Qual a diferenca entre o feudalismo e o capitalismo?

Seguir
  • Seguir de forma pública
  • Seguir de forma privada
  • Deixar de seguir
o processo de transiçao do feudalismo para o capitalismo, foi ocasionado por quais situaçoes-problemas explique
Melhor resposta
feudalismo quer dizer que cada região tinha o seu proprio feudo ou seja seu rei que governava sua região não estado sua região ta i capitalismo eu não lebro foi mau ta vlw
  • Taxa
  • Comentário

Outras respostas (1)

  • Tati respondido 4 anos atrás
    História do Feudalismo

    O feudalismo era um sistema de organização econômica, política e social da Europa Ocidental durante a Idade Média. Com as invasões bárbaras e a desagregação do Império Romano a partir do século V, a Europa inicia profunda reestruturação, marcada por descentralização do poder, ruralização e emprego de mão-de-obra servil. Com começo e fim graduais, o sistema feudal tem sua origem mais bem situada na França setentrional dos séculos IX e X e seu desaparecimento no século XVI.
    Apesar de constituir um sistema fechado, que chega ao fim com a revisão de quase todos os seus valores pelo Renascimento, o feudalismo é um dos alicerces do Estado ocidental moderno. Os grandes conselhos de reis e de seus feudatários são os ancestrais diretos dos modernos parlamentos.
    O feudalismo predominou na Europa durante toda Idade Média e segundo o téorico iluminista escocês, Lord Kames, o feudalismo é precedido pelo nomadismo e em certos locais do mundo pode ser sucedido pelo capitalismo.

    História do Capitalismo

    Vivemos em um mundo capitalista!”. Certamente, esta frase foi dita ou ouvida pela maioria das pessoas, porém muitos ainda não sabem o que significa viver em um mundo capitalista.
    Capitalismo é o sistema sócio-econômico em que os meios de produção (terras, fábricas, máquinas, edifícios) e o capital (dinheiro) são propriedade privada, ou seja, tem um dono.
    Antes do capitalismo, o sistema predominante era o Feudalismo, cuja riqueza vinha da exploração de terras e também do trabalho dos servos. O progresso e as importantes mudanças na sociedade (novas técnicas agrícolas, urbanização, etc) fizeram com que este sistema se rompesse. Estas mesmas mudanças que contribuiram para a decadência do Feudalismo, cooperaram para o surgimento do capitalismo.
    Os proprietários dos meios de produção (burgueses ou capitalistas) são a minoria da população e os não-proprietários (proletários ou trabalhadores – maioria) vivem dos salários pagos em troca de sua força de trabalho.


    Transição do feudalismo para o capitalismo

    A passagem do feudalismo para o capitalismo é marcada por diversos fatos. O sistema feudal estava passando por alguns problemas e o sistema capitalista se aproximava cada vez mais, isso aconteceu no período da passagem do período Medieval para o Contemporâneo.

    Os burgueses eram ex-servos que viviam nos campos e passaram a fazer parte da vida nas cidades e do mercado. Nesse momento, a burguesia queria se desvincular do clero, pois com o comércio crescendo os burgueses estavam cada vez mais independentes.

    Algumas cidades se beneficiam com o fim das cruzadas que reabre o mar Mediterrâneo, as principais Gênova e Veneza se fortalecem no comércio por serem cidades portuárias. A chamada “crise de retração” foi ocasionada pela peste negra e pela fome que complicou o comércio mediterrâneo e a economia feudal. Porém, ocorreu um período de crise no comércio europeu, e para resolvê-lo ocorreu uma expansão marítima que ocasionou o comércio e a exploração de fontes de minério recém descobertas.

    Uma das primeiras monarquias nacionais foi Portugal, sendo esse o termo usado na crise do feudalismo quando quem passou a deter mais poder foram os reis. Essa situação beneficiou o rei e a burguesia, que entendeu o Estado Nacional como forma de crescimento e desenvolvimento.

    Nessa passagem do Feudalismo para o Capitalismo, ocorreram todas essas mudanças na economia, na igreja, nas cidades etc, e principalmente no homem, tornando-o mais crítico e menos teocentrista.

    *
    • Taxa
    • Comentário
  • Sign In 

    para adicionar sua resposta

Quem está seguindo esta pergunta?

    %
    MELHORES RESPOSTAS
    Membro desde:
    Pontos: Pontos: Nível
    Total de respostas:
    Pontos nesta semana:
    Seguir
     
    Deixar de seguir
     
    Bloquear
     
    Desbloquear