Como fazer uma galinhada?

Seguir
  • Seguir de forma pública
  • Seguir de forma privada
  • Deixar de seguir
Comi uma vez, uma galinhada com arroz, gostei muito, mas não acertamos fazer aqui em casa, alguem tem uma receita simples?
Melhor respostaEscolha do autor da pergunta
Galinhada Gaúcha (10 porções)

Ingredientes

1 kg de sobrecoxa de frango
3 xícara(s) (chá) de arroz
3 unidade(s) de tomate sem casca(s) e picado(s)
1 unidade(s) de pimentão vermelho picado(s)
1 unidade(s) de pimentão verde picado(s)
1 unidade(s) de pimentão amarelo picado(s)
1/2 copo(s) de vinho branco
1 unidade(s) de cebola picada(s)
3 dente(s) de alho amassado(s)
4 colher(es) (sopa) de azeitona verde picada(s)
quanto baste de sal
quanto baste de pimenta-do-reino preta
3 unidade(s) de cebolinha verde picado(s) finamente
3 colher(es) (sopa) de azeite
1 litro(s) de caldo de frango
quanto baste de parmesão ralado(s)

Modo de preparo

Tempere o frango com sal, pimenta-do-reino, 1 dente de alho e o vinho branco. Deixe marinar por pelo menos 30 minutos. Retire os pedaços de frango do tempero e reserve o caldo. Refogue-os bastante, até que fiquem bem dourados. A pele do frango é importante para que ele não resseque, mas se você preferir uma comida mais light, retire-a, mas tome cuidado com o ponto do refogado. Acrescente então a cebola, o restante do alho e a azeitonas. Coloque o arroz devidamente lavado e escorrido e frite todos juntos com o frango por mais alguns minutos. Adicione os pimentões e o tomate. Coloque o líquido da marinada e o caldo de frango, corrija o sal, misture tudo pela última vez, tampe parcialmente a panela até que o arroz cozinhe (aproximadamente 15 minutos, dependendo do seu fogão). Não deixe que a galinhada fique completamente seca, nem com muito caldo. O ponto é ligeiramente empapado. Se necessário, pingue um pouco mais de água ao final do cozimento, ou aumente um pouco o tempo de fogo. Vai depender de sua sensibilidade e do seu paladar. Sirva bem quente, polvilhada com muito queijo ralado.

Source:

Classificação e comentário do autor da pergunta

5 de 5
gostei de váias receitas, mas vou testar a sua, me pareceu muito carinhosa ao me ensinar, claro que eu gostaria ainda mais se fosse comer esse delicioso prato na sua casa a senhora dona Veluca me pareceu uma cozinheira adorável, grato e um beijo!
  • 2
  • Comentário

Outras respostas (7)

Classificada como mais alta
  • Classificada como mais alta
  • Mais antigo
  • Mais recente
  • Ellinha respondido 4 anos atrás
    Galinhada:

    Ingredientes:

    1 frango inteiro
    5 dentes de alho (sendo 3 amassados e 2 picados)
    Óleo
    5 cebolas médias picadas
    3 tomates médios picados
    1 pimentão médio picado
    Cebolinha e Salsinha a gosto
    5 batatas médias partidas ao meio
    3 tabletes de caldo de galinha caipira
    Pimenta de cheiro ou Dedo de moça à gosto ou pimenta calabresa desidratada
    Açafrão à gosto
    1 pacote de tempero pronto
    Água quente.
    3 e 1/2 de arroz lavado cru

    Modo de Preparar:

    Tempere o frango com o tempero do alho socado e sal e reserve por alguns minutos. Em uma panela grande coloque o óleo e doure o alho. Coloque a pimenta a gosto, acrescente o frango e refogue bem até dourar. Acrescente 01 colher de sopa de açafrão e refogue bem. Depois de dourar o frango, acrescente as batatas e refogue por aproximadamente uns 5 minutos, mexendo bem para que ela frite um pouco com o frango. Acrescente o arroz e frite por aproximadamente uns 5 minutos. Coloque a metade da cebola, tomate e pimentão. Misture bem. Dissolva os tabletes de caldo de galinha caipira e também o restante do açafrão na água quente e junte aos demais ingredientes na panela. A água deve cobrir o arroz. Deixe cozinhar, quando a água secar, verifique o cozimento do arroz e batata. Dissolva 1 pacote de tempero pronto na água e coloque na panela cobrindo novamente o arroz. Acrescente o restante da cebola, tomate, pimentão, cebolinha e salsinha, mexa levemente com uma colher de pau, até secar a água.

    Fonte(s):

    • 2
    • Comentário
  • Andre respondido 4 anos atrás
    GALINHADA

    Ingredientes:

    1 frango caipira grande picado de modo tradicional
    5 copos de arroz : se possível arroz de máquina tradicional meio quebradinho
    2 cebolas picadas
    3 dentes de alho picados
    4 ou 5 galhos de salsinha e de manjericão amarrardos juntos
    Pimenta do reino a gosto
    Óleo e milho ou girassol
    Sal a gosto
    Cebolinha verde picada a gosto

    Modo de preparo:

    Tempere o frango picado com sal a gosto e pimenta do reino. Em uma panela coloque a cebola e o alho e frite até dourar com óleo. Coloque a frango e vá fritando e refogando jogando um pouco de água de vez em quando para não grudar. Quando estiver bem amarelinho e douradinho acrescente o arroz e vá mexendo e fritando até o arroz encorpar a cor do frango. Acrescente a água suficiente para que cozinhe 1,5 litros mais ou menos. Coloque o manjericão e a salsinha que estão amarradinhos juntos e deixe cozinhando por mais ou menos 30 minutos, e vá observando se o frango está mole com um garfo. Quando estiver quase pronto adicione a cebolinha picada e pronto

    Obs: Não deixe secar muito, pois deve ser servido bem molhadinho
    para ficar mais saboroso
    • 2
    • Comentário
  • Roro respondido 4 anos atrás
    Galinhada
    Ingredientes:
    1 frango, cortado em pedaços
    2 tabletes de caldo de galinha
    Suco de meio limão
    2 colheres (sopa) de azeite
    1 cebola média ralada
    2 xícaras (chá) de arroz lavado e escorrido
    2 colheres (sopa) de extrato de tomate
    1 pimentão verde cortado em cubinhos
    1 colher (sopa) de salsa picada

    Preparo:
    1.Lave os pedaços de frango, tempere-os com os tabletes de caldo de galinha e o suco de limão e deixe tomar gosto
    2.Em uma panela grande, aqueça o azeite e doure os pedaços de frango
    3.Adicione a cebola e deixe refogar ligeiramente
    4.Junte o arroz, o extrato de tomate, o pimentão e 4 xícaras e 1/2 (chá) de água, mexendo bem
    5.Tampe a panela e, assim que iniar fervura, baixe o fogo e cozinhe por cerca de 15 minutos, até que o arroz fique cremoso e úmido
    6.Se necessário, pingue mais água
    7.Retire do fogo e passe para uma travessa
    8.Polvilhe a salsa e sirva a seguir

    Fonte(s):

    • 1
    • Comentário
  • Toughstone respondido 4 anos atrás
    Har tiuu, eu bem que sei!, mas como já te responderam primeiro que eu, minha resposta fica sem graça e talvez sem chance de ser escolhida como a MR, por isso deixo para responder tua próxima pergunta, ok?
    Descupe-me!....

    Fonte(s):

    MINHA!....
    • 1
    • Comentário
  • Shanty respondido 4 anos atrás
    Galinhada, Minha amiga faz fica super gostoso , vc vai gostar!!!!!
    Ingredientes
    sal
    pimenta do reino à gosto
    suco de 1 limão
    3 colheres de sopa de óleo de milho
    2 cebola grande picada
    4 dentes de alho picados
    2 tomates sem pele e sem sementes picados
    1 colher de chá de cebolinha verde picada
    1 colher de sopa de salsinha picada
    1/2 kg de arroz escolhido lavado e escorrido
    1 colher de café de açafrão
    2 litros de água fervente (dissolva 1 a 2 tabletes de caldo de galinha na água da um sabor especial)
    1 folha de louro


    Modo de Preparo:
    Trate o frango e corte em pedaços pelas juntas. Lave e segue bem os pedaços de frango. Tempere com sal, pimenta e o suco de limão. Deixe descansar. Esquente o óleo numa panela grande, de fundo espesso, de preferência. Frite muito bem os pedaços de frango, que devem ficar bem dourado. Use fogo forte. Na mesma panela, frite, então, até começar a dourar, a cebola. Junte os tomates, as cebolas e a salsa. Coloque o arroz na panela e frite muito bem. Junte o açafrão e misture bem. Salgue e apimente com cuidado, pois o frango já foi temperado. Acrescente a água e a folha de louro. No momento em que a água ferver, baixe bem o fogo. Cozinhe em fogo baixo até que o frango ficar macio e o arroz ficar cozido, perto de 45 minutos. Acrescente o cheiro verde e prove o sal. Sirva em seguida, acompanhado de vinagrete e batata palha.

    Espero ter te ajudado!!!!
    • 1
    • Comentário
  • M@X respondido 4 anos atrás
    Ingredientes:
    - 1/2 xícara (chá) de óleo
    - 1 galinha cortada em pedaços
    - 5 dentes de alho amassados
    - 1 cebola picada
    - 1 pimenta dedo de moça
    - Pimenta do reino a gosto
    - 1 tomate picado
    - 2 cubos de caldo de galinha
    - 1 xícara (chá) de salsinha picada
    - 2 xícaras (chá) de arroz
    - 1 1/2 litro de água quente (mais ou menos)
    - Suco de 1/2 limão
    - 1 cenoura ralada
    - 1 xícara (chá) de cebolinha picada (para finalizar o
    prato)
    CREME DE FEIJÃO:
    - 5 conchas de feijão cozido (temperado a gosto)
    - 3 dentes de alho amassado
    - 1/2 pimenta dedo de moça
    - Pimenta do reino a gosto
    - Cebolinha picada para decorar
    Modo de Preparo
    GALINHADA: Numa panela grande coloque o óleo, deixe esquentar e doure bem os pedaços de frango até ficar na cor caramelo. Faça um refogado com alho, cebola, as pimentas, o tomate picado, o caldo de galinha e a salsinha.
    Incorpore o arroz ao molho, coloque a água quente e o suco de limão e deixe cozinhar. Quando a água estiver secando e o arroz, junte a cenoura ralada, a cebolinha e mexa devagar. Tampe a panela e desligue o fogo.
    CREME DE FEIJÃO: Bata no liqüidificador o feijão temperado, os dentes de alho e as pimentas, até formar um creme. Decore com cebolinha e sirva com a galinhada.
    • 1
    • Comentário
  • ↑TITO↑ respondido 4 anos atrás
    Arruma uma galinha e mata ela.
    Coloca ela na panela e tire as penas dela.
    Cozinhe com sal e algumas folhas cheirosas do seu quintal.
    Leve há mesa ainda quente.
    E não se esqueça de ter em mãos um punhado de arroz para acompanhar.
    • 2
    • Comentário
  • Sign In 

    para adicionar sua resposta

Quem está seguindo esta pergunta?

    %
    MELHORES RESPOSTAS
    Membro desde:
    Pontos: Pontos: Nível
    Total de respostas:
    Pontos nesta semana:
    Seguir
     
    Deixar de seguir
     
    Bloquear
     
    Desbloquear