Um extintor de incêndio contém 4,4 kg de Co².calcular o volume maximo de gas liberado na atmosfera a 27ºC?

Seguir
  • Seguir de forma pública
  • Seguir de forma privada
  • Deixar de seguir
Calcular o volume máximo de gás liberado na atmosfera a 27º C e 1atm (dados: massas atômicas : C= 12 ; O = 16
Melhor respostaEscolha do autor da pergunta
  • Lester respondido 4 anos atrás
A Renata Macial esqueceu-se de converter Celcius para Kelvin:

Dados:
m = 4,4 g
MM (CO2 ) = 12 + 2 x 16 = 44 g/mol
T = 27 ºC = 27 + 273 = 300 K
P = 1 atm
R = 0,082 atm.L/K.mol
V = ??

Nº de mols(n) deCO2:
n = m / MM
n = 4,4 / 44
n = 0,1 mol CO2

Finalmente o volume(V):
P.V = n.R.T
1 x V = 0,1 x 0,082 x 300
V = 2,46 L

Classificação e comentário do autor da pergunta

5 de 5
obrigada!
  • 1
  • Comentário

Outras respostas (2)

Classificada como mais alta
  • Classificada como mais alta
  • Mais antigo
  • Mais recente
  • Chemist respondido 4 anos atrás
    Renata Maciel esqueceu de converter ºC para K. E o Leste esqueceu de converter kg para g, na hora do cálculo do nº de mol.

    4,4kg . 1000 = 4400g
    MM(CO2) = 12 + 16 . 2 = 12 + 32 = 44g/mol

    n = 4400/44
    n = 100 mol de CO2


    PV = nRT

    P = 1 atm
    V = ?
    n = 100
    R = 0,082
    T = 27ºC + 273 = 300K

    Manipulando a equação de Clayperon (que foi dada acima), teremos:
    V = nRT/P

    V = 100 . 0,082 . 300/1
    V = 2460/1
    V = 2460L


    Como temos produtos, então bastava multiplicar por 1000 o valor dado pelo Lester, já que:
    100 mol que encontrei/0,1 mol que ele encontrou = 1000 "fator de correção"

    V encontrado por ele ===> 1000V = 2460L.


    Até estranharia se um extintor desse apenas este volume de CO2. =D


    Abraços!



    ~~> єš¢σℓнα υмα мєℓнσя яєšρσšтα ραяα αš šυαš ρєяgυηтαš! <~~


    Nome: ηαιℓšση я.
    Aviso: CASO IGNORE ESTE AVISO, DEIXAREI DE RESPONDER-LHE!
    Espero ter te ajudado e não se esqueça de ESCOLHER UMA MELHOR RESPOSTA PARA AS SUAS PERGUNTAS (A QUE LHE OFERECEU MAIORES INFORMAÇÕES), NÃO AS DEIXANDO CAIR EM VOTAÇÃO!
    Data: šãσ ραυℓσ, 15 ∂є ∂єzємвяσ ∂є 2009 - нσяáяισ ∂є νєяãσ - 17:49

    Fonte(s):

    Eu mesmo!
    • 3
    • Comentário
  • Renata Maciel respondido 4 anos atrás
    PV=nRT

    M=m/n M=12+16*2=44 (massa atômica da molécula)
    44=4,4/n
    n=4,4/44
    n=0,1

    Agora é só substituir: PV=nRT R= 0,082 (constante universal, costuma ser dado nas questões)

    1*V=0,1*0,082*27
    V=0,2214 L (litro)
    • 1
    • Comentário
  • Sign In 

    para adicionar sua resposta

Quem está seguindo esta pergunta?

    %
    MELHORES RESPOSTAS
    Membro desde:
    Pontos: Pontos: Nível
    Total de respostas:
    Pontos nesta semana:
    Seguir
     
    Deixar de seguir
     
    Bloquear
     
    Desbloquear