, professor da Fatec e criador do antivírus brasileiro AVWare (www.avware.com.br), o principal objetivo dos vírus de computador é o roubo de dados pessoais dos internautas.

Essas informações podem ser utilizadas para o envio de publicidade indesejada ou aplicação de golpes bancários, por exemplo. O segredo, segundo ele, é não abrir arquivos anexos com as seguintes extensões: EXE, SCR, BAT, COM.

É importante também ter muita cautela com e-mails supostamente enviados, por exemplo, pela Justiça Eleitoral, pelo Serasa, por bancos, pelos Correios etc. Normalmente, essas instituições conhecidas não enviam e-mails solicitando qualquer tipo de informação, como muitas já afirmaram em notas de esclarecimento.

O objetivo desses e-mails falsos é criar uma aparência de confiabilidade que faça o usuário clicar em links maliciosos que podem infectar o computador. Vieira dá ainda outras dicas: "Primeiramente use sempre um antivírus. Cuidado com e-mails que indiquem links suspeitos, eles podem ser encaminhados para je.vieira@viruslab.com.br e faremos a pesquisa. Não navegue em páginas desconhecidas".

Correntes de e-mail têm esse nome justamente pela sua capacidade de se reproduzirem indefinidamente, por anos a fio. Muitas vezes, elas são utilizadas para compilar listas contendo milhares de e-mails, que depois são vendidas para empresas de pequeno porte que desejam fazer publicidade por correio eletrônico.

Segundo Rodrigo Colares, diretor do Instituto Brasileiro de Política e Direito da Informática, essa é uma das principais finalidades das correntes. Ele acredita que o Brasil precisa de uma legislação a esse respeito, como as existentes na Europa e nos Estados Unidos. "É impossível regulamentar o envio de e-mails, mas uma lei que proibisse a coleta de endereços eletrônicos poderia ter resultados efetivos".

Fonte: http://www.cidadenova.org.br/RevistaCidadeNova/Art...

via Web nota 10: O melhor da web em 10/09/10

15 Respostas

Classificação
  • Melhor resposta

    Oi Ric...

    Se tem, e recebemos todos os dias aos montes...

    São mto bem feitos, e algumas vezes até ficamos na dúvida não é mesmo ?

    Sabe q o Jaime, qdo tem alguma dúvida sobre a veracidade do mesmo, sempre se utiliza de um site para vereficação, e aí sim, repassa aos amigos, caso seja verdadeiro.

    Antes quando recebia emails que mexem com o emocional, eu sempre repassava, agora não mais, até ter certeza de que são verídicos...

    Infelizmente por causa de alguns maus intencionados, os outros acabam pagando...

    Beijinhos

    • Faça login para comentar as respostas
  • -
    Lv 7
    Há 10 anos

    Ric querido,

    Tem e muito !!

    Já recebi diversos !!

    Quando recebo deleto ... não caiu mais nessa de abrir e-mails estranhos !!

    Beijos

    Camila

    • Faça login para comentar as respostas
  • Cleuza
    Lv 6
    Há 10 anos

    Olá Ric

    Verdade mesmo.

    Tanto que as vezes recebo alguns ,nem repasso...

    Aliás aqueles de correntes,de ajuda para isso e aquilo,não repasso assim loucamente.

    Eu tenho uma norma,cada e-mail envio para a pessoa certa..cfe a preferencia de cada,aprendi a conhecer

    o gosto de cada um.

    bjus

    Namastê!

    • Faça login para comentar as respostas
  • Tem demais da conta. E o pior é que o povo acredita né...

    Eu não sabia desse efarsas.com. Eu costumo olhar esse site: www.quatrocantos.com.br . Já teve gente que me passou esses hoax e eu disse que era mentira e a pessoa ainda ficou brava comigo, pode??

    Abraço

    • Faça login para comentar as respostas
  • O que você acha das respostas? Você pode entrar para votar em uma resposta.
  • Anônimo
    Há 10 anos

    sim

    • Faça login para comentar as respostas
  • iole
    Lv 6
    Há 10 anos

    é vdd, e malucos tb, uma moça me procurou pq o meu apelidoé iagual ao nome dela, imagina estava preciando de ajuda, fiquei até comovida, ai ela me disse que gostava de mulheres, queria que eu dissesse para ela como é ser mulher, ai falei : olha não entendo muito desse assunto, mas não nada contra nem a favor, menino precisa ver os horrores que a criatura me falou, ai pense sé pode ser doida, não tem outra explicação.......ai migo é o mundo né, tem e da de tudo.....bn

    • Faça login para comentar as respostas
  • TAT
    Lv 7
    Há 10 anos

    tem sim.

    Valeu pelas informações.

    obrigada!

    • Faça login para comentar as respostas
  • petiko
    Lv 7
    Há 10 anos

    Jogo tudo pra lixeira.

    • Faça login para comentar as respostas
  • Anônimo
    Há 10 anos

    Olha não ligo nem pra este tipo de email pois é flaso ( está nacara ) como alguem pod eganhar 1 milhão de reais sem nem saber o nome do dono do email . Simplismente apague da pasta ' Spam'

    • Faça login para comentar as respostas
  • Anônimo
    Há 10 anos

    Recebi um E-MAIL falando que tinha ganho milhões de dolares, estava em Italiano não deu para entender muito bem, não dei bola.

    • Faça login para comentar as respostas
Tem mais perguntas? Obtenha suas respostas perguntando agora.