Qual o significado do folclore?

Seguir
  • Seguir de forma pública
  • Seguir de forma privada
  • Deixar de seguir
quero saber o significado do folclore, naum a palavra, mas sim o folclore em si.
se tiverem algum site, tambem podem passar, um pequeno resumo serve, mas praciso saber....valw
Melhor resposta
Entende-se por folclore o conjunto de crenças, lendas, festas, superstições, artes e costumes de um povo. Tal conjunto normalmente é passado de geração a geração por meio dos ensinamentos e da participação real dos festejos e dos costumes. De origem inglesa, o folclore é uma palavra originada pela junção das palavras folk, que significa povo; e lore, que significa sabedoria popular. Formou-se então a palavra folclore que quer dizer sabedoria do povo.

O folclore assume grande importância na história de todos os povos, pois por meio desse conjunto pode-se conhecer a antiga cultura dos mesmos e a formação da cultura presente nos dias de hoje. Dentre as características que possui é possível identificar os fatos folclóricos a partir do anonimato, já que todos os componentes folclóricos são de autoria desconhecida; da aceitação coletiva, já que cada pessoa absorve a essência folclórica e a repassa aos outros a partir de seu entendimento próprio; e da transmissão oral, já que antigamente não havia meios de comunicação como na atualidade. Para manter vivo o folclore típico de cada região existem datas específicas para a realização dos festejos e artes.






Mitos e lendas do Brasil, mitologia, contos e lendas populares, lendas e mitos da cultura popular brasileira, festividades, festas populares, saci-pererê,

Source:

  • Taxa
  • Comentário

Outras respostas (3)

Classificada como mais alta
  • Classificada como mais alta
  • Mais antigo
  • Mais recente
  • ? respondido 4 anos atrás
    folclore = folk ( povo ) + lore ( costumes ) = folclore são os costumes do povo
    • 1
    • Comentário
  • Eva♥♥♥ Maria♥♥♥ respondido 4 anos atrás
    O folclore é o conjunto das criações de uma comunidade cultural, baseadas nas tradições de um grupo ou indivíduos, que expressam sua identidade cultural e social, além das normas e valores que se transmitem oralmente, passando de geração em geração.
    • 1
    • Comentário
  • ? respondido 4 anos atrás
    Folclore nada mais é do que alguma coisa, que alguém desocupado resolveu inventar para botar medo nas malditas adoráveis crianças bagunceiras de alguma época e(ou) lugar esquecido pela humanidade. Fontes nada seguras afirmam que o folclore surgiu no Egito, por volta de 2.500 anos a.C. havia um ser que vagava pelo deserto proferindo frases de efeito aos pobres nomades, frases como essa: "Onde pensas que queres ir nomade pobre e infeliz?"
    estudos recentes das escrituras, julgam que este ser era chamado por um nome que assemelha-se ha Derci.
    • Taxa
    • Comentário
  • Sign In 

    para adicionar sua resposta

Quem está seguindo esta pergunta?

    %
    MELHORES RESPOSTAS
    Membro desde:
    Pontos: Pontos: Nível
    Total de respostas:
    Pontos nesta semana:
    Seguir
     
    Deixar de seguir
     
    Bloquear
     
    Desbloquear