Preciso elaborar um objetivo para iniciar o pré projeto do TCC. Meu tema é MEIO AMBIENTE?

Seguir
  • Seguir de forma pública
  • Seguir de forma privada
  • Deixar de seguir
TÍTULO = COMO ENSINAR SOBRE MEIO AMBIENTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Melhor resposta
  • Lili respondido 4 anos atrás
Olá, anjo! Eis aqui a descrição de objetivos na monografia. Verifique outros aspectos, acessando o link, logo abaixo e boa sorte! Abraços!

Objetivos

Este capítulo deve começar de forma direta, anunciando para o leitor/avaliador quais são os objetivos da pesquisa: "O objetivo desta pesquisa é..."; "Pretende-se ao longo da pesquisa verificar a relação existente entre..."; "Este trabalho enfocará..."; são algumas das formas às quais é possível recorrer.
Vários autores desenvolvem em trabalhos de metodologia do trabalho científico e intelectual o tema da documentação pessoa. Bons guias para tal são Severino (2000, p. 35-46) e Salomon (1999, p. 121-143), mas a descrição realizada por Mills (1975, p. 211-243) continua insuperável.

Se na Introdução era apresentado o tema, no capítulo Objetivos será abordado o problema, bem como as hipóteses que motivarão a pesquisa científica. A pergunta chave para este capítulo é "o que se pretende pesquisar?"

Um problema científico tem a forma de uma questão, de uma pergunta. Mas é uma questão de tipo especial. É uma pergunta formulada de tal maneira que orientará a investigação científica e cuja solução representará uma ampliação de nossos conhecimentos sobre o tema que lhe deu origem. Uma resposta provisória a este problema científico é o que chamamos de hipótese. A pesquisa científica deverá comprovar a adequação de nossa hipótese, comprovando se ela, de fato, é uma solução coerente para o problema científico anteriormente formulado.

Franz Victor Rudio apresenta, em seu livro, uma série de interrogações que podem ajudar o jovem pesquisador a escolher o seu tema de investigação e verificar sua viabilidade:

"a) este problema pode realmente ser resolvido pelo processo de pesquisa científica?

b) o problema é suficientemente relevante a ponto de justificar que a pesquisa seja feita (se não é tão relevante, existe, com certeza, outros problemas mais importantes que estão esperando pesquisa par serem resolvidos)?

c) Trata-se realmente de um problema original?

d) a pesquisa é factível?

e) ainda que seja ‘bom’ o problema é adequado para mim?

f) pode-se chegar a uma conclusão valiosa?

g) tenho a necessária competência para planejar e executar um estudo desse tipo?

h) os dados, que a pesquisa exige, podem ser realmente obtidos?

i) há recursos financeiros disponíveis para a realização da pesquisa?

j) terei tempo de terminar o projeto?

l) serei persistente?" (Rudio, 1999, p. 96).

Alguns autores recomendam a separação dos objetivos gerais dos objetivos específicos ou do objetivo principal dos objetivos secundários.3 Para atingir seus objetivos mais gerais ou o objetivo principal, será necessário percorrer um caminho de pesquisa que o levará até eles. São etapas da pesquisa que fornecerão a base para abordar de maneira mais direta e pertinente o objetivo principal.

Essa separação é procedente do ponto de vista analítico. Mas os diferentes momentos da pesquisa só se justificam na medida em que ajudarão a esclarecer o problema principal. Não é preciso fazer essa separação em subcapítulos desde que fique claro quais são os objetivos gerais e quais são específicos, qual é o principal e quais os secundários.

Exemplifiquemos esses momentos da pesquisa. Se aluno se propuser a estudar a proposta de contrato coletivo de trabalho, por exemplo, é de bom tom, antes de discutir

suas diferentes versões, fazer um breve histórico da legislação trabalhista brasileira. Se, por outro lado, pretende estudar os escritos políticos de Max Weber, inevitavelmente terá que começar por uma reconstituição do contexto político e intelectual da Alemanha do início do século. Sem esclarecer esses objetivos secundários ou específicos, dificilmente poderá levar a cabo sua pesquisa de maneira aprofundada.

Source:

  • 1
  • Comentário

Outras respostas (3)

Classificada como mais alta
  • Classificada como mais alta
  • Mais antigo
  • Mais recente
  • gabiruzinha respondido 4 anos atrás
    O Objetivo Geral é o que você pretende com a pesquisa. Já os Objetivos Específicos contemplam o que você vai fazer para chegar/atingir o Objetivo Geral. Ambos devem ser iniciados com verbo no infinitvo (Estudar, Pesquisar, Intervir, Proporcionar, etc etc). Caso precise de alguma dica, pode entrar em contato.

    Fonte(s):

    • Taxa
    • Comentário
  • Camila respondido 4 anos atrás
    Tente dar uma lida nestes textos:
    http://pt.shvoong.com/humanities/1980562...

    http://pt.shvoong.com/humanities/theory-...

    Talvez eles possam lhe dar uma "luz" sobre qual assunto estudar.

    Espero ter ajudado!
    • Taxa
    • Comentário
  • Euterpe respondido 4 anos atrás
    Objetivo:

    Com a meta de estimular o jovem educando terráqueo... para aprender a conservar o meio-ambiente em que vive... sem deteriorar a qualidade da vida no planeta Terra... preservando a sustentabilidade da manutenção da vida no nosso querido planeta Terra, etc. etc. etc...

    Preservando o meio-ambiente para as presentes e futuras gerações...

    ( Ah ! Não se preocupe com isso, o jovenzinho, vai morrer rapidinho, e nem sequer completará 60 aninhos, pois ele morrerá antes de completar 35 anos, de algum problema social, de contaminação radioativa por Plutônio, e certamente em alguma guerra pela água potável que sobrar... )

    Melhor a fazer, é você ir ler CORRENDO CORRENDO, o livro COROLARIUM pelo espírito de Maria de Nazareth, para ter um "OBJETIVO" para o seu TCC e sobretudo para a continuação da sua VIDINHA aqui...

    Bons Estudos !

    CARPE DIEM !
    • Taxa
    • Comentário
  • Sign In 

    para adicionar sua resposta

Quem está seguindo esta pergunta?

    %
    MELHORES RESPOSTAS
    Membro desde:
    Pontos: Pontos: Nível
    Total de respostas:
    Pontos nesta semana:
    Seguir
     
    Deixar de seguir
     
    Bloquear
     
    Desbloquear