Anônimo
Anônimo perguntou em Sociedade e CulturaIdiomas e Línguas · Há 10 anos

"æ", em Latim, é lido como "é"?

Na língua Latina, "æ" é lido como "é"? Porque eu pensava que era lido como "ái". Se for assim, o nome das famílias taxonômicas vão ser lidos: Blattidae (Blatidé), Hominidae (Hominidé), Gekkonidae (Gueconidé), Felidae (Felidé)... ?

5 Respostas

Classificação
  • Há 10 anos
    Melhor resposta

No período clássico, era lido como [ai] mesmo (assim como o ditongo oe era lido como [oi]), mas mesmo durante esse período o povo começou a pronunciar como [e] (o mesmo aconteceu com o ditongo oe, esses dois ditongos acabaram se confundindo), e essa foi a pronúncia que prevaleceu a partir da Idade Média. Quanto à pronúncia das famílias taxonômicas, tanto faz, as duas pronúncias são corretas (mas quem tem alguma formação em latim provavelmente vai preferir a pronúncia [ai]).

• Anônimo
    Há 10 anos

pode até ser, mas ae em latim é lido como ae. por exemplo aer é aer mesmo. aer é o ar.

assim, se tem ae que é e. tem ae que é ae.

tem os dois jeitos.

aerodinamica. deve ter vindo de aer tb.

• Há 10 anos

Sim, é aceito como "é" ou pode ser fechado "ê"....... depende de quem fala. Ninguém nunca vai saber qual o som verdadeiramente correto, já que todos os falantes nativos de latim já estão há séculos mortos.. hehe....

• O que você acha das respostas? Você pode entrar para votar em uma resposta.
  • Anônimo
    Há 10 anos

Isso depende... Existe a forma eclesiástica que é falada "ae" e a outra forma (que não se sabe com firmeza se era assim falada) "é".

Como o amigo falou, não poderemos ter a certeza disso porque todos os falantes do Latim original da época já morreram obviamente. Portanto é um tanto difícil de dizer com tamanha firmeza.

Porém a comunidade aceita ambas as formas. Em minhas aulas de Latim, por exemplo, minha professora fala "é" e não "ae".

Por caráter de curiosidade apenas, gostaria de dizer que geralmente o som fonético da vogal "a" na palavra "pack", na maioria das falas das pessoas nativas do Inglês americano, é escrito æ, ou seja, o som é "é".

Espero ter te ajudado!

Fonte(s): Estuda Letras Português-Inglês
Tem mais perguntas? Obtenha suas respostas perguntando agora.