O que é leite pasteurizado, padronizado e homogeneizado?

Seguir
  • Seguir de forma pública
  • Seguir de forma privada
  • Deixar de seguir
Eu vi isso escrito no pacote de leite no supermercado...
Melhor resposta
Leite Pasteurizado é aquele que foi submetido ao processo de pasteurização. Esse processo consiste no aquecimento do leite a uma determinada temperatura por um determinado tempo, geralmente
72°C / 15 segundos, ou 65°C / 30 minutos. A finalidade é eliminar microrganismos patógenos, causadores de doenças.

Leite Padronizado é aquele que teve adição ou remoção de gordura, pois a mesma deve se situar em 3%. E ao contrário do que foi dito pela nossa amiga Eliza, o leite Tipo A e o Tipo B também podem ser padronizados (Consultar Instrução Normativa n°. 51 de 2002).

Leite Homogeneizado é aquele que sofreu o processo de homogeneização. O processo consiste na inserção do leite em um equipamento chamado homogeneizador, que trabalha a alta pressão. A diferença de pressão da entrada do leite com a pressão interna do equipamento são responsáveis pela quebra do glóbulo de gordura em glóbulos menores. Esse processo é aplicado geralmente em Leite Longa Vida (UHT) e Leite Tipo A.

Um mesmo leite pode ser pasteurizado, padronizado e homogeneizado.

Qualquer dúvida:

www.industriadelaticinios.blogspot.com

Source:

www.industriadelaticinios.blogspot.com
  • 1
  • Comentário

Outras respostas (2)

Classificada como mais alta
  • Classificada como mais alta
  • Mais antigo
  • Mais recente
  • Eliza respondido 4 anos atrás
    LEITE PASTEURIZADO:

    A pasteurização é empregada para garantir ao consumidor um leite seguro, isento de microrganismos que podem causar doenças no homem.
    Pasteurizar consiste no aquecimento do leite a uma determinada temperatura, por um
    determinado tempo, visando eliminar bactérias patogênicas e reduzir as deterioradoras,
    seguido de resfriamento, aumentando a vida útil do leite, sem alteração sensível da sua
    composição nutricional e sensorial.
    Nunca esquecer que a Pasteurização é um recurso, usado para retardar a
    deterioração do leite. O processo, se bem executado, permite destruir a totalidade das
    bactérias nocivas à saúde e reduzir muito aquelas que não fazem mal, que apenas azedam
    o leite. O leite pasteurizado, portanto, dura mais e não oferece riscos para o consumo.
    A pasteurização é um tratamento indispensável e obrigatório. Além das vantagens
    mencionadas, ajuda também na uniformização do produto final e melhora a ação dos
    fermentos pela eliminação da concorrência de bactérias.
    Leites pasteurizados devem ser mantidos em refrigeradores durante todo o tempo: na indústria, no comércio e em casa; o transporte do leite do mercado ou padaria até em casa deve ser o mais rápido possível.
    A refrigeração do leite é importante para evitar que ele estrague mais rapidamente, ou seja, antes de chegar ao fim do prazo de validade. A razão disso acontecer é porque existem bactérias que sobrevivem à pasteurização e que, apesar de não fazerem mal à saúde, podem estragar o produto.
    O consumidor deve ficar atento para voltar o leite rapidamente à geladeira, também após o uso, porque quanto mais tempo o leite fica fora da geladeira, mais rápido ele azeda.


    LEITE PADRONIZADO:

    Padronização é a retirada parcial da gordura do leite. Mantém constante o teor no
    produto final. O leite é padronizado tipo C e UHT é padronizado com 3% de gordura. Feita
    por desnatadeiras centrífugas, o laticínio usa para si o creme retirado para a fabricação de
    manteiga, requeijão, etc. Os leites tipo A e B não sofrem padronização, devem ser integrais.


    LEITE HOMOGENEIZADO:

    A expressão “Homogeneizado” pode vir escrita na embalagem para identificar o leite que passou pelo processo chamado de homogeneização. A homogeneização é o processo que consiste em passar o leite à pressão através de um aparelho semelhante a um coador com buracos muito pequenos, reduzindo então o Tamanho dos glóbulos graxos, evitando portando a separação da gordura. A homogeneização serve para impedir a formação de nata no leite pasteurizado, sendo
    essencial para o leite, deixando o leite mais branco, melhorando o aspecto,
    palatabilidade e digestão e ainda melhora a qualidade do queijo e iogurte.

    Espero ter ajudado!!!!!
    Beeijoooos e Feliz Natal!
    • 1
    • Comentário
  • Null respondido 4 anos atrás
    Pasteurizado quer dizer que o leite foi aquecido a uma temperatura muito alta afim de matar todas as bactérias que estivessem ali.
    Padronizado que dizer que todo o processo de fabricação e industrialização é padão ou seja segue uma escala onde todas seguem igualmente.
    Homogeneizado quer dizer que a qualidade do leite é igual em todos os saquinhos e nenhum é melhor do que o outro.
    Entendeu!?
    =====Abraços.=====
    • Taxa
    • Comentário
  • Sign In 

    para adicionar sua resposta

Quem está seguindo esta pergunta?

    %
    MELHORES RESPOSTAS
    Membro desde:
    Pontos: Pontos: Nível
    Total de respostas:
    Pontos nesta semana:
    Seguir
     
    Deixar de seguir
     
    Bloquear
     
    Desbloquear