Noções básicas sobre ácidos,bases,sais e óxidos?

Seguir
  • Seguir de forma pública
  • Seguir de forma privada
  • Deixar de seguir
ola pessoal, estou estudando para uma prova e um dos itens requer esse conhecimento, alguem poderia ajudar?
Melhor respostaEscolha do autor da pergunta
Ácido (de Arrhenius) - são todas as substâncias que quando em solução aquosa, liberam como cátion exclusivamente o H+ (e este reage com a água, formando H3O+). São substâncias moleculares e sempre sofrem ionização, nunca dissociação. Sempre o H+ é o cátion.
Fórmula geral: HxA (A = ânion e x o módulo da carga, ex.: A^-3, x será |-3| = 3, ou seja, H3A, A pode ser oxigenado ou não)
Ex.: H2SO4(aq) é o ácido sulfúrico.

Base (de Arrhenius) ou hidróxido - são todas as substâncias que quando em solução aquosa, liberam como ânion, exclusivamente o OH-. São substâncias, em geral iônicas.
Fórmula geral: C(OH)y (C = cátion e y = sua carga/Nox)
Ex.: NH4OH, Ca(OH)2, NaOH etc.

Sal: toda substância que possuam pelo menos um cátion diferente do H+, e pelo menos um ânion diferente do OH-. São iônicos, podem ser originados pela reação de um ácido de Arrhenius com uma base de Arrhenius, entre óxidos (anidridos e básicos), etc..
Fórmula geral: CxAy (C = cátion; A = ânion; x = módulo da carga do ânion; y = carga do cátion; x e y, caso possam ser simplificados, mas permanecendo nºs inteiros, o faça).
Ex.: CaSO4 (e não Ca2(SO4)2), Na2SO4, NaCl etc.

Óxido: são compostos binários (compostos com apenas dois elementos químicos), um deles sempre o oxigênio e, o O é o elemento mais eletronegativo que o outro.
Fórmula geral: CxOy (O = oxigênio, x = carga do O e depende do tipo de óxido - óxidos, peróxidos, superóxidos etc. -, y = carga do C, se puder simplificar, o faça).
Ex.: CaO (e não Ca2O2), Na2O, MgO (e não Mg2O2), etc.


PS:

Os sais podem sim conter OH- e/ou H+. Ex.:
Hidrogenossais (contem H+): Podem conter este cátion, mas deve conter outro (não pode conter exclusivamente este cátion, como nos ácidos): NaHSO4 (cátions: Na+ e H+), CaHPO4 (cátions: Ca²+ e H+), etc.

Hidróxissais (contém OH-): podem conter este ânion, mas deve conter outro (não pode conter exclusivamente este ânion, como nos hidróxidos): Na3(SO4)OH, Fe(SO4)OH etc.

Outra coisa, caso o "óxido" tenha flúor, este não será óxido, pois o F é mais eletronegativo que o oxigênio.




Espero ter te ajudado!!!


~~> єš¢σℓнα υмα мєℓнσя яєšρσšтα ραяα αš šυαš ρєяgυηтαš! <~~

Nome: ηαιℓšση я.
Sub.Cat: Química.
Aviso: CASO IGNORE ESTE AVISO, PARAREI DE RESPONDER-LHE. Peço educadamente que não deixe suas perguntas irem para votação. Escolha a MR para eles (pode ser qualquer uma, mas escolha a que lhe ofereceu maiores informações).
Data: šãσ ραυℓσ, 28 ∂є נαηєιяσ ∂є 2010 - нσяáяισ ∂є νєяãσ - 19:24

Source:

Eu mesmo!

Classificação e comentário do autor da pergunta

5 de 5
Muito Bom
  • Taxa
  • Comentário

Outras respostas (1)

  • fleur respondido 4 anos atrás
    ÁCIDOS:
    - Sua fórmula começa com H+ (cátion hidrogênio).
    Ex.: HCN (ácido cianídrico), H2SO4(ácido sulfúrico).
    - Têm sabor azedo.

    BASES:
    - Sua fórmula termina com (OH)- (radical hidroxila).
    Ex.: NaOH (soda cáustica).
    - Têm sabor adstringente (amarrento, tipo fruta verde).

    SAIS:
    - Surgem da reação entre um ácido e uma base.
    - Nunca começam com H+ ou terminam com (OH)-.
    Ex.: NaCl (cloreto de sódio - sal de cozinha).

    ÓXIDOS:
    - São compostos binários (só tem dois tipos de elemento químico nas suas fórmulas).
    Ex.: CO2 - tem C (carbono) e O (oxigênio) na sua fórmula.
    - O segundo elemento da fórmula SEMPRE É O OXIGÊNIO.


    Conceitos básicos e bem resumidos, pra ficar fácil de decorar.
    Se vc quiser se aprofundar mais, é melhor dar uma olhada na web.

    Fonte(s):

    Eu mesma.
    • 1
    • Comentário
  • Sign In 

    para adicionar sua resposta

Quem está seguindo esta pergunta?

    %
    MELHORES RESPOSTAS
    Membro desde:
    Pontos: Pontos: Nível
    Total de respostas:
    Pontos nesta semana:
    Seguir
     
    Deixar de seguir
     
    Bloquear
     
    Desbloquear