Exercicio de fisica, escalas termométricas (bem facil).?

Seguir
  • Seguir de forma pública
  • Seguir de forma privada
  • Deixar de seguir
(UF-Londrina) Uma escala termométrica E adota os valores –10ºE para o ponto de gelo e 240ºE para o ponto de vapor. Qual a indicação que na escala E corresponde a 30ºC? RESPOSTA: ...mostrar mais
Melhor resposta
Olá,

Para resolver esse tipo de questão, você pega um valor x situado no meio da escala, subtrai o valor do início e divide pelo valor de cima menos o valor de baixo. O Valor de cima será o ponto de vapor e o valor de baixo o ponto de gelo. O ponto x da escala E chamaremos de E e o ponto x da escala C chamaremos de C.

Temos que:

-10E = 0°C (ponto de gelo)
240E = 100°C (ponto de vapor):

Montando a expressão:

(E - Tegelo)/(Tevapor - Tegelo) = (Tc - Tcgelo)/(Tcvapor - Tcgelo)

(E - (-10))/240 - (-10) = (C - 0)/(100 - 0)

(E + 10)/(240 + 10) = C/100

(E + 10)/250 = C/100

100.(E + 10) = 250C

100E + 1000 = 250C

100E = 250C -1000

E = (250C - 1000)/100

E = 2,5C - 10

Como queremos saber o valor de 30°C na escala C:

E = 2,5C - 10

E = 2,5(30) - 10

E = 75 - 10

E = 65°E

A temperatura é de 65°E

Abraço!
  • Taxa
  • Comentário

Outras respostas (1)

  • Lendisson Bennit respondido 4 anos atrás
    ^
    |
    |
    |
    |
    A explicação do cara aí em cima tá meio difícil de entender, não é?

    Eu explicarei melhor!!!!

    Nós teremos que fazer uma nova fórmula para a escala E. Para isso, vamos fazer o seguinte:
    TE - (temperatura de fusão da água)/ (temperatura de ebulição) - (temperatura de fusão)

    TE - (-10) / (240) - (-10)
    TE + 10 / 240 + 10
    TE + 10 / 250 ------------------------------> essa é a fórmula da escala E

    Agora temos que fazer a fórmula da escala Celsius, a que você conhece não serve agora...
    Você deve saber que a temperatura de fusão da água é 0 ºC e de ebulição é 100 ºC, não é...
    Tomaremos os mesmos procedimentos:
    TC - (temperatura de fusão da água) / (temperatura de ebulição) - (temperatura de fusão)
    TC - (0) / (100) - (0)
    TC / 100 ------------------------------> essa é a fórmula da escala Celsius


    Agora vamos igualar as duas fórmulas e substituir TC, que é a temperatura dada, por 30:

    TE + 10 / 250 = TC / 100
    TE + 10 / 250 = 30 / 100 (agora vamos multiplicar cruzado)
    100TE + 1000 = 7500
    100TE = 7500 - 1000
    100TE = 6500
    TE = 6500/100
    TE = 65 --------------------> esta é a resposta: 65 ºE

    Fonte(s):

    Estudei isso no ano passado, agora estou no terceiro ano...
    Não precisei consultar nenhuma fonte, sinal que não decorei apenas os assuntos que estudei anteriormente, hehehe

    Bjão
    • Taxa
    • Comentário
  • Sign In 

    para adicionar sua resposta

Quem está seguindo esta pergunta?

    %
    MELHORES RESPOSTAS
    Membro desde:
    Pontos: Pontos: Nível
    Total de respostas:
    Pontos nesta semana:
    Seguir
     
    Deixar de seguir
     
    Bloquear
     
    Desbloquear