Qual o processo para entrar na Avex (Aviação do Exército)?

Já sei que primeiro tem que fazer a EsPCEx depois a AMAN, mas e depois?

-

Tem que ter um grau hierárquico maior ou é só terminar a AMAN?

-

Gostaria que me respondessem com detalhes, mas sem aqueles links da Wikipedia etc e pode ser respostas longas.

Atualizada:

Jçá entrei no site do Cavex e li exatamente o que esta escrito na primeira resposta.

-

Nesse site diz que para ser PILOTO tem que ser tenente de alguma das armas etc, mas minha dúvida esta ai, pois quando o aluno sai da AMAN ele sai como aspirante a oficial ou sargento (não tenho certeza), mas fora isso, quanto tempo leva para o aluno passar de apirante a tenente assim podendo prestar o Cavex?

2 Respostas

Classificação
  • Anônimo
    Há 1 década
    Resposta favorita

Não e avex e cavex.

Para ingressar na Aviação do Exército o pretendente deve primeiro ingressar no Exército Brasileiro e ser um Oficial ou Sargento. Após realizar os cursos correspondentes, terá as possibilidades abaixo:

Como Oficial: após ter concluído a formação na Escola Preparatória de Cadetes (EsPCEx) e na Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN) dever-se-á atender os seguintes pré-requesitos gerais:

Piloto: Ser tenente de carreira das armas:

Infantaria

Cavalaria

Artilharia

Engenharia

Gerente (Manutenção, Aviônicos e Administrativo): Ser tenente de carreira das seguintes armas ou quadros:

Material Bélico

Comunicações

Intendência

QEM admite-se capitão ou tenente no Curso de Gerência de Manutenção)

Como Sargento: deverá ter realizado um dos cursos oferecidos pelo Centro de Instrução de Aviação do Exército (CIAvEx). O ingresso neste estabelecimento de ensino se dá mediante concurso público nacional, aberto também a civis que atendam, além dos requisitos básicos para a carreira militar (ver requisitos).

Inicialmente o aluno irá frequentar o curso de Formação de Sargentos, com duração de um ano e seis meses, após o qual será promovido à graduação de 3º Sargento de Aviação (de carreira) e será classificado em uma das Organizações Militares da Aviação do Exército.

Após dois anos, o sargento retornará ao CIAvEx para realizar um curso de especialização em uma das seguintes áreas:

Manutenção:

Mecânico de Aeronaves;

Mecânico de Aviônicos (eletrônica);

Mecânico de Armamento.

Apoio ao Voo:

Controlador de Tráfego Aéreo;

Metereologista;

Informações Aeronáuticas;

Bombeiro, Resgate e Prevenção;

Transporte Aéreo e Suprimento.

kra e meu sonho e me tornar um espadim da aman velho seja qual for o seu corra atras afinal nada e impossivel para nós.

espero ter esclarecido suas duvidas qualquer coisa entre em contato comigo.

Fonte(s): lucas soares
  • Há 5 anos

tu pode entrar como sargento ou como tenente, só que pra ser piloto só pode se for tenente.

O tempo para passar de aspirante para tenente é de 6 meses depois que tu incorpora em alguma organização militar.

Tem mais perguntas? Obtenha suas respostas perguntando agora.