Quais foram as principais causas e consequencias da partilha colonial da africa?

Seguir
  • Seguir de forma pública
  • Seguir de forma privada
  • Deixar de seguir
Sobre Imperialismo no sec. XIX.

Obrigado a quem responder.
Melhor resposta
  • Diego respondido 4 anos atrás
Uma das principais justificativas da partilha da África foi a dita "missão civilizadora"
que dizia que o homem branco, europeu, e norte-americanos teriam a missão de levar o processo técnico- científico à regiões "atrasadas" e sem condições de progredirem sozinhas.
Então na Conferência de Berlim em 1885 foi decidido como partilhar de forma organizada a ocupação do território africano.

Resultado (consequências)
~> Miséria, fome....
~> Desigualdade social
~> Dizimação de milhares de nativos
~> Guerra civil
~> Confisco de terras
~> e o Apartheid
Espero ter ajudado.

Source:

Eu
  • 1
  • Comentário

Outras respostas (1)

  • sagrado_ coracao respondido 4 anos atrás
    No período da expansão marítima europeia, no século XV, os portugueses tentavam contornar a costa africana para chegar nas Índias em busca de especiarias. Muitas áreas da costa africana foram conquistadas e o comércio europeu foi estendido para essas áreas.

    Na África existiam muitas tribos primitivas (segundo a visão etnocentrista europeia) que viviam em contato com a natureza e não tinham tecnologia avançada. Havia guerras entre tribos diferentes, a tribo derrotada na guerra se tornava escrava da tribo vencedora.

    No período de Colonização da América, ocorria o tráfico negreiro, em que eram buscados negros da África para trabalhar como escravos nas colônias como mão de obra, principalmente nas plantações. Os escravos eram conseguidos pelos europeus por negociações com as tribos vencedoras, trocando os escravos por mercadorias de pouco valor na Europa, como tabaco e aguardente, e levados para América como peças (mercadorias valiosas).

    Após a Revolução Industrial e a independência das colônias do continente americano, no século XVIII, as potências europeias começaram a dominar administrativamente várias áreas da África e da Ásia para expandir o comércio, buscar matérias-primas e mercado consumidor, e deslocar a mão de obra desempregada da Europa.

    Na colonização, a África foi dividida de acordo com os interesses europeus, que culminou com a partilha do continente pelos estados europeus na Conferência de Berlim, em 1885. Tribos aliadas foram separadas e tribos inimigas unidas. Após a Segunda Guerra Mundial, as colônias na África começaram a conquistar a independência, formando os atuais países africanos.
    • Taxa
    • Comentário
  • Sign In 

    para adicionar sua resposta

Quem está seguindo esta pergunta?

    %
    MELHORES RESPOSTAS
    Membro desde:
    Pontos: Pontos: Nível
    Total de respostas:
    Pontos nesta semana:
    Seguir
     
    Deixar de seguir
     
    Bloquear
     
    Desbloquear