O que são recursos florestais?

Seguir
  • Seguir de forma pública
  • Seguir de forma privada
  • Deixar de seguir
exemplos de produtos encontrados a partir dos recursos florestais
Melhor respostaEscolha do autor da pergunta
  • ? respondido 4 anos atrás
A definição de recursos florestais é similar à de recursos naturais. Por mais que se fale muito em exploração madereira, a floresta tem muito mais a oferecer do que a madeira. Da floresta podem ser retirados vários produtos que não exigem o sorte das árvores. Vários produtos artesanais podem ser produzidos com sementes (Açaí) , folhas e frutos secos, algumas árvores tem propriedades medicinais que podem ser exploradas das suas folhas e casca, assim como produtos culinários como a Canela e o Louro(que também são medicinais). Existe também o aproveitamento dos material que chamamos de extrativo que são as resinas e óleos que podem ser retirados sem o corte da árvore como exemplo: óleo de Copaíba, essência de Eucalipto e o exsudato da Seringueira usado na fabricação de borracha e vários tipos de óleos usados em produtos de beleza como cremes de Macadâmia e óleos de Buriti por exemplo. Além de tudo isso, como já disse antes, temos a madeira que creio ser o principal produto, ou ainda, recurso florestal do qual se originam o carvão (geração de energia), lenha, e dentre muitos outros subprodutos, a celulose que é matéria prima do papel e componente de tecidos e até de remédios.
Vale lembrar que assim como algunbs recursos naturais, o recursos florestais são renovaveis, desde que sejam explorados sob rigorosos planos de manejo.

Até mais...

Source:

Engenharia Florestal

Classificação e comentário do autor da pergunta

5 de 5
brigadu ajudei muitooooooo
  • Taxa
  • Comentário

Outras respostas (2)

Classificada como mais alta
  • Classificada como mais alta
  • Mais antigo
  • Mais recente
  • ? respondido 4 anos atrás
    O que são recursos hídricos e florestais

    A água e a floresta são considerados recursos naturais renováveis. Isto porque o homem tem acesso a eles, os utiliza para suas mais diversas necessidades e, ao mesmo tempo, a natureza repõe, dando ao recurso o caráter de renovabilidade.

    Os recursos hídricos são de usos múltiplos. Embora o abastecimento público seja mundialmente reconhecido como prioritário diante das demais demandas, a água também é utilizada para abastecimento industrial, irrigação, dessedentação de animais, lazer, aquacultura, geração de energia elétrica, navegação conservação da biota aquática e até mesmo para a recepção de efluentes tratados.

    Por sua vez, a floresta também se apresenta como de usos múltiplos pelo homem ao longo da sua história. Embora seu potencial madeireiro tenha sido o mais explorado ao longo dos séculos, dando suporte inclusive a economias locais, nacionais e internacionais, inúmeros outros produtos e subprodutos tiveram e ainda têm importante significado econômico como, por exemplo, a Piaçava- Attalea funifera;o Palmito juçara- Euterpe edulis;as Bromélias- várias espécies; o Xaxim- Dicksonia sellowiana;a Erva Mate- Ilexparaguariensis; o Caju- Anacardium occidentale e diversas outras frutas e plantas, inclusive medicinais. A exploração madeireira tem sido inclusive uma das fortes causas da destruição das florestas nativas, e por vezes, da degradação ambiental em florestas plantadas. Além disso, a floresta apresenta valor de uso também em função de outros serviços que presta, como o da conservação da água, em qualidade e vazão.
    • Taxa
    • Comentário
  • ZECÚNCIO respondido 4 anos atrás
    Recursos florestais ou NATURAIS?
    • Taxa
    • Comentário
  • Sign In 

    para adicionar sua resposta

Quem está seguindo esta pergunta?

    %
    MELHORES RESPOSTAS
    Membro desde:
    Pontos: Pontos: Nível
    Total de respostas:
    Pontos nesta semana:
    Seguir
     
    Deixar de seguir
     
    Bloquear
     
    Desbloquear