Anônimo
Anônimo perguntou em Governo e PolíticaParticipação Civil · Há 9 anos

O Brasil mudou e só a mídia e os tucanos não viram?

" A Síndrome de Carolina"

Por Weden

O país assiste a um processo de inclusão significativa de massas no mercado de consumo. E analistas da grande mídia insistem na tecla do “populismo como único responsável pela aprovação do atual governo”. Como se não bastasse, para alguns jornalistas aficionados, estas massas não cheiram bem.

Mais do que isso: parajornalistas e blogs que cultuam a violência verbal xingam os supostos “idiotas e cegos que apóiam a situação”. Sem perceberem que estão ofendendo 78% da população brasileira e mais uns trocados (1).

Acreditam-se, tais jornalistas, analistas e afins, Übermenschen (acima das massas e além da moral), e desejam mostrar que essas massas se dirigem ao abismo, enquanto lá do alto da montanha eles alertam. Sem perceberem que as tempestades chegam, primeiro, nas montanhas. E as avalanches também.

Agarrada a bandeiras da Guerra Fria, a temores íntimos (sim senhores, os muros nos defendem das ruas, mas também materializam nossos medos, que, ademais, podem ser apenas efeitos subjetivos!), a grande mídia perdeu, em oito anos, mais tempo com Hugo Chávez, que com uma discussão séria sobre novos modelos de governança global. E eis que Lula aparece, de uma hora para outra, como “o cara”.

Essa imprensa não viu os perigos do neoliberalismo (quem daria importância a queixume de esquerdistas?). Mas quando o neoliberalismo mostrou suas mazelas, imaginem só: muitos jornalistas torceram contra a economia do país, sem perceberem que esta atitude insana iria ser debitada na facção política que lhes rendia préstimos (2).

Sucedem-se barrigas locais e barrigas globais (3).

A rede, como fenômeno mundial, revelou novos atores nas atividades públicas de informação, opinião e análise. Recentemente, Clóvis Rossi referiu-se a ela como um clube fechado, de partidários, sem nenhuma pluralidade. E ele disse isso dentro da...Folha de São Paulo.

A rede desestabilizou e reestruturou – para o bem e para o mal – a imagem pública das instituições políticas, jurídicas, científicas, expondo-as ao comentário e à apreciação contínua. O caso da adesão às loucuras de Gilmar Mendes (e sua rejeição aos homens da esquina) foi um dos muitos exemplos de como uma escolha impensada pode ser fatal para a credibilidade do jornalismo.

Falsas investigações, denúncias seletivas, reportagens ficcionais, fontes viciadas, manchetes subreptícias, ilações perigosas, acusações sem provas, edições insidiosas, ocultações acumpliciadoras, parcerias pouco recomendadas...

Tudo isso, além do fenômeno de rede, acabou acelerando a perda da “aura” do jornalismo brasileiro mainstream e suas fontes “autorizadas”.

Se a perda da aura da obra de arte e do artista foi fenômeno atribuído às novas condições de produção (a reprodutibilidade técnica) acentuadas na passagem do século XIX para o XX; em contexto mais local, a aura de nossa imprensa foi ao lixo devido à rede e um bocado de irresponsabilidade.

Em alguns espasmos de autoconsciência, alguns jornalistas perceberam isso (Josias de Souza: “Formadores de opinião de si mesmos”), mas com a mesma facilidade que respiram na superfície, submergem em suas crenças.

Foram tantas apostas erradas e erráticas, que só podemos estar diante de uma síndrome: a Síndrome de Carolina. No vocabulário médico, síndrome é um conjunto de sintomas que apontam para um quadro clínico, geralmente complexo, multifatorial.

No vocabulário buarqueano, a personagem, com os olhos fundos de um apresentador de último telejornal, guarda tanta dor que não existe (a Guerra Fria), tanto amor que não existe (a aposta apaixonada em personagens ultrapassados) e não percebe, apesar de todos os alertas, que o mundo passou na janela: a incorporação das massas ao mercado de consumo, o advento da rede, os deslocamentos de centros de poder no país e fora dele.

Numa entrevista recente, Carlos Augusto Montenegro, do Ibope, percebeu, um pouco tardiamente, que o discurso da oposição está envelhecido. Faltou dizer que o discurso da grande imprensa também está. Embora aqui e ali comece a despertar para o tempo que passou na janela.

A retórica contraditória de Serra não é um sintoma de Serra, mas de todo um pensamento midiático que sucumbe ante as transformações violentas (pare eles) da sociedade brasileira e mundial, tal o grau de simbiose entre uma certa facção política e a grande imprensa no Brasil (4)

Um pensamento que, em meio a espasmos, vacila entre chegar à janela e compreender o que está acontecendo e voltar para o quarto de dormir, para viver os sonhos de antes da aurora.

Vai entender.

COMENTÁRIO:

É para mostrar como a mídia e os tucanos não perceberam que o Brasil é outro. Por isso Serra irá perder.

12 Respostas

Classificação
  • Anônimo
    Há 9 anos
    Melhor resposta

    Realmente, Sapiens...eles pararam no tempo e sequer perceberam que o Brasil mudou e muito, PARA MELHOR!

    Agora entendo o porque não há mais necessidade do curso superior de jornalismo:

    Se a perda da aura da obra de arte e do artista foi fenômeno atribuído às novas condições de produção (a reprodutibilidade técnica) acentuadas na passagem do século XIX para o XX; em contexto mais local, a aura de nossa imprensa foi ao lixo devido à rede e um bocado de irresponsabilidade.

    Em alguns espasmos de autoconsciência, alguns jornalistas perceberam isso (Josias de Souza: “Formadores de opinião de si mesmos”), mas com a mesma facilidade que respiram na superfície, submergem em suas crenças.

    Infelizmente nossa média está neste trecho de sua fonte muito bem descritas, enqianto os ticanos, ah os tucanos, usaram também de falsas investigações, denúncias seletivas, factóides, fontes requentadas, ilações perigosas, acusações sem provas, acusações insidiosas, ocultações acumpliciadoras, parcerias pouco recomendadas...rssssss

    Voto 13

    Beijokas

  • Oxalá
    Lv 7
    Há 9 anos

    E como camarada

    O 10º balanço do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do governo federal, anunciado nesta quarta-feira (2) em Brasília, mostra que apenas 46,1% das ações do programa previstas para o período de 2007 a 2010 foram concluídas, com um orçamento de R$ 302,5 bilhões.

    Oxalá...

  • Há 9 anos

    E o Mensalão? E a morte do Celso Daniel?

    E a Dilma que assaltou, sequestrou e matou? E a velhaca não ter experiência alguma?

    Para vocês PeTralhas está tudo bem!

    Este crescimento só foi possível pelo trabalho de bases que o FHC fez.

    Cite três obras que o PAC entregou!

  • loung
    Lv 4
    Há 3 anos

    Pois é... A mídia inteira diz que 2 bilhões de pessoas vão assistir esse evento "importante". Mas vão assistir pq são obrigados. Vai ficar o dia inteiro falando sobre isso em todos os canais... Vc só vai se livrar se tiver television a cabo (e é a minoria que tem). Mas tenho uma sugestão pra vc: No mesmo dia desse casamento os EUA vão lançar um foguete professional espaço, se não me engano o Barack Obama vai estar lá pra acompanhar tbm... Aí é só entrar no internet site da nasa e assistir ao vivo ^^ Bem mais interessante!

  • O que você acha das respostas? Você pode entrar para votar em uma resposta.
  • Anônimo
    Há 9 anos

    MUDOU SIM...GRAÇAS AO PLANO REAL DO FHC(PSDB).

    GRAÇAS A LEI DE RESPONSABILIDADE FISCAL DO FHC(PSDB);

    GRAÇAS AO PROER DO FHC(PSDB);

    GRAÇAS A CPMF DO FHC(PSDB)

    E GRAÇAS A ABERTURA DOS PORTOS BRASILEIROS FEITA PELO O COLLOR(PRN)

    OBRIGADO FHC E COLLOR!

    Fonte(s): EU VIVI TODAS ESTAS MUDANÇAS.
  • Mudou pra cacete, não?

    Viu a lambança com dinheiro dos impostos que os amiguinhos de Lulla da Silva fizeram no Mato Grosso do Sul e no Incra? Roubavam dinheiro, achacavam produtores, dividiam as terras da Reforma Agrária pra ..inglês ver...com os amiguinhos?

    Lulla e Aloprados estão farreando muuuuuuuuuuuuito!

    Abs.

  • Anônimo
    Há 9 anos

    Independente do que alguns dizem por aqui , acho que o Brasil melhorou sim .

  • Há 9 anos

    a midia qual voce cita deve ser a rede globo...o empresa fdp...afinal sempre apoiaram os tucanos e todo mundo sabe que a politica no Brasil esta longe de ser boa...mais antes esse governo do que esses tucanos aee...que se eleitos irão tirar muitos direitos dos trabalhadores...fala serio!!!! depois dizem que o Brasil é um pais serio...ahhh vaaa!!!!

  • Há 9 anos

    Eles viram sim, só não querem acreditar que foi tanto..rss

    Beijos e margaridas na janela

  • Betão
    Lv 7
    Há 9 anos

    Oposição em desespero.

Tem mais perguntas? Obtenha suas respostas perguntando agora.