Anônimo
Anônimo perguntou em Sociedade e CulturaReligião e Espiritualidade · Há 10 anos

A "lei de Moisés" e a "lei de Deus" são a mesma coisa?

O Adventismo do Sétimo Dia declara que as expressões "lei de Deus" e "lei de Moisés" estão se referindo a duas leis distintas: a primeira foi colocada dentro da arca e continha mandamentos morais, e a segunda, ao lado da arca e trazia preceitos inteiramente cerimoniais, mas que já foram abolidos.

Só que os Dez Mandamentos, declarados como lei de Deus, se encontram no livro da lei duas vezes (Êx 20 e Dt 5). Pergunto: É possível que a lei moral dos adventistas esteja incluída na lei denominada cerimonial, escrita por Moisés e colocada ao lado da arca, com preceitos inteiramente cerimoniais e abolidos, como ensinam? Sim, o Decálogo é repetido.

A Bíblia parece esclarecer que as expressões "lei de Moisés" e "lei de Deus" indicam a mesma lei, e não duas leis distintas (Ne 8:1,8). Essa divisão da lei me parece mais um artificialismo barato. Em Neemias 10:29 encontramos expressões sinônimas: 'lei de Deus, que foi dada pelo ministério de Moisés". O mesmo ocorre em 2 Reis 22:8.

Será que estou equivocado?

10 Respostas

Classificação
  • Águia
    Lv 7
    Há 10 anos
    Melhor resposta

    Nada foi abolido da Lei, ela continua efetiva; só que agora ela é espiritual.

    A Lei de Deus é eterna. Aquele que recebeu o Espírito de Deus em sua vida, cumprirá os mandamentos. Só que, cumprirá de uma maneira espiritual, e não na caduquice da Letra. O amor a Deus e ao próximo é o cumprimento da Lei e dos profetas. Pelas obras da Lei nenhuma carne será justificada diante de Deus; mas sim pela fé, para o cumprimento do Amor Divino.

    Eu não creio numa abolição da Lei! Até mesmo a lei cerimonial foi Ampliada; em minha opinião. O que foi abolido foram as "ordenanças" dessa Lei; coisas tais como: " não toques, não manuseies, não faças". Hoje, temos a circuncisão espiritual; que é o Espírito Santo. E porque Ele é a circuncisão? Porque Ele; uma vez habitando em nós; "corta a carne de nós"; ou seja; remove os desejos carnais. A antiga circuncisão era um corte na carne (prepúcio) do menino. Era um corte físico. Hoje temos o corte espiritual; O Espírito Santo cortando a carnalidade do nosso coração. Por isso o apóstolo falou, que judeu, é o que o é por dentro, no coração; onde foi circuncidado.

    Os sábados cerimoniais e as luas novas representavam várias coisas, aqui do novo testamento. Então, a lei cerimonial é uma sombra do Real, e não foi destruída; mas Ampliada; uma vez que TUDO falava de Cristo.

    E, em minha opinião; a lei moral também é uma sombra do Real (Cristo). O ato de adulterar passou por uma ampliação; visto que agora, só de cobiçar já adulterou. Não precisa mais fazer fisicamente. Também assassino é o que odeia a seu irmão, e; não precisa matá-lo para responder diante de Deus como assassino. E todos sabemos que o adultério atinge proporções gigantescas no Novo Pacto; ao ponto de muitos serem considerados adúlteros por estarem adulterando a Palavra de Deus, a Bíblia

    Então, eu creio que a Graça, nada mais é; que a Lei de Deus; que foi Ampliada milhões e milhões de vezes; e; está em sua forma espiritual Hoje. E, é preciso também, que os filhos tenham discernimento espiritual para captarem esta Lei do Espírito.

    Creio realmente, com todo o meu entendimento, que Cristo (o Espírito Santo) é o nosso Descanso na Lei do Espírito. Aquele descanso literal, que foi exigido da nação de Israel e de todos que quisessem fazer parte dela, era uma pequena sombra do que é o verdadeiro repouso para o povo de Deus, Hoje.

    Várias pessoas continuaram observando os mandamentos de uma forma natural , e guardando o sétimo dia da semana; ainda depois da ressurreição de Jesus; porque eles estavam numa transição da Lei para a Graça, era um período de virada de esquina (foi muito difícil para eles dobrar essa esquina). E, só mais tarde; quando veio o apóstolo Paulo; é que ele começou a fazer a separação entre a Lei-letra e a Graça espiritual; através de seu ministério apostólico.

    Lendo as cartas de Paulo; compreendi que ele não faz distinção entre lei moral e cerimonial . No entanto, é evidente a distinção que ele faz entre, a lei-letra (sombra) e a Lei do Espírito (Realidade); ou seja; entre a Lei e a Graça. E, nisso também, Cristo falou que a letra mata e o Espírito vivifica. Estatutos, regras, ordenanças e mandamentos são ineficazes para produzir vida. Sua única utilidade é a de INDICADOR, pois são como policiais que apontam o dedo para nos mostrar que somos pecadores. Através da letra da lei, vem o conhecimento do pecado; mas o Espírito (Cristo) é o que vivifica.

    As ordenanças foram abolidas porque era Letra. Já a Lei, sendo a Palavra do Senhor (ETERNA), foi Ampliada; e hoje, ela é ESPIRITUAL. Por isso, não encontramos nenhum mandamento ou ordem (no novo testamento), para continuar a observar o descanso literal, durante o sétimo dia da semana; como uma forma de adoração a Deus. Também não encontramos nada referente a guarda do primeiro dia da semana. Mas; encontramos inúmeras Escrituras apontando para um Repouso espiritual AMPLIADO! Uma parada; ao chegar a determinado lugar; como a um oásis; donde aquele que beber nunca mais terá sede, pois encontrou um refrigério para a sua alma (Isaías 28).

    "Aquele que beber da água que eu lhe der (o Espírito Santo),

    nunca mais terá sede" (encontrou o Descanso). João 4: 14

    • Faça login para comentar as respostas
  • Anônimo
    Há 10 anos

    REFUTAÇÃO:De novo só ter? eu já te falei que não são só eles que tem essa doutrina e isso não é doutrina adventista(ver a referência 1).Em 2ºReis 22:8 fala que achou o livro da lei na casa do Senhor.Em Neemias 10:29 não fala livro da lei do Senhor,em Neemias 10:8,está assim:leram no livro,na lei de Deus tem a vírgula separando(2) no versiculo 1 fala do livro da lei de Moisés que ele escreveu pela ordem do Senhor(Êx.24:1-4) então fica claro que tem diferenças a lei moral(Êx.31:18) e a cerimonial(Êx.24:1-4) e os 10 mandamentos foram escritos no livro do pentateuco e não nesse livro(Gál.3:10) se isso procedesse então todos estariam debaixo de uma maldição,pois são poucos que obedessem os 10 mandamentos,o restante ver a referência 3,e não sei porque só falam deles.

    • Faça login para comentar as respostas
  • Há 10 anos

    A lei de Moisés: Era sombra dos bens futuros e não a imagem exata das coisas (Heb. 10:1)

    A Lei de Deus: É mais fácil passar os céu e a terra do que cair um til da lei (Luc. 16:17)

    E João diz: Aquele que diz Eu O conheço, e não guarda os Seus mandamentos é mentiroso e nele não está a verdade

    • Faça login para comentar as respostas
  • Há 10 anos

    A lei divina é imutável e sabia

    Já dos Homens....

    • Faça login para comentar as respostas
  • O que você acha das respostas? Você pode entrar para votar em uma resposta.
  • Há 10 anos

    A lei de Moisés continham as chamadas ordenanças ( ex: ordenança da páscoa Êx. 12:43 ) e as ordenanças foram cravadas numa cruz.

    Veja como nessa passagem é dito claramente que as ordenanças que foram abolidas na cruz ( Col. 2:14 ) fazem parte da lei de Moisés e dadas pelo próprio deus Jeová.

    E guarda a ordenança do SENHOR teu Deus, para andares nos seus caminhos, e para guardares os seus estatutos, e os seus mandamentos, e os seus juízos, e os seus testemunhos, como está escrito na lei de Moisés; para que prosperes em tudo quanto fizeres, e para onde quer que fores.

    1 Reis 2:3

    Será que Deus considerava leis ( lei moral ) e ordenanças ( lei cerimonial ) como sendo a mesma coisa ?

    Uma só lei E uma só ordenança haverá para vós, e para o estrangeiro que peregrinar convosco

    Mais alguma dúvida ?

    Fique com Deus !

    • Faça login para comentar as respostas
  • Há 10 anos

    por não entender me abstenho com todo respeito!

    • Faça login para comentar as respostas
  • petiko
    Lv 7
    Há 10 anos

    Tudo legal, é só voce conferir uma e outra.

    • Faça login para comentar as respostas
  • Há 10 anos

    Não.

    A lei de Moisés nada mais é do que a base da moralidade do povo judeu, enquanto a lei de Deus é amoral, ou seja, não existe o certo ou o errado. Quem determina isso são os homens, ou vc pode dizer a moralidade do homem.

    • Faça login para comentar as respostas
  • Anônimo
    Há 10 anos

    ñ..........

    • Faça login para comentar as respostas
  • Anônimo
    Há 10 anos

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    rsrsrsrsrsrsrsrsrsrsr

    quaqua qua qua qua qua qua

    • Faça login para comentar as respostas
Tem mais perguntas? Obtenha suas respostas perguntando agora.