Qual é o virus causador da raiva?

Seguir
  • Seguir de forma pública
  • Seguir de forma privada
  • Deixar de seguir
gentee... eu tenho um trabalho de biologia p AMANHAAA!!! me ajudem??
Melhor respostaEscolha do autor da pergunta
Rhabdoviridae

Source:

http://www.fasprotecaoanimal.org.br/raiva.asp

Classificação e comentário do autor da pergunta

5 de 5
Resposta simples e direta... era o q eu queria...;D Brigada!
  • Taxa
  • Comentário

Outras respostas (2)

Classificada como mais alta
  • Classificada como mais alta
  • Mais antigo
  • Mais recente
  • DR. PAUL ROBERT respondido 4 anos atrás
    ESTOU TE MANDANDO UM LINK A RESPEITO DO ASSUNTO. ESPERO QUE AJUDE NA SUA DÚVIDA. ABRAÇOS.

Fonte(s):

• Taxa
    • Comentário
  • Cristal respondido 4 anos atrás
    A Raiva é uma doença característica dos cães, gatos, lobos, bois e morcegos, transmissível ao homem pela mordedura ou pelo contato com a saliva dos animais infectados.

O vírus da Raiva ( Hidrofobia ) é da família rhabdaviridae, gênero Lyssavirus. O vírus é um Rhabdovirus com genoma RNA.

Foram trazidas para o Brasil pelos europeus à 200 anos. Acredita-se que seja uma doença oriunda da África Central e Ocidental.

A doença é transmitida principalmente pelo cão raivoso. O cão atacado de raiva fica triste, foge do dono, escondendo-se pelos cantos escuros. Logo fica com dificuldade para engolir água e alimentos. A raiva penetra no organismo das pessoas por ocasião de uma mordedura ou arranhões contaminados pela saliva do animal.

Os sintomas da raiva começam com uma irritabilidade nervosa acompanhada de angústia, febre e uma exagerada sensibilidade.
    No segundo dia, após instalado o mal, o doente sente dificuldade para engolir.
    Inicia-se uma fase de febre alta, acompanhada de delírios e alucinações.
    A morte vem 3-4 dias após estas terríveis manifestações.

Para evitar o contágio, deve-se ter cuidado com cães desconhecidos e vacinar os cães de casa uma vez por ano contra a raiva.

Não existe tratamento contra a raiva, mas a vacina no homem deve ser usada para evitar a doença. Poucas, quase escassas são as pessoas que conseguiram se salvar.

Se o animal que mordeu alguém revela sinais de raiva até 10 dias depois, é preciso inicar a vacina da pessoa que foi mordida ou daquela que teve contato com a saliva do animal.

Se o cão tiver desaparecido é necessário iniciar a vacina sem demora. Se for uma mordedura grave ( rosto,cabeça,pescoço, dedo ) e o cão parecer estar são, mesmo assim, a vacinação deverá ser feita. Foi LOUIS PASTEUR quem descobriu a vacina anti rábica, tornando-se alvo de gratidão do mundo inteiro.

Administra-se a vacina diariamente durante 21 dias em injeções subcutâneas na barriga. É mais fácil prevenir a raiva com a injeção no cachorro.

Regiões onde a mordedura pode ser perigosa: rosto, ombro, braços, mãos, cabeça e pescoço.

No caso quando mordido por um cão:

1- Lavar a ferida com água e sabão, alcool ou uma solução antisséptica.

2- Não matar o cão. Conservá-lo preso por 2 semanas em observação.

3- Iniciar sem demora, o tratamento preventivo, se o cão fugir após a mordedura.

4- Procurar imediatamente um médico, mesmo no caso do animal aparentar estar são.

Fonte(s):

Uma Nova Visão de Ciências - Volume 2
    Samuel Ramos Lago e Waldemar Ens

Wikipedia ( internet )
    • Taxa
    • Comentário
  • Sign In 

para adicionar sua resposta

Quem está seguindo esta pergunta?

%
    MELHORES RESPOSTAS
    Membro desde: