Qual a função das vilosidades e das micro vilosidades do intestino delgado?

Seguir
  • Seguir de forma pública
  • Seguir de forma privada
  • Deixar de seguir
Melhor respostaEscolha do autor da pergunta
  • neto respondido 4 anos atrás
neto
vilosidades=As vilosidades intestinais e as "microvilosidades" têm a função de aumentar a absorção dos nutrientes após digestão.Elas são as dobras dos intestinos.

A superfície das vilosidades tem uma area de 12 cm² e das microvilicidades 240 cm².

VILOSIDADES INTESTINAS- A partir do duodeno, o bolo alimentar é conduzido por movimentos peristálticos através de todo o intestino delgado, Nesse percurso o organismo vai absorvendo minerais, vitaminas e produtos da digestão do amido, do açúcar e da cana, das proteínas e dos lipidios.O duodeno além da absorção tem a função de transformação química do quimo através das substâncias de dois ductos que "desembocam"na papila maior:ducto colédopo e ducto pâncreático.Estes ductos são provenientes do fígado(colédopo) e do pâcreas(pâncreático).Respectivamente,lib... no duodeno as seguintes substâncias:bile(responsável pelo transformação química de gorduras)e o sulco pâncreático(responsável pela transformação química de lipídeos,carboidratos e proteínas). A parede do interna do intestino é repleta de rugas, chamadas de vilosidades. Uma ampliação delas ao microscópio revela que são formadas por células cuja a supefície tem inúmeras pequenas estruturas toda " enrugada ".O intestino delgado é a víscera mais extensa do corpo(cerca de seis metros).

micro vilosidades do intestino delgado=Microvilosidade são projeções microscópicas da membrana celular.

As microvilosidades são desdobramentos regulares da membrana plasmática e o material citoplasmático contém feixes de microfilamentos de actina dispostos paralelamente, que auxiliam na sua estruturação. Por exemplo, as microvilosidades estão presentes na superfície apical (domínio apical) das células que compõe o epitélio do intestino delgado humano e servem para aumentar a superfície de absorção dos alimentos.

Este aumento de absorção produz, com certeza, uma melhor digestão e aproveitamento dos nutrientes dos três tipos de alimentos , a saber: Glicídeos (açúcares e amidos), os Lipídeos (óleos e gorduras) e finalmente as Proteínas (carnes e derivados e leite). Ao microscópio de luz , as microvilosidades são denominadas planura estriada (nas células com origem a partir do endoderme ) ou borda em escova (nas células de origem mesodérmica).

Source:

Classificação e comentário do autor da pergunta

5 de 5
Muito obrigada a todos!
  • 1
  • Comentário

Outras respostas (3)

Classificada como mais alta
  • Classificada como mais alta
  • Mais antigo
  • Mais recente
  • Pulga. respondido 4 anos atrás
    Possuem uma simples função: aumentar a superfície de contato entre o intestino e o bolo alimentar, para acelerar o processo de digestão.

    Espero ter ajudado. :]
    • 1
    • Comentário
  • Denguinho respondido 4 anos atrás
    Digestão!
    • Taxa
    • Comentário
  • DANCE BOY (ADIAL JÚNIOR) respondido 4 anos atrás
    Como o outro usuário disse, elas aumentam a superfície de absorção do intestino e aceleram a digestão. Se ele fosse todo liso demoraria mais a nossa digestão.
    • Taxa
    • Comentário
  • Sign In 

    para adicionar sua resposta

Quem está seguindo esta pergunta?

    %
    MELHORES RESPOSTAS
    Membro desde:
    Pontos: Pontos: Nível
    Total de respostas:
    Pontos nesta semana:
    Seguir
     
    Deixar de seguir
     
    Bloquear
     
    Desbloquear