promotion image of download ymail app
Promoted
Anônimo
Anônimo perguntou em Artes e HumanidadesLivros e Autores · Há 1 década

Você prefere escrever em prosa ou em verso ?. Curte contos, sonetos?

Eu acho fantástico quem consegue escrever em verso, mas eu me sinto mais liberto em prosa, acho que se tem mais chances de divagar, de sair da trilha e voltar.

Sou amador, alguém que curte escrever, discorrer sobre assuntos diversos.

Você curte escrever, fazer poesias, contos, pequenos textos ?.

Conte aqui, mostre algo que escreveu, algum ensaio.

Você que é profissional ou experiente, deixe sua dica de como escrever bem um verso, fale tecnicamente da métrica.

Enfim, vamos comentar sobre o "escrever".

Como estamos carentes de bons escritores, com idéias novas.

E quem deseje patentear seus escritos, como e onde deve se dirigir ?.

Abração.

14 Respostas

Classificação
  • Resposta favorita

Olá, Amigo Oculto,

Eu sempre adorei escrever, e tenho algumas matérias publicadas em alguns jornais de São Paulo e Rio de Janeiro. Também já entrevistei muitas pessoas, algumas famosas, principalmente à época dos chamados Anos de Chumbo. E já fiz biografias às quais, por contrato, não pude assinar ("ghost writer", ou escritor fantasma).

Gosto mais de escrever romances, ou textos curtos, prosa etc., talvez até pq por total falta de capacidade para fazer poesias, com suas métricas e rimas. O conto, por incrível que pareça, é um dos textos mais difíceis de ser escrito. Quase tanto quanto a poesia.

Uma vez, quando minha filha cursava o Colegial, sua professora de Artes pediu que alguém da família escrevesse uma poesia para o aluno, e como sobrou pra mim, eu fiz um lindo acróstico para ela, respeitando toda a métrica poética.

E sabe como fiz?....Aproveitando aquela belíssima poesia de Pablo Neruda (do qual sou fã incondicional), 'Una Canción Desesperada', mudando uma ou outra palavra para coincidir com o nome de minha filha, na vertical...kakakaka...

(Espero que vc nunca conte a ela... e nem a ninguém mais....isto se chama plágio: e bem descarado da minha parte, confesso....kakakakaa...).

Um forte abraço, e parabéns pela interessante e inteligente pergunta.

E.T.: Quanto a 'patentear' (na verdade, registrar como propriedade intelectual), vc poderá fazê-lo na Biblioteca Nacional (RJ, com filiais em grandes cidades e capitais).

Vc deve xerocopiar todo o trabalho e assinar ou rubricar página por página, e com o pagamento de uma taxa de cerca de vinte reais.

Um abraço

• Commenter avatarFaça login para comentar as respostas
  • Há 1 década

Olá amigo !

Td bom!?

Eu como POETA já de tempos....

Eu prefiro escrever em forma de VERSOS, pois pra mim parece melhor....entre liberar as minhas emoções....

Sou mais livre....

Eu até que gosto de CONTOS....mas é muito dificil eu fazer...sou mais a base da poesia mesmo...essas que eu gosto...

Já fiz sonetos....mas sou ligado aos CORDEIS....

Geralmente os meus versos variam....na maioria de entre 7 a 10 silabas.....(ou até mais)

Pra escrever é preciso ter EMOÇÃO e muita força de vontade e buscar algo que traga INSPIRAÇÃO a alma....

É mais ou menos assim que funciona...

Tenho esse texto aqui....de minha autoria no meu site de poesias...

http://recantodasletras.uol.com.br/poesiasdeamor/2...

NÃO ESQUEÇA, ANTES DE LER, COMENTE!

Abraços!

Fonte(s): Poeta do amor
  • Anônimo
    Há 1 década

eU CURTO ALGUNS SONETOS SIM!

tenho alguns lá em casa!

bjuxxxxxxxxxxxx

Fonte(s): ^^
  • -
    Lv 7
    Há 1 década

Querido,

Eu comecei a escrever a pouco tempo !!

Parece piada ..mas estou escrevendo contos ..estorinhas de todos os gêneros .. rs

Tipo romances, dramas, sexy (não gosto de dizer erótico, rs), infantil, cômigos e até mesmo policial !! rs

Meu blog está em construção..o antigo que tinha eu deletei (só postava poesias e contos de grandes escritores) .. mas o que estou montando será estórias minhas mesmo !!

Aprecio muito poesia, mas estou longe de aprender a fazê-las ..aqui neste site tem grandes poetas como o Aquazul, o White Cat (sumido), Germinal (sumida), Nuti (sumida), e o Sarte que escreve coisas super inteligentes.. se vc for no blog dele vai encontrar muita coisa bacana por lá..é um menino prodígio, rs

Eu postei um dos primeiros contos que fiz e pedi os comentários dos amigos do site..uns responderam por aqui, mas recebi muitos e-mails de elogios e críticas .. não apimentei mais o conto por vergonha mesmo ..mas acho que pra iniciante ficou bacana !! rs

É isso !!

Beijos e se cuide !!

Camila

• O que você acha das respostas? Você pode entrar para votar em uma resposta.
  • Há 1 década

Oi amigo, tanto faz escrever em prosa ou verso, acho que o importante é escrever algo que tuas experiências te mostraram e a vivencia que temos do dia a dia.

O que vem abaixo é algo das coisas que me aventuro a escrever.

Dos meus filhos é meu amor incondicional.Minha convivência com eles me fez crescer, dando forma no que sou.

Dos meus netos é minha herança genética. Meu contacto com eles transformou-me em algo melhor, mais suave, mais harmônico.

Dos meus irmãos é o meu respeito. Meu relacionamento com eles me ensinou a aparar arestas atravez de encontros e desencontros.

Dos meus amigos é a minha amizade sincera. Com eles pude compartilhar e trocar idéias para aprimorar meu crescimento, mesmo nos atritos.

Mas mesmo assim me iludo, quando julgo ser o dono de tudo, dos momentos, das palavras e de que tudo poderia ser meu para sempre.

Beto Ornellas, 29/12/09.

Um grande abraço.

• Há 1 década

Na adolescência escrevi muitos versos, agora já não escrevo nem prosa.

• Há 1 década

Prefiro versos por causa das rimas e sao mais pequeninos, ja a prosa pode variar

Euh tenho um blog onde escrevo alguns devaneios, mas nao costumo escrever em prosa ou verso, apenas o dia a dia

Se quiser passe la dar uma olhadela -> http://thinkingto.blogspot.com

Fonte(s): My mind :)
  • ?
    Lv 5
    Há 1 década

Eu curto tudo: prosa, sonetos, poesias, cordéis e contos... e te deixo uma poesia minha:

"Vôo"

Voar em pleno gôzo da Liberdade.

Sem rumo certo, seguir.

Procurando nada, apenas

Ser ave de livres asas.

Sorrir para o Sol.

Sem temer do horizonte

A mudança das estações.

Sem esperar da chuva

Algo triste

Mas a alegria

Do arco-íris.

Bater as asas pelo céu

Sem limite certo, encostar no galho.

E dormir sem temer da noite

O canto amargo da morte.

Tecer um ninho, futuras ninhadas

À voarem livres pelo céu

Das grades de um amanhã.

Debora F

Bjo!

:)

Fonte(s): Meu espacinho no Recanto das Letras: http://recantodasletras.uol.com.br/autores/deboraf
  • Há 1 década

Sob a vidraça que a cortina vela, a lâmpada murmura... eu sou a luz, que vem lhe desejar uma boa semana.

Curto muito, mas não gravo nenhuma.

>Muita Paz<

• Há 1 década

Olá,Amigo!

As duas formas se encaixa legal quando o assunto requer,consigo.

Porem;gosto de brincar em rimar, legal também.

Tem mais perguntas? Obtenha suas respostas perguntando agora.