Quero 20 parônimos e 20 homônimos e seus respectivos significados!me ajudem?

Seguir
  • Seguir de forma pública
  • Seguir de forma privada
  • Deixar de seguir
presiso muito disso!
Melhor resposta
  • ? respondido 4 anos atrás
bserve:
Ex: Eu disse para o senhor colocar a sela no cavalo, não o cavalo na cela….

As palavras tem a mesma pronúncia, mas o significado diferente.
Sela – instrumento de montaria, arreio.
Cela - cadeia, quarto pequeno.

Outros exemplos:
Tenho sede.
A sede da empresa fica em Curitiba.
O censo escolar revelou menor número de analfabetos.
Com bom senso tudo será resolvido
As palavras que apresentam a mesma pronúncia ou a mesma grafia e significados diferentes são chamadas de homônimas.
Veja alguns exemplos de homônimos:
acento = sinal gráfico assento = lugar para sentar
cheque = documento bancário xeque = nobre árabe
concerto = apresentação artística conserto = reparo
cesta = utensílio de vime sesta = descanso após almoço
sexta = numeral referente a seis
cerrar = fechar serrar = cortar com serra
As palavras que apresentam pronúncia parecida ou grafia parecida, e significados diferentes são chamadas parônimas
Exemplos:
Curto era o comprimento do vestido da noiva.
No saguão, os noivos receberam os cumprimentos.

Comprimento = tamanho, medida
Cumprimento = saudação.

Veja alguns exemplos de parônimos:
soar = fazer som suar = transpirar
peão = trabalhador rural pião = brinquedo que gira
delata = denunciar dilatar = aumentar o volume
sortido = variado surtido = cansado
destratar = tratar mal distratar = desfazer o trato


OU TAMBÉM TEM ESSE SITE-----> http://minerva.ufpel.edu.br/~marchiori.q...
Espero ter ajudado !
Bjuus' Feliz Natal

Source:

Google,
  • Taxa
  • Comentário

Outras respostas (3)

Classificada como mais alta
  • Classificada como mais alta
  • Mais antigo
  • Mais recente
  • Oº°'¨ _Carol_ ¨'°ºO respondido 4 anos atrás
    Olaááá...

    Parônimo: são palavras que apresentam significados diferentes embora sejam parecidas na grafia ou na pronúncia.


    Flagrante (evidente) / fragrante (perfumado)

    Mandado (ordem judicial) / mandato (procuração)

    Inflação (alta dos preços) / infração (violação)

    Eminente (elevado) / iminente (prestes a ocorrer)

    Arrear (pôr arreios) / arriar (descer, cair)

    -Comprimento (extensão] Cumprimento (saudação]
    -O homem fez uma bela DESCRIÇÃO da mulher.
    - Use a sua DISCRIÇÃO, Paulo.
    - O político foi CASSADO por corrupção.
    - O lobo foi CAÇADO por bandidos.

    Amoral – nem contrário e nem conforme a moral
    Imoral – contrário à moral
    Arrear – pôr arreios
    Arriar – colocar no chão
    Comprimento – extensão, grandeza e tamanho
    Cumprimento – saudação
    Descrição – falar sobre
    Discriminar – inocentar
    Emergir – mostra-se
    Imergir – mergulhar


    Homônimos: são palavras que têm a mesma pronúncia, mas significados diferentes.


    Acender (pôr fogo) / ascender (subir)

    Estrato (camada) / extrato (o que se extrai de)

    Bucho (estômago) / buxo (arbusto)

    Espiar (observar) / expiar (reparar falta mediante cumprimento de pena)

    Tachar (atribuir defeito a) / taxar (fixar taxa)

    A MANGA está uma delícia.
    A MANGA da camisa ficou perfeita.

    - A CELA do presídio está lotada.
    - A SELA do cavalo está velha.

    Acender – colocar fogo
    Ascender – subir
    Aço – metal
    Asso – verbo assar conjugado
    Censo – recenseamento
    Senso – julgar
    Cessão – ceder
    Seção – divisão
    Sessão – reunião
    Coser – costurar
    Cozer – cozinhar
    Manga – fruta
    Manga – parte da camisa
    Sexta – dia da semana (sexta-feira)
    Cesta – receptáculo
    Sesta – descanso .

    Espero que tenha ajudado !!!

    =]
    • 1
    • Comentário
  • mzcele2 respondido 4 anos atrás
    É só vc escrever "parônimo e honônimo " lá no google, assim como eu acabei de escrever, que aparecerá centenas de respostas, ai vc vai abrindo e copiando as palavras que vc escolher.

    Você deve fazer seus trabalhos, e não as outras pessoas.


    Aqui já tem um site, o resto vc pesquisa.

    http://minerva.ufpel.edu.br/~marchiori.q...

    Fonte(s):

    • Taxa
    • Comentário
  • ? respondido 4 anos atrás
    google

    Fonte(s):

    By:Fábio
    • Taxa
    • Comentário
  • Sign In 

    para adicionar sua resposta

Quem está seguindo esta pergunta?

    %
    MELHORES RESPOSTAS
    Membro desde:
    Pontos: Pontos: Nível
    Total de respostas:
    Pontos nesta semana:
    Seguir
     
    Deixar de seguir
     
    Bloquear
     
    Desbloquear