A.OLIVEIRA perguntou em Governo e PolíticaPolítica · Há 1 década

FHC tem mais do que um pé na cozinha , tem um filho com a empregada.?

Da coluna de Cláudio Humberto que circula hoje:

Filho de FHC e a mãe trabalham no Senado

“Príncipe da sociologia brasileira”, FHC disse uma vez que tinha “um pé na cozinha”. Maria

Helena Pereira, a negra que o impressionou pela formosura e lhe deu outro filho fora do casamento, continua com o pé na copa. A mãe de Leonardo, o filho mulato de FHC, ainda é a copeira do gabinete 22, do senador Roberto Cavalcanti (PRB-PB), na Ala Teotônio Vilela do Senado. Trabalha todo dia lá, no período da tarde.

Trabalhador

Leonardo, 20, o filho de FHC que esta coluna revelou ontem, também trabalha no Senado, como a mãe. É um modesto carregador.

Leonardo teria quase a mesma idade de Thomas (filho do ex-presidente garanhão com uma jornalista da Globo). Na época, FHC era senador, e pelo visto tinha os hormônios à flor da pele. Outro dado curioso: Leonardo não foi mandado para o exterior, como Thomas. A mãe teria ganho uma casinha na periferia de Brasília (lá, eles chamam de "entorno").

A mãe de Thomas é branca. A mãe de Leonardo é negra.

FHC gostava de alardear sua relação de amizade (e de proximidade intelectual) com o grande Florestan Fernandes. De fato, os dois foram amigos. As duas famílias se frequentavam. Mas, no fim da vida, o velho Florestan estava muito desgostoso com FHC... Não pelos hábitos romântico-sexuais do tucano. Mas pelas posições políticas.

Tanto que Florestan (o pai) nem foi à festa da posse de FHC, em janeiro de 95. Como sei disso? Eu fui à festa com o convite do velho Florestan. Eu cobrira a posse, em Brasília, pela TV Cultura, e queria acompanhar de perto a festa no Itamaraty. Florestan (o filho - amigo de longa data) me passou o convite do pai - que ficaria sem uso. Interesse jornalístico. Mas havia uns vinhos bons. Disso eu me lembro bem.

Florestan Fernandes nem chegou a acompanhar a aventura neo-liberal de FHC no governo, porque o velho sociólogo morreu pouco tempo depois da posse...

Se confirmada a informação de que FHC teve um filho com a empregada (repito, é preciso aguardar o pronunciamento de FHC), seria mais uma demonstração simbólica de que o tucano abandonou mesmo o legado renovador de Florestan. Preferiu a velha tradição da Casa Grande&Senzala. Gilberto Freyre vive?

Tudo isso seria uma questão de cunho puramente pessoal. Mas há um detalhe: FHC foi presidente, teve que apresentar declarações de IR quando se candidatou. O (s) filho (s) apareciam como dependentes? Estamos diante de um ex-presidente (e ex-ministro da Fazenda) que não dava muita bola pra essas coisas, é isso?

Um homem cordial - na verdadeira concepção buarquiana do conceito. O "cordial" para Sergio Buarque de Holanda não significava "gente boa", ou "gentil" - como imaginamos no senso comun. "Homem cordial" é aquele que age pelo coração - não segue as regras (impessoais) que devem reger uma República. O que importa são os laços afetivos, de proximidade e compadrio.

Sergio Buarque de Holanda vive.

Fernando Henrique Cardoso é que eu já não sei mais se vive. O sociólogo se foi há muito tempo. O presidente - por falta de compostura (política) - também está apagando sua imagem.

Um fim tristonho. Mas o (s) filho (s) não tem nada com isso. Que sejam felizes!

8 Respostas

Classificação
  • Anônimo
    Há 1 década
    Melhor resposta

E tem gente saindo pela "tangerte", falando em "herança maldita". Herança maldita é a que o fhc deixou para o seu filho com a empregada...

P.S.: sempre aparece algum idiota falando na Lurian, como se se pudesse igualar as duas coisas. A dona Ruth é que sabia do peso na testa...

• Faça login para comentar as respostas
  • Anônimo
    Há 1 década

Triste herança a desse filho..

A herança genética de um covarde!

Um homem covarde e um presidente incompetente e corrupto, não poderia ser de outra forma..

O filho deve ter vergonha de ter o pai que tem, nunca se pronunciou. Muito mais digno que o sociologo comedor de empregadas domésticas e jornalistas que nunca foi homem o suficiente para assumir os filhos que fez.

Muito bom o texto! Obrigada por partilhar

Beijos meus

Fonte(s): Cristy, Lula tem sim uma filha fora do seu atual casamento. Luryan nasceu entre o seu primeiro casamento e o segundo, portanto não aconteceu durante nenhum dos dois casamentos. Só pra sua informação, ele assumiu a paternidade. Quanto ao cartão corporativo nunca ninguém provou nada, ao contrário dos filhos bastardos do presidente que nasceram DURANTE O SEU CASAMENTO, que não foram reconhecidos por falta de caráter e interesses políticos, o que no caso dele quer dizer a mesma coisa.., e que sempre foram sustentados com o dinheiro público por compadres igualmente canalhas e cúmplices. Lula, um operário humilde, nunca precisou pagar um "cala a boca" pra jornalista ou empregada doméstica nenhuma, pra manter pose de homem decente.. Não compare alho com bugalho, nem na casa do seu Amaro!
  • Há 1 década

Só agora eu entendi o que ele quis dizer com a afirmação que tinha um pé na cozinha, tinha pensado que era uma frase sobre sociologia.

Nossas Elites não conseguem superar a fase de senhores de engenho.

Que mais surpresas o garanhão da Sorbone nos reserva.

Aguardemos as cenas dos próximos capítulos.

Um abraço!!!

• Há 1 década

Esse FHC é mesmo um COVARDE. Durante seu casamento com dona Ruthe o Covarde nem tocava no nome do filho com a jornalista. Esse casamento só perdurou por interesse de ambas as partes;por FHC que queria manter sua imagem de homem probo;dona Ruthe em parte por educação conservadora e em parte para não perder o status que,na política, seu marido ostentava.

Agora, dona Ruthe enterrada e nem tanto chorada,FHC sai nos jornais papagueando que irá reconhecer seu filho com a jornalista da Globo.E um CANALHA,tinha medo da mulher e não o reconhecia,agora ao reconhecê-lo imputa à dona Ruthe a figura de pessoa irascível e intolerante.Até depois de morta,a mesma é desrespeitada por esse marido de araque.

Quanto a esse filho mulato, porque não vemos matéria na mídia? Tudo depositado de baixo do tapete e com um cala boca a essa outra família,com um empreguinho que nós pagamos e o descompromisso com a educação e formação desse seu rebento pardo.Na mentalidade racista,preconceituosa de FHC maís importante é não ofuscar sua imagem perante a elite da qual julga ser um membro e para isso não respeita limites.

• O que você acha das respostas? Você pode entrar para votar em uma resposta.
  • Anônimo
    Há 1 década

Fico te devendo

Abraço do Antidrogas

• Há 1 década

Senhores PTelhos, meus parabéns, destilaram todo o oódio contra o mulato GHC, talvez vcs não saibam mas ele mesmo declarou se-lo. Interessante que a bronca vem confirmar que o cara é macho e não um baitola qualquer metido a santo. Segundo, vcs. aproveitaram o Dia da Consciencia Negra para desancar um filho de uma negra, fingindo defende-lo. Vejam suas palavras e digam que estou exagerando. Muitos políticos que vcs elegeram tem a prática de pular o muro e vcs acham até graça com o machismo dos caras mas,.... FHC esta proibido terminantemente de se-lo. Caiam na real. Ele assumiu e os seus politicos que estão em cima do muro com a suas benevolência.? Vcs são santinhos do pau oco, essa é a verdade. Faça o que eu digo não faça o que eu faço não é esta a sua máxima. É assim que atua o PT chinga e depois nega que falou. ou como o ilustre presidente " Não vi, não ouvi e nem falei"

• tanger
    Lv 6
    Há 1 década

HERANÇA MALDITA

O PAC pode ainda deixar, agora sim, uma "herança maldita". O professor da Coppead/UFRJ e diretor do Instituto de Logística e Supply Chain (Ilos), Paulo Fleury, adverte que o "companheiro" Lula pode deixar uma pendência de R$ 115 bilhões não gastos no setor de logística para seu sucessor.

Segundo ele, até agosto, só 10% dos recursos previstos no PAC foram efetivamente desembolsados. Se nada for feito, e não deverá ser, para dar mais rapidez ao PAC, o programa terminará com apenas 12,7% dos recursos gastos. Dos 37 projetos de logística levantados pelo professor, 32% tiveram seu cronograma prorrogado e só 14% foram concluídos.

• Cristy
    Lv 7
    Há 1 década

por que vc não comenta q Lula tem filho fora do casamento, também?

Lurian é o nome da moça

aliás, Lula deu um cartão corporativo pra ela viver às custas dos cofres públicos, também.

Tem mais perguntas? Obtenha suas respostas perguntando agora.