Qual foi o contexto histórico geral , datas e subdivisões do período da filosofia antiga?

Seguir
  • Seguir de forma pública
  • Seguir de forma privada
  • Deixar de seguir
e também qual foram os principais problemas filosóficos
principais escolas filosóficas
grandes filósofos do período
Atualização : e tam bem da filosofia medieval moderna e comtemporanea
Melhor resposta
  • KORZUS respondido 4 anos atrás
Posso lhe responder da mesma forma que tua pergunta:
Em partes!

Há filosofia na filosofia clássica a separação apenas em pré-socráticos e a epoca dos contemporaneos de Socrates, que no caso foi Platão, Aristóteles, Protágoras e diversos outros,
sendo que Aristóteles foi que influnciou vários outros filosofos, como Santo Agostinho.
Mas também foi ele (Aristóteles) quem influenciou Igreja Católica na Idade Media.
Vale lembrar que Platão foi discipulo de Socrates, e Aristóteles foi discipulo de Platão;
como Aristóteles tinha divergencias intelectuais com Platão, estes se separam.
Protagoras era sofista, não sou um bom dialogador sobre a filosofia sofista.

Na filosofia pré-socratica, temos o exemplo de Filosofos como Tales de Mileto, onde nasceu a filosofia, Anaximenes, Anaximandro, Heraclito, e o mais virtuoso, o famoso Pitagoras, foi este quem "batizou" a filosofia, filosofia em grego significa Amigo do Saber, pois as pessoas que admiravam Pitagoras, diziam que ele era sábio, e ele retrucava dizendo que ele era simplesmente "Amigo do Saber", desta fala de Pitagoras, que era matematico, geometra, metafisico, surgiu o termpo FILOSOFIA!

As principais Escolas Filosoficas do periodo eram dentre muitas outras o LICEU, de Aristoteles que foi dedicada à Apolo Licio, e a escola de Platão que esqueci o nome, e uma força pra você
pesquise livros de Platão como, MENON, FEDRO, O BANQUETE, e principalmente A REPUBLICA E TEETETO, são estes dois o cabo chefe deste virtuoso filosofo!


ESPERO TER TE AJUDADO

Source:

MINHA PESSOA
  • Taxa
  • Comentário

Outras respostas (1)

Quem está seguindo esta pergunta?

    %
    MELHORES RESPOSTAS
    Membro desde:
    Pontos: Pontos: Nível
    Total de respostas:
    Pontos nesta semana:
    Seguir
     
    Deixar de seguir
     
    Bloquear
     
    Desbloquear