Anônimo
Anônimo perguntou em Governo e PolíticaGoverno · Há 1 década

O que é melhor para o Brasil, Lula presidir o Banco mundial como quer Obama ou da Petrobras como quer o povo?

Obama quer que Lula seja o próximo presidente do Banco Mundial.

Revista Exame:

O presidente norte-americano Barack Obama está interessado em que o Banco Mundial, depois da crise financeira atual, tenha uma estrutura mais focada às políticas sociais e mais preocupada com os países mais pobres do planeta. Para isso, Obama teria proposto para a presidência da instituição o nome do presidente brasileiro, o ex-metalúrgico Luiz Inácio Lula da Silva, a quem define como "o político mais popular do mundo".

A notícia chegou à imprensa no número que acaba de chegar às bancas da prestigiosa revista econômica brasileira "Exame", do grupo Abril. Assinada pelo colunista semanal, Marcelo Onaga, a informação não foi confirmada nem desmentida pelo governo, nem pelos setores da diplomacia. Questionado por "El País", o chefe do gabinete de imprensa de Lula, o diplomata Marclo Baumbach, respondeu: "Para a Presidência da República o assunto deve ser tratado como rumor, sobre o qual não cabe fazer comentários".

Em sua coluna, Onaga escreve: "Representantes do presidente americano teriam consultado informalmente pessoas próximas a Lula para saber qual seria a reação do presidente brasileiro ao convite [para presidir o Banco Mundial]. Ouviram que, no mínimo, Lula se sentiria honrado". Consultado por telefone, o jornalista de "Exame", confirmou que sua fonte foi o Departamento de Estado norte-americano, ainda que a notícia não seja ainda oficial. A pessoa próxima a Lula consultada pelos assessores de Obama seria alguém de total confiança do presidente, segundo Onaga, que pediu a este jornal para não ter o nome da fonte publicada.

Lula é conhecido como um político latino-americano que soube conciliar - como ressaltou ontem (1º) em seu discurso de posse como presidente de El Salvador, Maurício Funes - "uma política econômica severa com políticas sociais de grande alcance". Entre outros mandatários presentes no ato, estavam Lula e a secretária de Estado norte-americana, Hillary Clinton. Ela se mostrou de acordo com as palavras de Funes. O novo presidente salvadorenho afirmou em seu discurso que ele se inspirou na política de dois presidentes atuais: Obama e Lula.

Se confirmado a presidência de Lula no Banco Mundial, seria a primeira vez em 65 anos que à frente da instituição estaria um não norte-americano. O mandato do atual presidente, Robert Zoellick, termina em 2011 e Lula deverá deixar o seu cargo exatamente em janeiro de 2011.

Lula, que não fala inglês, seria uma figura simbólica no Banco Mundial, que representaria uma alma nova na instituição, uma alma de aspecto social, e faria com que Obama oferecesse ao mundo uma espécie de redenção de uma instituição acusada tantas vezes de fazer uma política voltada aos mais ricos do planeta. O presidente brasileiro tem criticado várias vezes ao longo da crise econômica a política elitista do Banco Mundial.

23 Respostas

Classificação
  • Há 1 década
    Melhor resposta

    Com certeza mudaria a cara da instituição - Em 1989 ele dizia que mudaria a cara deste país se fosse eleito (não foi) mas em 2005 o Brasil começou a mudança que hoje é vista por todo o mundo (Claro. não contando com os 16% que não deixaram suas fichas cair ainda)

  • Há 1 década

    Um Presidente do Banco Mundial, não é uma figura simbolica, tem que ser um homem dinamico, com altissima capacidade, isto esta mais que provado com os inegaveis resultados positivos, na liderança de um dos mais dificeis paises do Mundo, a ser governado, que é o Brasil.

    Quanto a não falar inglês, não tem a minima importancia, existem os tradutores. Nenhum lider Mundial fala todas as linguas do Mundo, e não é por isso que deixa de existir intercambio entre os governos.

    Nos adorariamos que o Senhor Presidente do Brasil aceitasse o cargo, ainda que saibamos do amor que nutre pelo seu Pais, embora existam brasileiros, no caso, MAUS brasileiros, que fingem não ver os resultados conseguidos em seu governo, que deixaram o Mundo boqueaberto.

    E, meu caro Moisés, não é so Obama que quer Lula da Silva para o cargo, é O MUNDO, que precisa dele, e sabera dar-lhe o valor devido, que muitos do seu proprio pais, tentam jogar na lama.

    Claro que para o Brasil seria melhor ter Lula na Petrobras, mas para o Mundo, seria no Banco Mundial, ainda que saibamos, que entre o dinheiro, e a progeção social do cargo no Banco, e o seu amor ao Brasil, talvez ele siga o coração, o que lamentaremos muito.

    Feliz a Patria que tal filho tem.

  • Anônimo
    Há 1 década

    Puxa, todos querem Lula, além do povo brasileiro, os hermanos de Latino-America, os estadunidenses, os europeus, enfim a disputa para ter Lula está grande.

    Para tristeza dos oposicionistas, que só servem para tirar os sapatos nos aeroportos dos EUA.

  • Há 1 década

    Difícil escolha..

    Se será uma figura simbólica lá no Banco Mundial, talvez possa conciliar as duas atividades e aqui no seu eficiente e funcional idioma, com sua competência indiscutível, comandar de fato a Petrobrás..

    Lula não deixará de participar com o progresso do Brasil por uma vaidadezinha à toa, continuará seu trabalho apaixonado e competente, como fez até agora, e graças aos bons resultados que obtém continuar sendo para o mundo o homem admirável que é. Que não lhe venham com uma aposentadoria honrosa, isso sempre foi o sonho do "outro" presidente que nunca fez por merecer nem uma mençãozinha piedosa...

    Enquanto isso, a oposição se rói de raiva e inveja.. ahahahahahahaha..

    Bom dia!

    Beijos e margaridas na janela

  • O que você acha das respostas? Você pode entrar para votar em uma resposta.
  • Há 1 década

    Não sei o que é melhor: Ver o Lula brilhar lá fora ou ver a cara dos tucanos por isso.

  • Anônimo
    Há 1 década

    Se isso vier a se concretizar, isso seria uma proeza fantastica do Presidente Lula. Mesmo que a indicacao nunca chegue realmente a acontecer, o mero fato de que o nome dele tenha sido cogitado para o cargo, trata-se de um acontecimento inusitado e de muito prestigio, o que prova que realmente o nosso presidente esta na CRISTA DA ONDA.

    Na verdade, trata-se da consolidacao do reconhecimento internacional do qual ele ja desfruta. Pois a competencia administrativa do Presidente Lula da Silva eh notoria, haja visto os avancos alcancados no campo domestico. Alem do mais, estamos vivendo uma nova ordem mundial, onde finalmente as instituicoes tradicionais buscam novas maneiras de se adaptarem a realidade do mundo pos-crise. Sob o comando do Lula, o Brasil mostrou um modelo austero de responsabilidade regulamentaria de suas insticoes financeiras, e ainda uma genuina preocupacao com o desenvolvimento social e a irradicacao da pobreza.

    Somente aqueles de pouca visao, ou cujo o orgulho e a soberba sao tao grandes, ainda se recusam a aceitarem o fato de que o Presidente Lula Da Silva, tem meritos sem precedentes como governante do Brasil. E se ele fez bem aqui, pode fazer bem la fora!

    Um verdadeiro patriota sentir-se-a orgulhoso com um fato historico desse, ja o mau brasileiro, prefere se apegar ao criticismo destrutivo ao inves de desfrutar desse maravilhoso momento pelo qual passa o Brasil.

  • Há 1 década

    Puxa, todos querem Lula, além do povo brasileiro, os hermanos de Latino-America, os estadunidenses, os europeus, enfim a disputa para ter Lula está grande.

    Para tristeza dos oposicionistas, que só servem para tirar os sapatos nos aeroportos dos EUA. (2)

  • Há 1 década

    Colocar raposa para tomar conta de galinha!!!

  • Há 1 década

    Luladrão não administra coisa alguma, só alguém despreparado ou que mama nas tetas do governo par supor um disparate desses, nem o banco da praça esse gnomo pode dirigir, é uma besta, não basta o cara achar que sabe é preciso saber.

    É uma figura internacional par tu e tuas negas quem tem preparo intelectual sabe que o teu presidente das couves é só um pelego vendido.

    Tu me parece inteligente fazes estas questões ou por que mamas ou por que queres mesmo debate, debate em que serás vencido e 3 minutos!

  • Anônimo
    Há 1 década

    O Lula ainda vai ser algo assim como uma espécie de "Reza Pahlevi" do Brasil. Rsrsrsrs. Ele já saiu no Reader's Digest? Rsrsrs.

Tem mais perguntas? Obtenha suas respostas perguntando agora.