Espírita, não acha que deveria estudar outras doutrinas e religiões e filtrar e agregar o que for saudável?

Atualizar: candise - Grato pela resposta. Sugiro reavaliar sua resposta, pois apesar da Doutrina original de Kardec recomendar a pesquisa e mente aberta para o novo, poucos são os espíritas que realmente o fazem e são esforços pessoais. Observe! Abraço.
Atualização 2: klaudius - Grato pela resposta. De forma nenhuma contesto Kardec, pelo contrário, conclamo a que os espíritas ponham em prática o "espírito de Kardec" e não se engessem. Abraço.
Atualização 3: João Nascimento - Grato pela sua ilustre presença. Sabes o quanto o respeito e considero assim como a Doutrina Espírita. Minhas colocações sobre a D.E. sempre serão variações do mesmo tema a saber: " No objetivo de ser de fato universalista é necessário colocar em prática os objetivos de Kardec; estudar,... mostrar mais João Nascimento - Grato pela sua ilustre presença. Sabes o quanto o respeito e considero assim como a Doutrina Espírita. Minhas colocações sobre a D.E. sempre serão variações do mesmo tema a saber: " No objetivo de ser de fato universalista é necessário colocar em prática os objetivos de Kardec; estudar, pesquisar, refletir, analisar, filtrar,concluir e colocar em prática. Sob pena de perder a oportunidade que se abre para a Universalização da espiritualidade. Já citei inúmeras vezes os diversos temas desprezados oficialmente ou sutilmente pela D.E. criando até um certo tipo de dogma, mesmo sabendo-se que a D.E. prega o não dogma. Os tempos estão chegando, é preciso tirar o gesso e seguir em frente com critério e cuidado, mas o excesso de cuidado nos faz ficar parados,rsss. Grande Abraço.
Atualização 4: Mari - Grato pelo entendimento e reconhecimento da realidade que se apresenta. De fato vejo um certo preconceito com a Umbanda por parte de espíritas, por falta de esclarecimentos que se fazem necessários; não generalizo de forma alguma, mas é um fato a ser analisado. Abraço.
Atualização 5: Haroldo - Grato por sua resposta. Aí se torna apenas jogo de palavras, eu gostaria muito que todas as religiões fossem espíritas e dinâmicas rssss, mas não são! espiritualistas talvez. Mas considerando que se refere a você em particular imagino então que você conheça a Grande Fraternidade Branca, os ensinamentos de... mostrar mais Haroldo - Grato por sua resposta. Aí se torna apenas jogo de palavras, eu gostaria muito que todas as religiões fossem espíritas e dinâmicas rssss, mas não são! espiritualistas talvez. Mas considerando que se refere a você em particular imagino então que você conheça a Grande Fraternidade Branca, os ensinamentos de Sidarta Gautama, o Xamanismo, os chakras, meditação, os Vedas, Confederação Intergaláctica, os Lemurianos, Atlantes, Rosa-Cruz, Ramátis, Khrisna, Druídas, Intraterrenos, Teosogia, Gnose, etc ,etc,etc....estou certo?
Abraços.
Atualização 6: Hannia - Grato pela sua resposta. Sem dúvida que concordo plenamente, se acompanhar minhas perguntas e respostas eu faço um revezamento me direcionando hora a cada nicho religioso, tentando abordar o tema "despertar" da forma mais adequada para cada um. Em geral é o espírita quem se encontra mais aberto... mostrar mais Hannia - Grato pela sua resposta. Sem dúvida que concordo plenamente, se acompanhar minhas perguntas e respostas eu faço um revezamento me direcionando hora a cada nicho religioso, tentando abordar o tema "despertar" da forma mais adequada para cada um. Em geral é o espírita quem se encontra mais aberto ao estudo, pois faz parte teoricamente da Doutrina o dever de estudar e manter a mente dinâmica. Se me permitir gostaria de continuar minhas conversas com você, principalmente sobre budismo e para discordar da menção de "quase bem" e "quase feliz" do seu nick, pois és um ser divino por natureza, basta despertar e assumir sua identidade cósmica, rssss. Beijos.
Atualização 7: Ruy Freitas - Grato por sua participação. Se todos espíritas fossem como você ficaria menos preocupado e poderia mudar a faixa do meu disco,rsss. Sei da prática que tens no contato com as pessoas que buscam o ensinamento da Doutrina e entendo perfeitamente sua posição, mas nem por isso vamos relaxar, se a cada... mostrar mais Ruy Freitas - Grato por sua participação. Se todos espíritas fossem como você ficaria menos preocupado e poderia mudar a faixa do meu disco,rsss. Sei da prática que tens no contato com as pessoas que buscam o ensinamento da Doutrina e entendo perfeitamente sua posição, mas nem por isso vamos relaxar, se a cada intervenção nossa alguém ampliar seus horizontes a missão estará em andamento. Conheces mais do que diz conhecer, mas muitos conhecimentos não necessitam de grandes leituras, pessoas como você conseguem facilmente vislumbrar todos os temas do Cosmos e de acordo com a oportunidade sua capacidade é capaz de focar, concluir e expandir o conhecimento. Grande abraço e grato pela honra, é um prazer.
Atualização 8: Vitória - Grato por sua resposta. Peço sua licença para algumas considerações: Não fiz nenhuma referência de que não deveria começar pela Codificação até porque senão nem seria espírita; mas a capacidade de filtro e reflexão não surge da leitura de um livro e sim do desenvolvimento e capacidade de cada um. Deve... mostrar mais Vitória - Grato por sua resposta. Peço sua licença para algumas considerações: Não fiz nenhuma referência de que não deveria começar pela Codificação até porque senão nem seria espírita; mas a capacidade de filtro e reflexão não surge da leitura de um livro e sim do desenvolvimento e capacidade de cada um. Deve ainda ser analisado o que está de acordo com o interior de cada um e não com base em palavras mortas. Se ficar estagnado na base estará contrariando os princípios de Kardec e cessa a evolução da Doutrina. Existe este Controle Universal dos Ensinamentos dos Espíritos?
Não acha então interessante estudar para saber porque não aceita? ou para você basta não estar na codificação para não aceitar; este procedimento e forma de preconceito é similar aos dogmas da ICAR e dos evangélicos, se não está na bíblia então é falso. Você criticou a ufologia, mas a D.E não ensina a pluralidade dos mundos? Ramátis e André Luiz ficção? tem certeza que você é espírita? Abraço.
Atualização 9: Aurea88 - De acordo, excelente porta de entrada e tem o potencial para ser de fato universalista. Abraço.
Atualização 10: sula - Grato. Alguém me entende,rssss.
beijo.
Atualização 11: UZA - Grato pela resposta. Entendo e concordo, mas não vejo a necessidade de estudo tão detalhado sobre cada vírgula, basta conhecer o básico de cada uma e de forma natural aprofundar pontos que sentimos haver valor agregado na nossa busca, basta aproveitarmos as oportunidades do dia a dia das informações que... mostrar mais UZA - Grato pela resposta. Entendo e concordo, mas não vejo a necessidade de estudo tão detalhado sobre cada vírgula, basta conhecer o básico de cada uma e de forma natural aprofundar pontos que sentimos haver valor agregado na nossa busca, basta aproveitarmos as oportunidades do dia a dia das informações que chegam até nós e muitas vezes desprezamos, ademais a lista é grande, porque não começar e pensar uma a uma, a tarefa se torna natural. Exemplo: te explicaria todos os ensinamentos da Fraternidade Branca em 1 hora, ou os principios do budismo em 2 horas, mas se você fosse dogmática e com a mente fechada seria uma eternidade para cada uma e sem garantia do entendimento,rsss. Sei que você me entende! Sinto isso sem precisar estudá-la, e tenho de você apenas suas poucas linhas, entende o que digo? Beijo fraternal.
Atualização 12: Aperto - Grato pela resposta. A convicção nos ensinamentos espíritas passa por estar atento a novas revelações, passa por ampliarmos o horizonte de nossos estudos, não é o que Kardec diria. Possuir uma enorme gama de conhecimentos não significa possuir todos os conhecimentos, por mais que a D.E. seja ampla muito há... mostrar mais Aperto - Grato pela resposta. A convicção nos ensinamentos espíritas passa por estar atento a novas revelações, passa por ampliarmos o horizonte de nossos estudos, não é o que Kardec diria. Possuir uma enorme gama de conhecimentos não significa possuir todos os conhecimentos, por mais que a D.E. seja ampla muito há para ser ampliado e até melhor detalhado. Nomeu ver faz parte do conhecimento inclusive aquilo que não é verdadeiro, mas só saberemos depois de estudarmos, senão estaria-se fazendo como os religiosos dogmáticos que condenam o espiritismo sem saber porque, A D.E. não deve se comportar como uma ilha isolada e convicta e sim estender istmos até outras religiões entendendo-as, este será o caminho para a universalização. Peço a você que espie uma outra pergunta minha aberta sobre "se a D.E. estaria limitada ao pentateuco se Kardec vivesse hoje", procure no meu perfil. Abraço.
Atualização 13: Jaqueline K - Grato por sua contribuição, és sempre bem vinda em minhas perguntas pois você ajuda a iluminá-la. Abraço.
Atualização 14: Margarida - Grato por sua presença, és uma personagem de estória em quadrinhos, minha réplica para você é apenas um sorriso. Abraço.
17 respostas 17