ELPIFER perguntou em SaúdeMedicina Alternativa · Há 10 anos

é verdade que cha de salsa ajuda a limpar os rins?

recebi um email dizendo deste cha queria saber se é verdade??

2 Respostas

Classificação
  • Há 10 anos
    Melhor resposta

    Presente em pratos como assados, refogados, saladas, tortas, sopas ou até em arroz e feijão, a salsa dá toque especial ao alimento. Mas além de sua beleza para decoração de diversos alimentos, a salsa tem grande valor nutritivo e é utilizada em alta escala por todas as donas de casa.

    Tanto folhas, como sementes e raiz da salsa exercem valor medicinal no tratamento de problemas da bexiga e rins (areia, pedras, congestão e icterícia), de reumatismo, artrite e ciática. A afirmação é feita por Adele G. Dawson, no livro O Poder das Ervas - Um guia sobre o uso medicinal, culinário e paisagístico de plantas selvagens e cultivadas, Editora Best Seller.

    A salsa contém muito ferro, é rica em vitaminas A, B e C, além de conter cobre, manganês e zinco. “As folhas moídas, aplicadas externamente, são usadas pelos herboristas para expelir tumores, podendo ser misturadas com celidônia, confrei e trevo-vermelho para o mesmo fim”, informa a autora. Para aumentar seu volume, é necessário cortar a salsa, no segundo ano, quando surgem os pedúnculos. Uma curiosidade é que, devido a boa reputação da salsa no século 16, na Inglaterra, consta que William Turner declarou que se fosse atirada num tanque cheio de peixes “curaria os que estivessem doentes ali mesmo”.

    Se curou ou não os peixes doentes não se sabe, mas com certeza no ser humano ela exerce grande poder curativo. Segundo dados do Manual de Orientação Alimentar e Receitas, da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, Coordenadoria de Abastecimento de São Paulo, o chá da raiz de salsa é bom em casos em que, em virtude da nefrite ou da cistite, o ato de urinar torna-se doloroso.

    A salsa é também eficiente no combate de gases do estômago e dos intestinos. Para isso, deve-se ferver a raiz e tomar a água. Outra prática é tomar o suco das folhas de salsa com leite quente e mel, em jejum, para combater asma. Seus benefícios não param aí. De acordo com o Manual, contra a falta de apetite recomenda-se martigar algumas folhas de salsa meia hora antes da refeição.

    Sejam salsas crespas (Petroselinum crispum) ou as de cheiro-verde ( Petroselinum sativum) na hora da compra deve-se escolher as que possuem folhas bem verdes, talos firmes e sem marcas de picadas de inseto. Folhas amarelas indicam que o alimento está velho. É importante informar que cem gramas de salsa fornecem 43 calorias.

    Diurética

    Segundo o Dr. Varro E. Tyler, pesquisador norte-americano, a erva contém miristicina e apiol, compostos que ajudam a na eliminação da urina aumentando o fluxo de sangue para os rins.

    Ponha água fervente em cima de um pouco de salsa fresca esmagada ou use uma colher de chá de salsa desidratada. Deixe descansar por dez minutos, coe e beba.

    A salsa goza de propriedades diuréticas, febrífugas, estomáquicas, estimulantes, depurativas do sangue e expectorantes.

    O chá da raiz é bom nos casos em que, em virtude da nefrite ou da cistite, a micção se torna dolorosa e as membranas mucosas irritadas.

    Para combater os gases do estômago e dos intestinos e os infartos do fígado e do baço, toma-se água resultante da fervura da raiz.

    Os asmáticos encontrarão grande alívio se, em jejum, tomarem o suco das folhas de salsa com leite quente e mel. Esta forma é indicada para os catarros pulmonares e rouquidões crônicas.

    Contra a falta de apetite recomenda-se mastigar algumas folhas de salsa meia hora antes da refeição. Em cataplasma sobre os olhos inflamados ou inchados, aplicam-se, com bons resultados, as folhas de salsa, que também são boas contra os infartos mamários e os seus endurecimentos.

    Para compra deve-se dar preferência à salsa de cor bem verde, talinhos firmes e sem marcas de picadas de insetos. Folhinhas amarelas indicam que o alimento está velho.

    Deve-se conservá-la em geladeira, embrulhada em papel ou saco plástico.

    Seu período de safra é de maio a fevereiro.

    Cem gramas de salsa fornecem 43 calorias.

    • Faça login para comentar as respostas
  • Há 3 anos

    Cha De Salsa

    • Faça login para comentar as respostas
Tem mais perguntas? Obtenha suas respostas perguntando agora.