Tempo de Contribuiçao para receber auxilio Doença?

Seguir
  • Seguir de forma pública
  • Seguir de forma privada
  • Deixar de seguir
Tenho minha mae ,que tem um problema de visao recentemente ,ela nao contribui para a previdencia desde 1992 sendo 10 anos de contribuiçao,onde foi seu ultimo registro em ...mostrar mais
Atualização : Mais uma duvida devo contribuir mesmo os12 meses ou apos o 4° mes ja ...mostrar mais
Melhor resposta
  • Silvia respondido 4 anos atrás
Para ter direito ao benefício, o trabalhador tem de contribuir para a Previdência Social por, no mínimo, 12 meses (carência). Esse prazo não será exigido em caso de acidente de qualquer natureza (por acidente de trabalho ou fora do trabalho) ou de doença profissional ou do trabalho.

Terá direito ao benefício sem a necessidade de cumprir o prazo mínimo de contribuição e desde que tenha qualidade de segurado quando do início da incapacidade, o trabalhador acometido de tuberculose ativa, hanseníase, alienação mental, neoplasia maligna, cegueira, paralisia irreversível e incapacitante, cardiopatia grave, doença de Parkinson, espondiloartrose anquilosante, nefropatia grave, doença de Paget em estágio avançado (osteíte deformante), síndrome da imunodeficiência adquirida (AIDS), contaminação por radiação (comprovada em laudo médico) ou hepatopatia grave.

Pelo q diz no site, se sua mãe tem como provar p exames médicos e laudos q o início do problema de visão se deu quando ela contribuia pro INSS ela pode entrar c o pedido, mesmo sem estar contribuindo agora, caso tenha sido depois dela deixar de contribuir, vc vai ter q voltar a pagar como contribuinte individual, p guia de GPS (carnê) p no mínimo 1 ano.

Source:

• Taxa
  • Comentário

Outras respostas (3)

Classificada como mais alta
  • Classificada como mais alta
  • Mais antigo
  • Mais recente
  • FREEDON respondido 4 anos atrás
    Acho que naum.Conheço velhos que nunca contribuíram e que recebem esta ajuda.Procure INSS.
    • Taxa
    • Comentário
  • KAKA respondido 4 anos atrás
    vc comessa a pagar pra ela a previdencia e depois de tres meses ela tem direito de pedir o auxilio doenca nao a posentadoria mas ja te valendo porque ela vai receber mesmo assim
    faz isso que vc conssegue
    qualquer duvida e so me escrever bjss
    • Taxa
    • Comentário
  • Marta Veiga respondido 4 anos atrás
    Olá Rafael,

a melhor coisa é consultar um advogado ou até mesmo um escritório de contabilidade.Com certeza irão te auxiliar.Ou ainda, entre em contato com o sindicato dos trabalhadores e consulte a área juridica deles.com certeza poderão te auxiliar.

bjs

http://www.guiadeguardamoveis.com.br
    • Taxa
    • Comentário
  • Sign In 

para adicionar sua resposta

Quem está seguindo esta pergunta?

%
    MELHORES RESPOSTAS
    Membro desde:
    Pontos: Pontos: Nível
    Total de respostas: