Anônimo
Anônimo perguntou em Artes e HumanidadesFilosofia · Há 10 anos

O QUE É UM TEXTO DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO?

para entregar dia 22-07-10

tenho que fazer um texto dissertativo - argumentativo sobre o rascismo + ñ sei por onde começo!

Ai, pessoal por favor me ajudem...

para quaisquer caso me mande uma msg para o e-mail: larissa.gainha_12@yahoo.com.br

Sou grata!!!

8 Respostas

Classificação
  • Há 10 anos
    Melhor resposta

    Procedimentos Básicos do texto dissertativo

    01. Interpretação do tema

    Devemos interpretar cuidadosamente o tema proposto, pois a fuga total a este implica zerar a prova de redação;

    02. Levantamento de idéias

    A melhor maneira de levantar idéias sobre o tema é a auto-indagação;

    03. Construção do rascunho

    Construa o rascunho sem se preocupar com a forma. Priorize, nesta etapa, o conteúdo;

    04. Pequeno intervalo

    Suspenda a atividade redacional por alguns instantes e ocupe-se com outras provas, para que possa desviar um pouco a atenção do texto; evitando, assim, que determinados erros passem despercebidos;

    05. Revisão e acabamento

    Faça uma cuidadosa revisão do rascunho e as devidas correções;

    06. Versão definitiva

    Agora passe a limpo para a versão definitiva, com calma e muito cuidado!

    07. Elaboração do título

    O título deve ser urna frase curta condizente com a essência do tema.

    Orientação para Elaborar uma Dissertação

    -Seu texto deve apresentar tese, desenvolvimento (exposição/argumentação) e conclusão.

    Não se inclua na redação, não cite fatos de sua vida particular, nem utilize o ainda na 1ª pessoa do plural.

    -Seu texto pode ser expositivo ou argumentativo (ou ainda expositivo e argumentativo). As idéias-núcleo devem ser bem desenvolvidas, bem fundamentadas.

    Redija na 1ª pessoa do singular ou do plural, ou fundamentadas. Evite que seu texto expositivo ou argumentativo seja urna seqüência de afirmações vagas, sem justificativa, evidências ou exemplificação..

    -Atente para as expressões vagas ou significado amplo e sua adequada contextualização. Ex.: conceitos como “certo”, “errado”, “democracia”, “justiça”, “liberdade”, “felicidade” etc.

    Evite expressões como “belo”, “bom”, “mau”, “incrível”, “péssimo”, “triste”,“pobre”, “rico” etc.; são juízos de valor sem carga informativa, imprecisos e subjetivos.

    -Fuja do lugar-comum, frases feitas e expressões cristalizadas: “a pureza das crianças”, “a sabedoria dos velhos”. A palavra “coisa”, gírias e vícios da linguagem oral devem ser evitados, bem como o uso de “etc.” e as abreviações.

    -Não se usam entre aspas palavras estrangeiras com correspondência na língua portuguesa: hippie, status, dark, punk, laser, chips etc.

    -Não construa frases embromatórias. Verifique se as palavras empregadas são fundamentais e informativas.

    -Observe se não há repetição de idéias, falta de clareza, construções sem nexo (conjunções mal empregadas), falta de concatenação de idéias nas frases e nos parágrafos entre si, divagação ou fuga ao tema proposto.

    -Caso você tenha feito uma pergunta na tese ou no corpo do texto, verifique se a argumentação responde à pergunta. Se você eventualmente encerrar o texto com uma interrogação, esta pode estar corretamente empregada desde que a argumentação responda à questão. Se o texto for vago, a interrogação será retórica e vazia.

    -Verifique se os argumentos são convincentes: fatos notórios ou históricos, conhecimentos geográficos, cifras aproximadas, pesquisas e informações adquiridas através de leituras e fontes culturais diversas.

    -Se considerarmos que a redação apresenta entre 20 e 30 linhas, cada parágrafo pode ser desenvolvido entre 3 e 6 linhas. Você deve ser flexível nesse número, em razão do tamanho da letra ou da continuidade de raciocínio elaborado. Observe no seu texto os parágrafos prolixos ou muito curtos, bem corno os períodos muito fragmentados, que resultam numa construção primária.

  • Há 3 anos

    Dissertar é o mesmo que desenvolver ou explicar um assunto, discorrer sobre ele. Assim, o texto dissertativo pertence ao grupo dos textos expositivos, juntamente com o texto de apresentação científica, o relatório, o texto didático, o artigo enciclopédico. Em princípio, o texto dissertativo não está preocupado com a persuasão e sim, com a transmissão de conhecimento, sendo, portanto, um texto informativo. Os textos argumentativos, ao contrário, têm por finalidade critical persuadir o leitor sobre o ponto de vista do autor a respeito do assunto. Quando o texto, além de explicar, também convince o interlocutor e modifica seu comportamento, temos um texto dissertativo-argumentativo. O texto dissertativo argumentativo tem uma estrutura convencional, formada por três partes essenciais. Introdução Que apresenta o assunto e o posicionamento do autor. Ao se posicionar, o autor formula uma tese ou a idéia critical do texto. Teatro e escola, em princípio, parecem ser espaços distintos, que desenvolvem atividades complementares diferentes. Em contraposição ao ambiente normalmente fechado da sala de aula e aos seus assuntos pretensamente "sérios" , o teatro se configura como um espaço de lazer e diversão. Entretanto, se examinarmos as origens do teatro, ainda na Grécia antiga, veremos que teatro e escola sempre caminharam juntos, mais do que se imagina.(tese) Desenvolvimento Formado pelos parágrafos que fundamentam a tese. Normalmente, em cada parágrafo, é apresentado e desenvolvido um argumento. Cada um deles pode estabelecer relações de causa e efeito ou comparações entre situações, épocas e lugares diferentes, pode também se apoiar em depoimentos ou citações de pessoas especializadas no assunto abordado, em dados estatísticos, pesquisas, alusões históricas.

  • Há 10 anos

    Simplificando, um texto dissertativo-argumentativo é um texto onde vc deve dissertar sobre o tema ou seja falar sobre um tema e ter argumentos pra vc comprovar o que está dizendo por exemplo se vc vai falar que racismo q isso é um crime vc pode usar como argumento pra comprovar sua tese a lei pode citar casos de racismo onde pessoas foi presas ou condenadas a algum tipo de pena,pode falar que tudo começou com a colonização onde os escravos eram negros, pode falar sobre personalidades negras como o Obahma o Mandela...

    cuidado: argumentar não é dar opinião por exemplo dizer que racismo é burrice é uma opinião agora dizer que racismo é um tipo de preconceito é um fato.

    Espero ter ajudado.

  • Há 10 anos

    Dissertar é falar sobre,É vc pega um assunto e falar , discorrer sobre ele.Argumenntar é opininar sobre o assunto de forma a perssuadir o leitor sobre o seu ponto de vista.

    No seu caso vc deve começar falando sobre o racismo .Tipo : O que é o racismo , como ele age na sociedade , as origens dele e etc .

    Depois vc vai começar a dizer o que pensa sobre o assunto

  • O que você acha das respostas? Você pode entrar para votar em uma resposta.
  • Há 10 anos

    Esse eh o mais comum tipo de texto, ele apresenta estrutura simples!!

    1 parágrafo - Introduçao - Apresenta o que o texto vai tratar.

    2 e 3 parágrafos - Desenvolvimento - Defende as ideias tratadas acerca do tema (no caso racismo, diga como ocorreu a origem deste nos segundo parágrafo e no outro como se dá atualmente e o que pensa destee. Mesmo dizendo o que pensa, seja impessoal)

    4 parágrafo - Conclusao - Retome a ideia da introduçao e apresente uma soluçao ao problema apresentado no tema.

    DICA - Textos dissertativos sao IMPESSOAIS!! nunca escreva na primeira pessoa do singular nem do plural, nunca use palavras como 'nosso' e conjugue verbos nesse tempo como '(eu) penso' ou '(nós) necessitamos'... Na escola pode naum te ensinar isso, nem te corrigirem, mas isso te leva a perder pontos na sua redaçao no vestibular

    =D

    Fonte(s): Espero ter ajudado!!
  • Há 10 anos

    um texto dissertativo argumentativo resumidamente e qndo vc expoe suas ideias dentro desse texto .

    vc vai argumentar , mostrar a tua opiniao , o porque ela é a melhor opçao.

  • Há 10 anos

    Oi!

    tem 1 explicação aki http://www.algosobre.com.br/redacao/texto-disserta... e aki http://pt.wikipedia.org/wiki/Texto_argumentativo

    E q tal começar falando d Nelson Mandela ou d Martin Luter King ou do terrivel grupo kkk ou ate talvez de hitler?e terminar c/ a copa d 2010 progrsso p/ a África?

    Boa sorte:)

    Espero ter ajudado;)

  • Há 10 anos

    É uma simples redação, *****!!!!!!

Tem mais perguntas? Obtenha suas respostas perguntando agora.