Mencione as características dos cordados e diga quais são os dois grandes subgrupos?

Seguir
  • Seguir de forma pública
  • Seguir de forma privada
  • Deixar de seguir
Melhor resposta
  • Harumi respondido 4 anos atrás
CORDADOS

Os cordados (Chordata, do latim chorda, corda) constituem um filo dentro do reino Animalia que inclui os vertebrados, os anfioxos e os tunicados. Estes animais são caracterizados pela presença de uma notocorda, um tubo nervoso dorsal, fendas branquiais e uma cauda pós-anal, em pelo menos uma fase de sua vida. Os cordados compartilham características com muitos animais invertebrados sem notocorda, quanto ao plano estrutural, tais como simetria bilateral, eixo anteroposterior, metamerismo e cefalização. O grupo abrange animais adaptados para a vida na água, na terra e no ar.

Os cordados, juntamente com dois outros filos, o Hemichordata e o Echinodermata, formam o grupo dos deuterostômios (Deuterostomia), ligados por diversos aspectos embrionários peculiares, na forma de suas larvas, pelo desenvolvimentos das aberturas embrionárias e da cavidade peritonial ou peritônio (evolução do celoma dos invertebrados). Internamente os cordados são divididos em três subfilos: Urochordata, Cephalochordata e Vertebrata, principalmente com base nas características da notocorda. Nos urocordados, o estágio larval têm notocorda e tubo neural, ambas desaparecendo no estágio adulto. Os cefalocordados têm notocorda e tubo neural, mas sem vértebras. Já nos vertebrados, exceto nas feiticeiras (Myxini), a notocorda foi reduzida e o tubo neural foi circundado por uma coluna vertebral cartilaginosa ou óssea.

As relações filogenéticas dos cordados ainda não são bem compreendidas, existindo vários esquemas classificatórios conflitantes. Muitas de suas classes são parafiléticas, não atendendo as exigências da cladística, onde somente táxons monofiléticos são reconhecidos como entidades taxonômicas válidas. Ecologicamente, os cordados estão entre os animais mais facilmente adaptáveis e são capazes de ocupar a maioria dos habitats existentes.

Os cordados se dividem em protocordados, os cordados mais primitivos, destituído de coluna vertebral e caixa craniana e os eucordados, mais evoluídos, pois, além de apresentarem coluna vertebral têm crânio com encéfalo.

O filo Chordata subdivide-se em três subfilos: Urochordata, Cephalochordata e Vertebrata. A classificação destes dois subfilos está baseada na posição da notocorda no corpo do animal: Urochordata, apresenta o notocórdio na cauda e somente na fase larval; nos Cephalochordata, ela se estende por todo o corpo, persistindo até a fase adulta. Ambos são considerados animais invertebrados. Os Vertebrata caracterizam-se pela presença de vértebras e pelo desenvolvimento do crânio.

Características
O termo cordado possivelmente refere-se a um possível grupo parafilético (por excluir os vertebrados). Dentre as principais características dos animais cordados se encontram: simetria bilateral; corpo segmentado; três camadas germinativas; notocorda presente em algum estágio do ciclo da vida; peritônio envolvendo os órgãos abdominais; tubo nervoso dorsal único (porção anterior do tubo nervoso, em geral alargada para formar um encéfalo); bolsas faríngeas presentes em algum estágio do ciclo da vida; em cordados aquáticos ela se desenvolve em fendas faríngeas;
cauda pós-anal normalmente projetando-se além do ânus em algum estágio, mas pode ou não persistir; músculos segmentares dispostos em um tronco não-segmentado;
coração ventral, com vasos sanguíneos, dorsais e ventrais; sistema circulatório fechado;
sistema digestivo completo; endoesqueleto cartilaginoso ou ósseo presente na maioria dos membros
  • Taxa
  • Comentário

Outras respostas (1)

  • Andarilho vital respondido 4 anos atrás
    Presença de notocorda (corda dorsal);
    Presença de tubo nervoso (neural) dorsal;
    Presença das fendas branquiais ou faringeanas;
    São animais de vida livre (exceto as lampréias, que são parasitas);
    São bilatérios;
    O corpo é segmentado ou tagmatizado.

    Dividem-se em dois grandes grupos: protocordados e eucordados (vertebrados).

    Abraços! xD
    • Taxa
    • Comentário
  • Sign In 

    para adicionar sua resposta

Quem está seguindo esta pergunta?

    %
    MELHORES RESPOSTAS
    Membro desde:
    Pontos: Pontos: Nível
    Total de respostas:
    Pontos nesta semana:
    Seguir
     
    Deixar de seguir
     
    Bloquear
     
    Desbloquear