Que característica impede que os répteis respirem por meio da pele?

Seguir
  • Seguir de forma pública
  • Seguir de forma privada
  • Deixar de seguir
E por que a respiração pulmonar dos répteis "dispensa" a respiração por meio da pele, ao contrario dos que ocorrem com os anfíbios? PF, ME RESPONDAM RAPIDO; desde já, ...mostrar mais
Melhor respostaEscolha do autor da pergunta
  • Li* respondido 4 anos atrás
Oi colega,

Esse fenômeno ocorre em virtude da evolução dos répteis em relação aos anfíbios: a pele dos anfíbios era úmida e vascularizada e por meio dela era praticada a respiração cutânea. Os répteis desenvolveram duas características simultâneamente que foram o desenvolvimento de pulmões para efetuar a respiração pulmonar, e o crescimento de uma pele queratinizada e resistente e esses fatos, aliados as mudanças na reprodução permitiram - lhes conquistar, por completo, o meio terrestre.

Classificação e comentário do autor da pergunta

4 de 5
ok, vlw
  • Taxa
  • Comentário

Outras respostas (2)

Classificada como mais alta
  • Classificada como mais alta
  • Mais antigo
  • Mais recente
  • Lee! respondido 4 anos atrás
    Porque o pulmão do réptil é muito maior e seu modo de caça consiste em ficar imóvel dentro d'água. E sua pele escamosa e dura serve para proteção.

    Ja os anfíbios quando estão dentro d'água utilizam de seu atrofiado pulmão para respirar, pois a sua pele esta imersa e não respira, ela só respira quando está úmida, não imersa nem seca, e sem modo de caça é perseguindo a presa, dispensando pulmões evoluídos.
    • 1
    • Comentário
  • Maisa respondido 4 anos atrás
    A verdade é que não dispensa... os répteis evoluíram diferentemente dos anfíbios nesse quesito. Mas uma característica que determina isso é o fato de os répteis possuírem escamas em seu epitélio formado de queratina, que impermeabiliza e o protege da dissecação. Se ele realizasse a troca gasosa pelo epitélio, essa camada teria que ser fina e bem irrigada e o animal provavelmente perderia muita água por transpiração, como acontece com os anfíbios. Por isso anfíbios se não vivem na água devem viver perto dela.
    • Taxa
    • Comentário
  • Sign In 

    para adicionar sua resposta

Quem está seguindo esta pergunta?

    %
    MELHORES RESPOSTAS
    Membro desde:
    Pontos: Pontos: Nível
    Total de respostas:
    Pontos nesta semana:
    Seguir
     
    Deixar de seguir
     
    Bloquear
     
    Desbloquear