Anônimo
Anônimo perguntou em Sociedade e CulturaReligião e Espiritualidade · Há 10 anos

NÃO CONSIGO MAIS ACREDITAR EM DEUS?

.

Não consigo mais acreditar em Criacionismo, Deus, Bíblia...

Hoje, penso que o Universo é muito vasto e complexo para ter sido criado assim, em um passe de mágica, por um ser Todo-Poderoso surgido de lugar nenhum.

Até três meses atrás eu ainda ia à igreja, rezava, tentando convencer-me de que havia um propósito naquilo tudo.

Mas não consigo mais. Não posso fazer algo em que não acredito.

Há cinco dias conversei com meus pais a respeito, expliquei-lhes que não queria mais ir à igreja, pois não me sentia à vontade ouvindo coisas que para mim fogem a lógica...

Eles ficaram tristes (meus pais são católicos), mas disseram que respeitam minha decisão. Disseram ainda que confiam em meu caráter, nos valores que me ensinaram nestes meus onze anos, e que sabem que mesmo não acreditando em Deus eu continuarei sendo capaz de sentir amor, bondade, e que sempre saberei saber diferenciar o certo do errado.

E hoje, no colégio, quando o assunto religião entrou em pauta e eu disse que não acreditava em Deus, algumas pessoas (inclusive a professora) olharam para mim de maneira diferente.

A professora perguntou se eu era ateu. Eu disse que não – eu não conhecia ainda o significado da palavra “ateu”.

Ela disse que se eu não acreditava em Deus então eu era ateu. E disse isso em um tom sugerindo que isso era feio, negativo, errado...

Na saída do colégio percebi que meus amigos estavam diferentes comigo – um amigo que sempre vai de carona no carro do meu pai e que quase todo dia almoça em minha casa hoje disse que iria em outra direção...

Fiquei muito triste com isso.

Será que vou perder todos os meus amigos?

.

35 Respostas

Classificação
  • Há 10 anos
    Melhor resposta

Bem vindo ao clube!

Agora, sinta-se livre para pensar, para formar suas próprias opiniões acerca de tudo! Se informe, se pergunte, não se acomode, nem se conforme com meias explicações...

Mas não caia na armadilha que alguns ateus caem de achar que todo religioso é burro!! Não seja prepotente ou arrogante, porque isso é sinal de burrice.

O respeito é fundamental e a tolerância é uma sabedoria para poucos, pratique-a constantemente.

Quanto aos amigos... Os verdadeiros não nos abandonam...

Beijos, boa sorte e boa noite! ^^

• Faça login para comentar as respostas
  • Anônimo
    Há 10 anos

sou como você, me cansei de dar as costas á lógica e seguir um livro sem fundamentos, as pessoas são muito preconceituosas, o jeito é não puxar o assunto, mas quando o assunto é inevitavel eu digo, se são meus amigos mesmo me aceitarão pelo que eu sou

• Há 10 anos

Eles não são seus amigos, nunca foram. Por quê?

A lógica é simples: a religião sempre esteve acima da amizade.

Vc sabe o que é amizade?

Amizade, assim como amor, supera barreiras, inclusive a religiào.

Mas parabéns, vc foi vc, vc foi corajoso.

Osho dizia: "Eu prefiro ser eu mesmo, não quero ser um ideal, imitador de Buda, Jesus...". E mais: "Se tiver que ir pro inferno, vou mesmo, contando que eu seja eu".

• Há 10 anos

Olá !

Não vai perder amigos nenhuns. Se eles são mesmo seus amigos.

Em todo o caso, penso que vc está indo um pouco depressa. Não sinta a necessidade urgente de afirmar algo. Vc terá muito tempo para fazer isso, se o entender. Com a sua idade, aproveite um pouco mais a virtude de poder observar o mundo que o rodeia. Tente ver, aceitar e perceber que a sua opinião não é o mais importante, neste momento. Aproveite o seu tempo de juventude, brinque, aprenda, conviva, joque, estude. Um dia, mais tarde, as suas opiniões estarão mais sólidas, com melhores argumentos e terão melhor aplicação do que apenas correr o risco de perder amizades por partilhá-las.

Repare que cada indivíduo, como vc ou eu, não tem por missão modificar o mundo sózinho. Tudo é um trabalho de equipa. Vc não pode carregar a responsabilidade de todos os males. Vc acabou de chegar e o mundo existe há muitos milhões de anos.

Até que chegue a sua idade adulta, vc terá muitas opurtunidades de aprender sem sofrer porque este ou aquele conceito é certo ou errado. Vc próprio mudará a forma de raciocínio. Mas faça o que fizer, faça-o descontraidamente. Faça-o com alegria.

Abraços.

• O que você acha das respostas? Você pode entrar para votar em uma resposta.
  • petiko
    Lv 7
    Há 10 anos

Desejo que isto não ocorra, voce está buscando pelo menos mostrar que é verdadeiro nas suas duvidas, melhor é mostrar quem é do que fingir que é só pra contentar as outras pessoas.

Ser sincero e verdadeiro vale mais do que pretensos amigos que por voce ter sua opinião própria não aceitam, isto não é coisa de verdadeiro amigo.

• Há 10 anos

Não precisa dizer que não acredita em deus e nem negar. Acho que deva ser indiferente a isso. Se perguntarem você fala. Se afastarem o errado não é você. Temos que ser autênticos, nada de falar o que não sente ou aceitar o que não quer. De uma forma ou outra as nossas escolhas trazem consequências, mas devemos nos manter firmes..

• Há 10 anos

Bem vindo ao clube. hehe

Também não foi muito fácil para mim no começo, porque minha mãe e minhas irmãs são evangélicas e meus avós são católicos, ou seja, aqui em casa só eu sou ateu.

Acho que se seus amigos não gostam disso e te tratam diferente, então eles não são amigos de verdade.

Claro, leva um tempo alguns se acostumarem com isso, mais seus amigos de verdade ficarão perto de você.

Alguns tratam isso como se fosse uma coisa de outro mundo.

• Há 10 anos

Será que Deus teve começo?

Sal. 90:2: “Antes de nascerem os próprios montes ou de teres passado a produzir como que com dores de parto a terra e o solo produtivo, sim, de tempo indefinido a tempo indefinido, tu és Deus.”

Há lógica nisso? Nossa mente não pode compreender isso plenamente. Mas não é uma razão sólida para o rejeitar. Considere estes exemplos: (1) O tempo. Ninguém pode indicar um determinado momento em que o tempo começou. E é um fato que, embora a nossa vida termine, o tempo não acaba. Não rejeitamos a idéia de tempo só porque há aspectos a respeito dele que não entendemos plenamente. Antes, regulamos a nossa vida por ele. (2) O espaço. Os astrônomos não encontram nem começo nem fim do espaço. Quanto mais distante investigam o universo, tanto mais espaço existe. Eles não rejeitam o que a evidência indica; muitos dizem que o espaço é infinito. O mesmo princípio se aplica à existência de Deus.

Outros exemplos: (1) Os astrônomos nos dizem que o calor do sol no centro é de 15.000.000 de graus centígrados. Será que rejeitamos essa idéia porque não podemos compreender plenamente tal intenso calor? (2) Eles nos dizem que o tamanho da nossa Via-Láctea é tão grande que um feixe de luz viajando a 300.000 quilômetros por segundo levaria 100.000 anos para atravessá-la. Será que a nossa mente avalia realmente essa distância? Contudo, nós aceitamos isso, porque a evidência científica o apóia.

O que é mais lógico — que o universo é o produto de um Criador vivo e inteligente? ou que deve ter surgido por mero acaso, de uma fonte sem vida, sem ser guiado por uma inteligência? Alguns adotam este último ponto de vista porque crer o contrário significaria que teriam de reconhecer a existência de um Criador cujas qualidades não podem entender plenamente. Mas, é bem conhecido que os cientistas não entendem plenamente o funcionamento dos genes que estão dentro das células vivas e que determinam como estas células se desenvolverão. Tampouco entendem plenamente o funcionamento do cérebro humano. Contudo, quem negaria que estes existem? Deveríamos esperar realmente entender tudo a respeito de uma Pessoa que é tão grande que pôde fazer o universo existir, com todo o seu complexo projeto e seu tamanho estupendo?

Há razões sólidas para se crer em Deus?

Sal. 19:1: “Os céus declaram a glória de Deus; e a expansão está contando o trabalho das suas mãos.”

Sal. 104:24: “Quantos são os teus trabalhos, ó Jeová! A todos eles fizeste em sabedoria. A terra está cheia das tuas produções.”

Rom. 1:20: “As suas qualidades invisíveis são claramente vistas desde a criação do mundo em diante, porque são percebidas por meio das coisas feitas.”

A revista New Scientist dizia: “Persiste entre os leigos um ponto de vista — de que os cientistas ‘desmentiram’ a religião. O conceito comum é que os cientistas são descrentes; que Darwin enterrou Deus e que uma sucessão de inovações científicas e tecnológicas desde então eliminou a possibilidade de qualquer ressurreição. É um conceito totalmente errado.” — 26 de maio de 1977, p. 478.

Um membro da Academia Francesa de Ciências declarou: “A ordem natural não foi inventada pela mente humana, tampouco foi estabelecida por certas faculdades perceptivas. . . . A existência da ordem pressupõe a existência de uma inteligência organizadora. Essa inteligência não pode ter sido de nenhum outro senão de Deus.” — Dieu existe? Oui (Paris, 1979), de Christian Chabanis, citando Pierre-Paul Grassé, p. 94.

Os cientistas identificaram mais de 100 elementos químicos. A estrutura atômica deles revela uma complexa inter-relação matemática de elementos. A ‘classificação periódica’ dos elementos indica obviamente um projeto. Tal surpreendente projeto não poderia ser de forma alguma acidental, o fruto do acaso.

Ilustração: Quando vemos uma máquina fotográfica, um rádio ou um computador, entendemos logo que foram produzidos por projetistas inteligentes. Seria então razoável dizer que coisas muito mais complexas — o olho, o ouvido e o cérebro humano — não se originaram de um Projestista inteligente?

É Deus uma pessoa real?

Heb. 9:24: “Cristo entrou . . . no próprio céu, para aparecer agora por nós perante a pessoa de Deus.”

João 4:24: “Deus é Espírito.”

João 7:28: “Aquele que me enviou é real”, disse Jesus.

1 Cor. 15:44: “Se há corpo físico, há também um espiritual.”

• Há 10 anos

não se preocupe,vc não está sozinho nessa,muita jente ja se tocou que ...é dificil acreditar nessas historias todas,estas magicas e tudo mais.

muita jente acha que só quem acredita em Deus pode ser uma pessoa boa.eu ja axo que pessoas que pensam assim saõ na verdade muito ruins,pois só conseguem ser boas se tiver um cabresto(Deus)pra oprimir seu impulsos ruins e má indole.

infelizmente ou felizmente o futuro terá muitos ateus devido a nescessidade de crer em um deus ficar absoleta.

mas saiba que aqui no YR vc sempre terá palavras de um amigo ateu pra te confortar.

um abraço do PASTOR JURUBEBA.

• Anônimo
    Há 10 anos

Não precisa falar.

Apenas saiba no seu intimo que deus foi criado pela homem. Isso é um grande sinal de LIBERDADE e de INTELIGÊNCIA

FUI-ME

Tem mais perguntas? Obtenha suas respostas perguntando agora.