Anônimo
Anônimo perguntou em SaúdeSaúde Mental · Há 1 década

Então, é o seguinte: (texto longo, se for pra ler, n vem dizer besteira) Afinal, qual o meu problema?

A uns anos atras (2008 + ou -), eu era super extrovertido, adorava fazer novas amizades, era bem descolado.

Depois entrei na 8 serie, todo mundo novo, entao, fiz varias amizades. Mais no final do ano, eu me descobri gay, ai nao sei pq acabaei me apaixonando por um garoto la q era bem anti-social, entao pra poder me dar bem com ele, eu acabei me isolando tb. Ate ai joia, minha vida tava um mar de rosas pq eu tava apaixonado e ele me correspondeu, mais depois meu amor por ele acabou, a gente se distanciou, e ele mudou de cidade.

So q na escola as coisas nao iam bem como antes, as minhas notas cairam muitro, ja no ultimo bimestre e eu tava com vermelho em quase tudo.

Entao comecei a estudar feito louco, no computador, comecei a me privar das pessoas, eu me lembro q meu melhor amigo vinha aqui em casa pra passar um tempo comigo, i eu evitava ele , as vezes ja cheguei a pedir pra ele se retirar da minha casa porque eu queria ficar sozinho jogando no computador. Resultado: perdi a amizade dele ( a unica q me restava)

Nesse tempo, eu ja me vi viciado em computadores, se eu estivesse comn tempo livre tinha a necessidade de estar la, no computador. Coisas simples, e vitais, tais como ir ao benheiro, tomar agua, comer, sair pra tomar um ar, ir ao mercado; me irritavam muito, pois me tiravam do PC. Meu computador quebrou, meus pais aproveitaram e me deixaram sem por uns 4 meses.

Já nao estava mais viciado em computadores.

Dai que meu problema começou, como eu fiquei muito tempo em casa, fui me sentindo mais seguro, mais coinfortavel. Entao parei total de sair na rua, pq eu me sentia horrivel, achava q todos fikavam me olhando, eu me sentia mal, suava muito, fikava com muito calor.

Depois minha vida piorou mais ainda, porque agora que começaram as aulas, ate agora eu num disse uma palavra com ngm desde o primeiro dia de aula. desde terça feira eu to matando aula, so pq a professora disse q a partir de terça nos iamos trabalhar em grupo, eu nao consigo falar com niguem, minah voz some, eu fico com nauseas, dor de barriga, medo horrivel de as pessoa me acharam ridiculo (e ja acham).

Por causa disso tambem, tem a hora do intervalo, q é a hora que eu mais odeio pq fica uma multidao enorme, entao eu fico o tempo todo pensando nisso, muito ancioso, durante o tempo todo meu coração fica acelerado, eu fico suando muito e com calor demais,.

Eu nao consigo nem atender um telefone, minha voz fica baixa, tremula, perecendo voz feminina (isso quando eu n desligo o telefone).

Quando eu ouço meu nome na sala de aula, eu entro em panico, fico sem saber o que pensar, e agora eu vou ter que pegar o caderno com alguem, e pensando nisso que acabo voltando do meio do caminho e vou pra uma lanhouse que tem aki perto, pq as cabines sao individuais.

Eu fico constrangido ate de me levantar da carteira e ir lvevar o caderno ate a mesa do professor, q fica a uns 2 metros do meu lugar.

E quando alguma coisa me da alegria, eu sinto vontade de faze-la repetidamente, sem parar ate eu enjoar.

Esses dias eu nao tenho tido fome, fico deprimido o dia todo, so pensando em ir pra escola e ter que pegar o caderno com alguem, isso me deixa extram,anete ancioso, e quando eu esqueço disso, se eu me lembrar antes da ansiedade vem uma angustia muito grande. Mas tem dias que eu fico muito alegre, ate dou risada sozinho, do nada.

Tb tenho medo de ficar alcolatra, pq esses dias eu coloquei champanhe na garrafinha de agua e leveiu pra escola, dai eu tomei e me senti muito bem, deu ate vontade de falar com alguem. Mais depois q o efeito passou, me deu mais vontade ainda de me isolar.

Tb tenho u mmedo absurdo de comer em publico, tanto q eu nem como na escola (nem se eu levar o lanche).

Não sei oq se passa comigo, queria saber oq eu tenho pra iniciar um tratamento logo.

16 Respostas

Classificação
  • Melhor resposta

    Olá, Rafael

    Não sei se você já fez psicoterapia alguma vez na vida, mas, se não experimentou conversar com um (a) psicólogo (a), recomendo que considere esta possibilidade, pois isto pode ser bastante proveitoso e pode ajudar nesta situação.

    Psicoterapia é coisa para pessoas frágeis?

    De forma alguma. Ao contrário, é preciso ter muita força e coragem para buscar ajuda e se dispor a lidar com acontecimentos difíceis da vida quando na verdade o desejo é esquecê-los. Converse com pessoas que fazem ou já fizeram terapia e verá que elas não tem nada de frágeis, ao contrário, são muito fortes.

    Fazer psicoterapia significa que sou incapaz de resolver os meus próprios problemas?

    É um grande equívoco pensar que fazendo terapia não é você quem vai resolver seus problemas. O psicoterapeuta irá ajudá-lo a refletir sobre eles, e assim VOCÊ alcançará soluções mais criativas e eficazes para solucioná-los.

    O processo psicoterápico busca facilitar a procura de si próprio. Este percurso pode ajudar a pessoa a tornar-se mais autêntica na relação consigo própria e com os outros para que assim seja cada vez mais capaz de superar os dilemas, tensões, paradoxos e desafios do viver.

    A Psicoterapia também tem por objetivo promover o encontro consigo próprio para assumir a sua existência e projetá-la mais livremente no mundo e, assim, aumentar a autoconsciência, aceitar a liberdade e ser capaz de usar as suas possibilidades de existir.

    A Psicoterapia é espaço privilegiado para o crescimento pessoal, desenvolvimento de habilidades e ampliação da consciência de si e do mundo. Trata-se, portanto, de uma importante ferramenta na promoção da saúde, uma vez que o homem é um ser bio-psico-social sempre em busca de si e de um sentido para o seu ser.

    Por fim... NÃO é preciso ser especialista e saber exatamente o que você tem para deduzir que o tratamento que te ajudará é psicológico (psicoterapia), ok?

    Espero ter contribuído.

    Fonte(s): Psicólogo Clínico wagnerjmarques@gmail.com http://www.clinicadoser.com.br/psicologia
    • Faça login para comentar as respostas
  • Há 1 década

    procura um psicólogo ele te ajudará a sair dessa pode ser uma sindrome do pânico procure ajuda tudo tem um motivo e uma solução ok abraços e boa sorte

    • Faça login para comentar as respostas
  • Ezeq.
    Lv 6
    Há 1 década

    Olá amigo, tudo bem? A vida é feita de fases, há fases que estamos lá embaixo, há outras, que estamos bem alto, mas não podemos fazer com que certos momentos, deixam tomar conta da nossa vida por inteiro. Vc se acomodou muito a uma situação e quando viu que esta não era mais possivel, vc se privou de si mesmo, na esperança de retornar para a mesma, mas quando viu que não era mais possivel, vc usou de mecanismo para se sentir de uma forma "confortável" da mesma maneira da situação anterior. Amigo, isto não é vida, te aconselho, PROCURE UM PSICOLOGO, pois com certeza este lhe dará a ajuda correta. Vá por mim, não tenha medo, pois sua vida será outra, se vc procurar ajuda.

    Abraços e tudo de bom para você.

    • Faça login para comentar as respostas
  • sEU PROBLEMA É EMDO DE GENTE, MEDO DO JULGAMENTO DOS OUTROS, VÁ A UM PSICOLOGO,PEÇA AJUDA DOS SEUS PAIS, SUA DOENÇÃ CHAMA-SE AGORAFOBIA, QUANDO NOS ISOLAMOS MUITO,ISSO ACONTECE... BUSCA AJUDA, SIM, LEMBRA-TE, QUERER FICAR SÓ,E EM CASA É COMUM, NORMAL,MAS A ESSE PONTO, NÃO É NORMAL, ISSO É CRISE DE ANSIEDADE/PANICO E A FOBIA AGORAFOBIA, VÁ A UM PRONTO SOCORRO PSICQUIATRICO,TEM DA SANTA CASA NA VILA AMRIANA, E NO PS MANDAQUI SÃO PAULO, E NO HOSP MUNICCIPAL DO JABAQUARA.

    Fonte(s): VIDA REAL.
    • Faça login para comentar as respostas
  • O que você acha das respostas? Você pode entrar para votar em uma resposta.
  • Rafael...

    Eu sou super timida, também não falo mto na sala e tenho um certo "medo" de falar, até porque tem mta gente metida...

    Mas no seu caso não é timidez não...

    Vc se apaixonou por alguém e aí deve ter sido "isolado" pela 1 vez na vida, e depois teve medo de encarar a vida.. e aí veio as ferias, então ficou facil... e quando o seu unico amigo visitou vc vc o afasotu...

    Vc tem panico rafael... não fuja! vc precisa de tratamento psiquatrico... Isso acontece com mais gente que vc imagina é normal... Vá rapido num psicologo/psiquatra tratar isso que na minha opinião já é uma doença. ele vai passar calmantes que vão te relaxar e o psicologo vai fazer vc encarar esses sentimentos!!! MAS FAÇA ISSO, VC PROVAVELMENTE TEM PANICO SOCIAL!!!!!

    Um dia vc vai ver que isso foi apenas um grão de areia na sua vida!! e vai superar!!!! Bjossss

    Fonte(s): Da ♫ Aninha ♫
    • Faça login para comentar as respostas
  • Há 1 década

    Rafa,

    Pelo que percebí, vc é um rapaz muito inteligente e não tem pq ficar desse jeito. Vc se isolou de uma tal forma, que já está ficando paranóico. O que vc precisa e trabalhar sua auto estima. Se olhar no espelho e dizer: Eu sou capaz de enfrentar qualquer coisa.

    Vc pode até procurar um psicólogo pra tentar colocar pra fora tudo isso que te atormenta e ter uma ajuda profissional á respeito disso,

    Mas ninguém vai conseguir ajudá-lo se vc não se ajudar.

    Levanta, sacode a poeira e dá a volta por cima.

    Tem muitas pessoas legais que iam adorar se aproximar de vc, vc só precisa desencanar e achar que todo mundo tá preocupado com a sua existência.

    Vc deveria ir sim na escola e se socializar, pelo menos dentro da sala de aula.

    Boa-sorte

    Bjos

    • Faça login para comentar as respostas
  • Anônimo
    Há 1 década

    Respondi na sua outra pergunta ok? Foi uma resposta longa, mas deixe de ler ok?

    Abração pra você!!!

    • Faça login para comentar as respostas
  • Anônimo
    Há 1 década

    Rafael...

    Vc precisa se desabafar com alguem...

    essa sua angustia é por causa de sua sexualidade...

    Eu tbm sou Gay e no começo fikei assim mas quando contei pra minha amiga.. mim sentir tao aliviado que esqueci os meus problemas, que eram muito..

    igual ao seu notas vermelhas, depremido e nem sair na porta de casa saia..

    Mas depis que vc se desabafa com alguem de confiança vc vai se sentir melhor...

    Se kiser conversar mim adc no msn...

    estarei online pela manhã e a noite talvez, pois estudo a tarde

    Msn e Orkut_-> p.ss.j@hotmail.com

    Bjinhos e abraços

    • Faça login para comentar as respostas
  • Anônimo
    Há 1 década

    olá vc disse ser gay...

    mais vc assumiu isso..

    ou guardou tudo pra vc como medo da reação dos seus pais , amigos ,etc

    si ñ assumiu sua sexualidade em primeiro lugar deveria se aceitar

    e ser vc mesmo e nunca mudar para agradar as pessoas

    vc deve estar com depressão procure um medico ...

    • Faça login para comentar as respostas
  • Há 1 década

    Amigo, quem vai saber o que você tem é um profissional de saúde mental. Faça um esforço e procure um o mais rápido que puder! Já passei por uma situação parecida e te digo, isso vai passar! É só você querer. Confie em Deus e em si mesmo.

    • Faça login para comentar as respostas
Tem mais perguntas? Obtenha suas respostas perguntando agora.