promotion image of download ymail app
Promoted

E você, já foi mal interpretado alguma vez?

Alguma vez já aconteceu com você, de falar alguma coisa para alguém e esse alguém entender outra coisa bem diferente? Na Comunicação Verbal em alguns momentos isso pode acontecer e tenho observado que na Comunicação Escrita, a chance de termos algum problema nesse sentido aumenta consideravelmente. Veja...

Uma das coisas que pode interferir na nossa Comunicação é o nosso estado espírito. Se estamos num dia ruim, podemos ficar mais agressivos na nossa forma de nos expressar, ou mais sensíveis e "magoáveis" com relação ao que ouvimos, vemos ou lemos.

Na COMUNICAÇÃO ESCRITA não temos nada disso. Quando escrevemos, tudo que o leitor tem são as palavras que ele está lendo. E muitas vezes não nos damos conta disso. Veja um exemplo:

Quando você está falando com alguém, não há problema algum em você dizer uma frase ofensiva, por que a outra pessoa rapidamente percebe pelo seu rosto, que é apenas uma brincadeira. Ao telefone também, o som da sua risada expressa isso, a menos que o outro desligue o telefone antes de ouví-la.

Mas na hora em que você escreve, se esquecer de usar um “kkkkk” ou um “rsrsrsrs”, ou mesmo se não conseguir usar as palavras certas, que expressem exatamente o que está querendo comunicar, você pode criar uma inimizade instantânea, ofender alguém ou ser irônico sem ter tido a intenção, principalmente se quem está lendo não o conhece. Lembre-se, o leitor não tem nada que o ajude a entender o que você está querendo dizer.

(Postado por dol-men )

Livre interpretação !

Abraço carinhoso .

Lindo final de semana!

17 Respostas

Classificação
  • Há 1 década
    Resposta favorita

Eu também já meu anjinho . É muito chato mais infeslismente acontece . Como vc disse , as vezes é uma palavra , uma fase , um gesto que a outra pessoa não entende . Ou não estavá-mos em sintonia muito diferente e então as coisas ficam complicadas . Em várias areas da minha vida eu já passei por isso . Penso que isso faz parte da natureza de cada um de nós . Aqui mesmo já postei perguntas e fui mal interpretada , acabando em receber respostas até grosseiras . Um beijo amiga , com carinho , Cláudia Cristal

• Commenter avatarFaça login para comentar as respostas
  • Há 1 década

Acho que todas as vezes em que eu disse algo e meus olhos diziam outra completamente diferente!

• Anônimo
    Há 1 década

Amiga Doce Vivi,

Você já notou quando somos mal interpretados e a situação fica crítica, disparamos essa famosa frase “não foi bem assim que eu falei”. É muito comum nos concentrarmos em atividades rotineiras, tecnologias, manter-se atualizados, cuidarmos da própria aparência e tantas outras coisas que nos desafiam todos os dias, e esquecemos de um detalhe que faz toda a diferença, a comunicação.

Muitas vezes pensamos que as pessoas adivinham nossos pensamentos. Acreditamos que em um simples olhar a outra pessoa já entendeu, e também se falarmos meia dúzia de palavras já fomos entendidos e tudo vai dar certo. E com isso surge outro problema, o retorno que temos desta ação. E na maioria das vezes não é muito agradável.

Pensamos de um jeito, chegamos até a visualizar o que queremos, mas na hora de pedir, explicar o que desejamos não conseguimos por pra fora com a mesma perfeição que imaginamos. Por que será que isso ocorre? Por que será que é tão difícil expormos nossas idéias? A explicação é muito simples, falta de paciência. E essa falta não acontece de uma hora para outra, mas vem acumulando-se com o passar do tempo e por causa da rotina diária, dos desafios constantes, pressão, cobranças de todos os lados, escolhas que fazemos diariamente e cada vez em um tempo menor, nos torna seres humanos impacientes com o próximo, e diria até consigo mesmo.

A falta de paciência nos proporciona muitas falhas, principalmente em nossa comunicação.

Devemos ter paciência para falar e quem nos ouve,paciência para escutar.

Abraço amigo e carinhoso para você.

Ótimo final de semana !

• Anônimo
    Há 1 década

Você tem toda razão e espero que você encontre sempre compreensão. No entanto, devemos lembrar que: "a boca fala o que o coração está cheio".

Bj e alegria de criança!

• O que você acha das respostas? Você pode entrar para votar em uma resposta.
  • Anônimo
    Há 1 década

Oi! Doce Vivi, sim, muitas vezes. Um a delas foi aqui no Yr, por uma pessoa que estava add a minha rede de amigos, ela fez uma pergunta sobre matemática, mas como nunca tinha tido a oportunidade de comunicação com ela, respondi que sentia muito mas era péssimo em matemática, tentando apenas dar uma satisfação. Mas fui mal interpretado ,minha resposta foi denunciada, recebi uma advertência com a perda de 10 pontos, que pra mim não tem o menor valor.

O que vale são as minhas amizades. Apenas deletei ela, mas fiquei desmotivado pra continuar respondendo, continuo presente, no Yr dando as estrelinhas e positivando as respostas que não faltam com respeito ao autor da pergunta.

Que Deus te proteja!

Um abraço à todos do YR...

Fonte(s): Myself.
  • Sim, isso já aconteceu comigo.

Como foi bem explicitado no texto eu tenho uma certa mania

de escrever o que me vem a cabeça, esquecendo-me que quem

está lendo não está ME vendo, penso que isso complica um pouco sim.

Da mesma maneira já interpretei mal algumas pessoas também, isso

acontece, somos impacientes quando lemos algo, a primeira interpretação

muitas vezes não é a correta.

Tento me corrigir sempre e peço desculpas quando dou essas escorregadas, quem

não me conhece e principalmente meu humor meio estranho, hehehe, pode melindrar.

Um beijo Vivi, inté

Paz e Bem, sempre!

• Anônimo
    Há 1 década

eu sempre sou mal interpretada porque eu sou 100% sincera então as pessoas não gostam disso

• Anônimo
    Há 1 década

Amiguinha, quantas vezes eu sou mal interpretada na escrita e nas atitudes.

Vai muito também do humor e boa vontade de quem esta lendo ou perto da gente.

Não faz muito fui mal interpretada. Costumo usar muitos pontos de exclamação quando escrevo, para demonstrar ênfase. Um dia desses, usei meus pontos queridos e uma pessoa entendeu que eu estava braba, discordando com veemência, enquanto que eu estava era concordando com veemência.´

Quando alguém lê o que outros escrevem, não conta com outros recursos para "decifrar" as intenções do autor, recursos estes que usamos nas nossas relações diárias: observação de gestos, tom de voz, olhares...

Acontece com muita frequência quando converso com meu amado pelo MSN, as vezes estou brincando e a partir daí acaba virando discussão.

Paciência, né ?

Tenha um lindo final de semana!!!

Turminha manda bjinhos.

• Há 1 década

sim muitas vezes

• Anônimo
    Há 1 década

Comadre Doce Vivi,

Quando sinto que minha amadinha está nervosa ou agitada, eu fico caladinho...

A maioria dos problemas causados em um relacionamento é essa falta de entendimento na comunicação.

Aprendi que muitas vezes é melhor ficar calado,do que falar ou fazer besteira e arrepender depois...

Tudo de bom para você e sua familia!

Turminha,Amada e eu, mandamos abraços.

Tem mais perguntas? Obtenha suas respostas perguntando agora.