Campo Semântico - URGENTE!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!...

Seguir
  • Seguir de forma pública
  • Seguir de forma privada
  • Deixar de seguir
épa, preciso desssa coisa se faz favor e é preciso BEM RÁPIDO!!!!!!!!!
Atualização : religião
Melhor resposta
campo semântico

O conjunto das significações assumidas por uma palavra e as relações precisas que se podem estabelecer entre os termos diz-se campo semântico. Todorov (Langages) considera campos semânticos as "microestruturas" que constituem a estrutura semântica de uma língua, "no interior das quais os termos constitutivos entretecem relações precisas e formalizáveis".
O Dicionário de Termos Linguísticos (vol. II, de Maria Francisca Xavier e Maria Helena Mateus) considera campo semântico" um conjunto de lexemas ou outras unidades linguísticas que se encontram ligadas semanticamente. O termo surge muitas vezes como sinónimo de campo lexical, mas é necessário ter em consideração que este, ao contrário de campo semântico, tem uma significação menos ampla, pois designa apenas conjuntos de lexemas".
As associações possíveis entre palavras que se relacionam por significado, símbolo, conotação ou mesmo um aspecto rítmico, contribuem para a compreensão e leitura do texto.
Exemplos:
- campo semântico de navegar: navegar, marear, velejar, sulcar, vogar, singrar, navegar (na net)
- campo semântico que traduz o sentido genesíaco: cio, procriar, fermento, germinar, semente, semear, sexo, sémen, fecunda, seiva, parir
- campo semântico em torno do conceito de morte: dar o badagaio; bater a bota; partir; ir de esta para melhor; falecer; apagar-se; etc.

Nota:
Aparentemente parece não existir grande diferença entre campo lexical e campo semântico. No entanto, o primeiro apenas agrupa palavras referentes a uma determinada área da realidade (por exemplo, as cores do arco-íris formam um campo lexical) e o segundo organiza-se pelo sentido (valor semântico) que a palavra (ou a expressão) pode adquirir conforme o contexto em que acontece ou pelas relações precisas com um determinado significado.
Podemos, de forma prática, quase dizer, que o campo lexical remete para os significantes e o campo semântico para os significados.




: >.http://www.infopedia.pt/$campo-semantico...

Boa Sorte!
  • 1
  • Comentário

Outras respostas (2)

Classificada como mais alta
  • Classificada como mais alta
  • Mais antigo
  • Mais recente
  • ƬΔƬIΔПΔ respondido 4 anos atrás
    Conjunto de palavras unidas pelo sentido. Por exemplo, o campo semântico de mãe inclui: mãe-de-família, mãe-de-santo, mãe solteira, terra-mãe, mãe-de-água,… Deve-se evitar a confusão entre campo semântico e campo associativo ou conceptual, porque este não dá conta das relações linguísticas entre os termos considerados. O campo semântico é, pois, toda a área de significação de uma palavra ou de um grupo de palavras. Se quisermos descrever o campo semântico da palavra luva, por exemplo, incluiremos nele todas as possibilidades semânticas como: luvaria, luveiro, assentar como uma luva, atirar a luva, de luva branca, deitar a luva, macio como uma luva. Foi Jost Trier quem desenvolveu a teoria dos campos semânticos. Não é possível demonstrar que todo o vocabulário esteja coberto por campos semânticos. A teoria dos campos semânticos tem-se concentrado apenas em alguns grupos bem definidos como as cores, as relações de parentesco, as experiências religiosas, etc. Segundo Stephen Ullman, “a teoria dos campos fornece um método valioso para abordar um problema difícil mas de crucial importância: a influência da linguagem no pensamento. Um campo semântico não reflecte apenas as ideias, os valores e as perspectivas da sociedade contemporânea; cristaliza-as e perpetua-as também; transmite às gerações vindouras uma análise já elaborada da experiência através da qual será visto o mundo, até que a análise se torne tão palpavelmente inadequada e antiquada que todo o campo tenha que ser refeito.

    sera q é isso???

    tomara que te ajude...

    bj
    • 1
    • Comentário
  • ? respondido 4 anos atrás
    eh tipo..

    se o significado da palavra no texto eh um susbtantivo, adjetivo e tal..

    ou sintaxe, se eh adjnuto

    Fonte(s):

    By:Fábio
    • Taxa
    • Comentário
  • Sign In 

    para adicionar sua resposta

Quem está seguindo esta pergunta?

    %
    MELHORES RESPOSTAS
    Membro desde:
    Pontos: Pontos: Nível
    Total de respostas:
    Pontos nesta semana:
    Seguir
     
    Deixar de seguir
     
    Bloquear
     
    Desbloquear