Encontrando o centro do Universo poder-se-á mudar o rumo da vida do Universo?

O que você acha?

Se ao encontrarmos o centro do Universo, e ele for amistoso o suficiente para que o possamos reajustar para que funcione melhor do que anda funcionando, não nos será também possível realizarmos ao mesmo tempo todos os nossos sonhos de felicidade, liberdade e harmonia?

Ou você é dos que pensam que centro, no Universo, só existe mesmo é na fantasia?

Atualizada:

Sydney, se levarmos em consideração que o Big Bang foi uma explosão, como toda e qualquer explosão, ela teve um centro de origem.

2 atualizadas:

Melech... pare e pense: alguém afirmar que o Universo não existe é tão eloquente quanto alguém afirmar que não tem centro ou que Deus é barbudo.

3 atualizadas:

Klindo Kloid... o Universo não possui fronteiras ... CONHECIDAS. Isso não quer - absolutamente! - dizer que não existam fronteiras a serem descobertas.

12 Respostas

Classificação
  • Klindo
    Lv 6
    Há 10 anos
    Melhor resposta

A idéia de que o universo tem um centro é muito discutível, uma vez que o universo não possui fronteiras para calcularmos o seu diâmetro. O universo apenas se expande em um vazio infinito, uma vez que o vácuo é o plano de fundo do universo.

Quando falamos em centro do universo num sentido menos literal, podemos encontrar a verdade suprema por trás de todas as perguntas, uma vez que o impulso inicial que gerou o cosmo seria a razão para tudo que está inserido nele exista. A questão que sempre me intrigou foi: o universo é um fim ou meio? Ou seja: o cosmo é a finalidade de algo, ou é apenas um processo para se chegar a algo? Se o que originou o universo tiver essa resposta, então o centro do universo realmente pode ser muito mais mágico do que parece.

_____

PS: Concordo, realmente não há como falar em fronteiras com a tecnologia que temos para explorar o universo. Afinal, conhecemos muito pouco do mesmo, basta lembrar da doideira que a antimatéria e a energia escura causam nos astrofísicos, justamente por não conhecermos bem as mesmas.

• Faça login para comentar as respostas
  • Há 10 anos

Como dizia o Cardeal Nicolau de Cusa, no final da Idade Média (século XV), o centro do Universo está em todos os lugares e a sua circunferência está em lugar nenhum. Pode conferir, está lá no seu "De Docta Ignorantia", escrito em 1440. A ciência moderna, por outros caminhos, mais exatos e mais rigorosos, chegou à mesma conclusão: o Universo não tem centro (qualquer observador em qualquer parte do Universo terá a impressão de estar no centro do mesmo) e não tem bordas.

O Big Bang não foi uma explosão, nunca houve um "centro de expansão", a expansão do Universo, o Big Bang, acontece em todo o Universo ao mesmo tempo. Da mesma forma que um pão, ao fermentar, não tem um centro da fermentação, mas fermenta em toda a massa ao mesmo tempo, assim o Universo está crescendo em todos os lugares.

Querer comparar o Big Bang com uma explosão é só uma metáfora, e achar que a partir da metáfora dá para entender completamente o Big Bang é como achar que ao apontar para a Lua, basta estudar o dedo para conhecer novas características da Lua. O Big Bang não foi uma explosão. Nada explodiu. O nome "Big Bang" foi inventado por um cara que não gostava da teoria, o astrônomo Fred Hoyle (um gênio, mas como todos os gênios, humano, e portanto, falível) para ridicularizar a mesma (um dos autores falava em "ovo cósmico"). O nome "pegou" - e é mais fácil de lembrar do que "A Grande Expansão".

• Há 4 anos

Estou sempre buscando novidades nos campos da Física e da Astronomia. Acho que viemos a este mundo para construir, trabalhar, amar, descobrir. Se tudo estivesse descoberto, terminado, a vida não se justificaria, porque não teriamos nada para fazer. A busca dos ideais, é um trabalho árduo, e se nos perguntamos porque as coisas demoram tanto para se concretizar e evoluir, é porque precisamos preencher nosso tempo de vida ao longo de gerações. Um abraço &7

• Luna
    Lv 5
    Há 10 anos

ketin...

como em tudo, o centro do Universo existe e duvido que nossa limitada

inteligência o alcance ou possa sequer reajustá-lo, pois ele como um Todo,

é perfeito...imperfeito é nosso ego , nossa mente.

Mas, nem tudo está perdido, podemos e devemos sim reajustar, alinhar e

equilibrar o centro do nosso Universo Interior... onde existe a morada da

felicidade, liberdade e harmonia.

E somente assim, do centro deste Universo que temos ao nosso alcance,

poderemos transformar o Universo que nos rodeia...

Macro e Micro Cósmico...

• O que você acha das respostas? Você pode entrar para votar em uma resposta.
  • Anônimo
    Há 10 anos

Dentro do que minha visão pode alcançar, o centro é o meu cérebro, se quiser mudar eu mesmo o faço...

Uma teoria pode não ser um fato, imagino eu assim, acredito no que vejo, se olhar pra qualquer lado eu sempre estarei no centro...

• Continue tentando, eu acho que você consegue.

.

• Sydney
    Lv 6
    Há 10 anos

Se levarmos em consideração a teoria do Big Bang como sendo a mais provável para explicar a origem do universo falar em centro como o local onde iniciou a expansão é errado.

Não consigo pensar em "reajustar o centro do universo para que funcione melhor do que anda funcionando"

Como é que dizer por aqui???

Ah! Isso!!!

"Não há centro do Universo."

• Há 10 anos

Não existe o centro do universo.

Todo o universo foi tomado por resquícios do Big Bang.

• Anônimo
    Há 10 anos

Dependendo de topologias....Bem mesmo se acharmos, não muda nada na nossa vida, só saberiamos com um pouco mais de precisão, o raio do Universo, no muito uma idade mais precisa pela radiação de fundo, que não tem, hoje, ponto de inicio, pois vem de todos os lados, teriamos, talvez uma explicação para a expansão e para a materia escura, enfim, apenas dados cientificos, nada de fantasias, lá não mora papai noel e nem branca de neve e as sete fadinhas não, só um monte de estrelas mortas repletas de radiação.

• gycocb
    Lv 6
    Há 10 anos

Se apenas soubéssemos, ou coubesse em nosso cérebro a explicação do que é o INFINITO... agora existe uma probabilidade, se o infinito se expande por todos os lados talvez estejamos bem no centro no nosso ponto de vista não? Mas isto varia de lugar a lugar pois o ponto de vista de quem estivesse em Marte seria o mesmo que o nosso , ou não?

Bem quanto a mudar isto tudo e colocar em verdadeira harmonia, quem prometeu foi o Criador que é maior que o próprio infinito, e isto ele promete por intermédio da Bíblia que é nosso guia.

Ou o universo tem fim? se tiver e depois do fim?e depois do fim do fim?...................?

Fonte(s): A Bíblia e a lógica
  • Há 10 anos

Ketin

Encontrou-se o centro do átomo, onde está toda a sua massa, e muita coisa se modificou.

Encontrou-se o centro da célula onde fica todo o centro de comando das atividades dela, e muito já foi modificado.

Antes de encontrar o centro do universo, para que possamos modificar algo, é fundamental e imprescindível que mudemos o centro de nós mesmos, cada um, para que nada possa se transformar numa grande catástrofe.

Só aí já encontraremos nossos sonhos de felicidade, liberdade e harmonia.

Um abraço

Tem mais perguntas? Obtenha suas respostas perguntando agora.