Dario
Lv 5
Dario perguntou em Artes e HumanidadesHistória · Há 10 anos

Ilhas das Especiarias ! Globalização, maior Mundo e a morte anunciada...?

A festa tem Henrique como guia. Magalhães passa as ilhas de Saluan, Massava até Cebu, a maior do arquipélago. Henrique tem os olhos e a língua, usados na semana da conferencia com o soberano local. Afinal ´´e preciso disciplinar, dialogar, convencer e seduzir foi.assim convertido ao Cristianismo o rei de Cebu. Este declara-se aliado de Carlos V e Magalhães proclama-o senhor do arquipélago, ao qual todos os reis das outras ilhas devem obediência. E resolve iniciar a incursão punitiva contra o rei de Mactan, não quer reconhecer a nova autoridade Europeia. O grupo precisa da fama de invencíveis e desembarcam poucos homens em Mactan. Raciocínio politicamente certo mas com os recifes de corais incertos na aproximação dos escaleres com as bombardas. Durante o ataque este comando desembarcado é cercado por uma horda de nativos. Luta demoradamente, sem arredar pé nem tentar a fuga mas mal armado. Uma seta crava-se-lhe no rosto, logo outra num braço,uma mais nas pernas e tomba o capitão-general ainda mais coxo, saltam sobre ele, luta e despedaçam-no as armas nativas. Terminou a vida incerta do espelho, luz, e o amparo do Capitão fiel, nas letras e raciocínio do Italiano Pigaffeta sobrevivente. Desaparecida a figura do capitão-general, a tripulação divide-se indisciplinada, a missão agora são roubos e desordens. Atraídos a um banquete do rei de Cebu, os capitães e mestres de navegação são mortos pelos guerreiros,. Duarte Barbosa, cunhado de Magalhães morre. Os poucos sobreviventes levantam ferro e levam 6 meses navegando às cegas, voltam à pirataria que garante o abastecimento. A sorte trazTernate onde são informados que Francisco Serrão morrera há cerca de um mês. Optam voltar pela rota de ocidente, a portuguesa. Mas 60 tripulantes optam por ficar em Tidore, outra das Malucas. Partem com novo comandante Espanhol, que ali abandona a Trinidad a pretexto de meter água e incendeia a Concepcion (dos capitães portugueses mortos). Carrega com especiarias a Victoria para o seu regresso triunfal. Atravessa o Índico para África dobrando o Cabo da Boa Esperança a 18 de Maio de 1522. Por fim, no dia 5 de Setembro lança ferro em Sanlúcar de Barrameda de onde partiram. Estava terminada a primeira volta ao mundo, a que iniciou o processo da globalização moderna e aumentou o mar quase no tamanho de meio Atlântico. Dos 250 esperançados á partida, estavam regressados 18 espectros, incapacitados de voltarem ao mar. A "Tripulação" e uma Nau ...

As especiarias da "Natividad", um único navio, cobrem todos os custos da expedição e dão lucro ainda. Além das naus fizeram desaparecer o diário de bordo de Fernão e Barbosa, mas não o Henrique. O novo comandante Espanhol, participante perdoado no motim de comandantes, é herói glorificado. Passa a ter direito a usar brasão, ninguém fala no Magalhães do estreito. A não ser um marinheiro italiano a quem se deve o relato escrito da expedição, por sorte sobreviveu ...

Vejamos a recompensa dos amigos de Fernão.Já morrera Beatriz a sua esposa, o seu filho primeiro e o segundo que não chegou a conhecer. Barbosa seu cunhado foi morto em Cebu. Pior sorte de Mesquita, o primo comandante da San Antonio, continua preso por lhe ter sido fiel. Rui Faleiro fora detido por traição ao entrar em Portugal. Apesar da Alforria constar no válido testamento de Fernão, o amigo Henrique é mantido como escravo, sabe e conhece bem o mundo, compreende que seja redondo... não sabe o que pensar dos homens de pele branca, espanhóis e portugueses, aquela orgulhosa superioridade por vezes tão burra ... em 1529, por 350.000 ducados, as Ilhas das Especiarias serão vendidas por Carlos V de Espanha a D. João III de Portugal porque Espanha nunca percebeu o Oriente, precisamente o que Fernão de Magalhães mais amava...A paartir de 1580 com a Coroa Ibérica Unificada da cabeça dos Filipes de Espanha, esta tinha a o maior Império e a maior e mais poderosa Marinha que o Mundo vira. Mais de metade era de Portugal que em 1640 se liberta mas sem barcos e metade do seu anterior Império... e começou a interessar o Brasil .

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Vamos nas questões finais >

1 - Magalhães foi um romântico pragmático e um embaixador do saber náutico lusitano.Na lealdade ao seu patrocinador acabou morto num acto político e militar. Como se chamam hoje as Ilhas em q

ue morreu ?

2 - Um aspecto cientifico marcou esta viagem. Já Colombo o anunciara mas foi ridicularizado na Corte de Espanha, sempre presente enquanto instrumento náutico precisava ser provado. Algo que mostra o formato da Terra. Levou a Inquisição a torturar cientistas ...o quê ?

3 - Oficialmente a Espanha ainda anuncia a Viagem da Circum-Navegação como feita pelo capitão espanhol amotinado que completou o terço final do Pacífico. Quem é ele ?

4 - Magalhães nunca foi reabilitado em Portugal, até hoje é traidor. A mesma opinião não teve o Italiano s

Atualizada:

---------------------------------------------------

O nº4 da resposta de Donna evidencia o sentido ainda dado á viagem, Sebastião d´El Cano apenas comandou na parte já conhecida do Oriente- O Italiano era fiel a Magalhães e na aus^ncia do Diário de Bordo Do Almirante não houve relato oficial. A versão espanhola é deitada abaixo pelo cronista italiano . -----------------------

2 atualizadas:

----------------------------------------------------

Esta é a última das 3 peças que estão no Yr sobre a Viagem de Circum-Navegação .....

2 - http://br.answers.yahoo.com/question/index;_ylt=At...

2 Respostas

Classificação
  • Anônimo
    Há 10 anos
    Melhor resposta

    Bom dia meu querido, como é bom aprender com você, sempre nos brindando com textos preciosos que nos enriquecem o saber

    Quanto às suas questões:

    1 - Em uma ilha ao sul do Pacifico chamada Ilha de Mactan

    2 - Confirmar a teoria de que a nossa Terra era redonda

    3 - O basco Juan Sebastián del Cano

    4 - Pigaffeta era seu nome

    Espero que eu tenha passado no teste......rsrs

    Um beijo enorme!!

  • Donna
    Lv 5
    Há 10 anos

    Dear Dakosta,

    Eu nao entendi a pergunta numero 4 ate ver a resposta da Bruxxa... rsrsrs entao apenas complementei aqui.

    1 - Magalhães foi um romântico pragmático e um embaixador do saber náutico lusitano.Na lealdade ao seu patrocinador acabou morto num acto político e militar. Como se chamam hoje as Ilhas em que morreu ?

    Em 16 de março de 1521, Fernão de Magalhães chegou a ilha Samar, das Filipinas, visitando a seguir, outras ilhas e alcançando, em 7 de abril, a ilha Cebu. Morreu num combate na ilha de Mactan a 27 de abril de 1521. É uma ilha província das Filipinas, situada na Região Central das Visayas.

    2 - Um aspecto cientifico marcou esta viagem. Já Colombo o anunciara mas foi ridicularizado na Corte de Espanha, sempre presente enquanto instrumento náutico precisava ser provado. Algo que mostra o formato da Terra. Levou a Inquisição a torturar cientistas ...o quê ?

    Magalhães fez a travessia do estreito em 28 de novembro de 1520, alcançando o mar do Sul, assim denominado por Balboa, em 1513, e por ele chamado de Oceano Pacífico. Havia feito um dos maiores descobrimentos geográficos provando a esfericidade da Terra.

    3 - Oficialmente a Espanha ainda anuncia a Viagem da Circum-Navegação como feita pelo capitão espanhol amotinado que completou o terço final do Pacífico. Quem é ele ?

    Em 1º de março, uma armada saiu de Cebu, comandada por João Lopes Carvalho, mas foi Juan Sebastian Elcano quem conseguiu terminar a circunavegação do mundo, dobrando o cabo da Boa Esperança a 18 de maio de 1522 e alcançado Sevilha com a Vitória e 18 sobreviventes. A volta ao mundo estava feita e a glória coube à Espanha; o nome de Fernão de Magalhães ressoou pelo mundo todo sob a bandeira espanhola.

    4 - Magalhães nunca foi reabilitado em Portugal, até hoje é traidor. A mesma opinião não teve o Italiano s

    Antonio Pigafetta (Antonio Lombardo) (Vicenza, 1491 - Vicenza 1534) foi um marinheiro, geógrafo e escritor italiano.

    Pagou de seu próprio bolso uma expressiva quantia para acompanhar e auxiliar o capitão português a serviço da Espanha, Fernão de Magalhães em sua viagem ao redor do mundo.

    Manteve um registro acurado da viagem, o qual mais tarde lhe foi valioso na tradução de uma das línguas filipinas, o Cebuano, sendo considerado o primeiro documento a registrar esta linguagem.

    Dos duzentos e sessenta homens que partiram na expedição em 1519, Pigafetta foi um dos dezoito que lograram retornar à Espanha em 1522, tendo completado a circum-navegação sob o comando de Juan Sebastián Elcano após a morte de Magalhães.

    O seu relato é a fonte da maior parte do que sabemos sobre a viagem de Elcano.

    Beijosssssssssssssssss

Tem mais perguntas? Obtenha suas respostas perguntando agora.