Qual é o melhor exercício para a memória quando está com raciocínio lento?

Seguir
  • Seguir de forma pública
  • Seguir de forma privada
  • Deixar de seguir
Melhor resposta
  • mf respondido 4 anos atrás
Oi,dicas de especialistas:estimular o cerebro
http://www.cerebromente.org.br/n01/memo/...

-técnicas mentais, os cuidados com a nutrição e os medicamentos.
Estimular a memória. Utilize ao máximo a sua capacidade mental. Desafie o novo. Aprenda novas habilidades. Se você trabalha em um escritório, aprenda a dançar. Se for um dançarino, aprenda a lidar com computador; se trabalhar com vendas, aprenda a jogar xadrez; se for um programador, aprenda a pintar.
Isto poderá estimular os circuitos neurais do seu cérebro a crescerem.

Prestar atenção. Não tente guardar todos os fatos que acontecem, mas focalize sua atenção e se concentre naquilo que você achar mais importante, procurando afastar de si todos os demais pensamentos.
Exercício--> pegue um objeto qualquer, por exemplo, uma caneta e se concentre nela. Pense sobre suas diversas características: seu material, sua função, sua cor, sua anatomia, etc. Não permita que nenhum outro pensamento ocupe a sua mente enquanto voce estiver concentrado na caneta.

Relaxar--> É impossível prestar atenção se você estiver tenso ou nervoso.
Exercício: prenda a respiração por dez segundos e vá soltando-a lentamente.

Associar fatos a imagens--> Aprenda técnicas mneumônicas.Elas são uma forma muito eficiente de memorizar grande quantidade de informação.

Visualizar imagens. Veja as figuras com os "olhos da mente".
Exercício:
Feche os olhos e imagine um bife frito, grande e suculento.
Sinta o o aroma e a maciez da carne.
Imagine-se cortando a carne com uma faca e um garfo e soboreando-a.
Se a sua boca se encheu de água enquanto você visualizou esta cena, então você fez um bom trabalho!
Faça exercícios com outros objetos como: um prato de sopa, uma taça de sorvete, uma torta de chocolate, em uma sala de dentista, em uma sala de exame, etc.
Alimentos.
Algumas vitaminas são essenciais para o funcionamento apropriado da memória: tiamina, ácido fólico e vitamina B12. São encontradas no pão e cereais, vegetais e frutas. Alguns especialistas afirmam que vitaminas sintetizadas melhoram a memória, mas outros duvidam dizendo que estudos não comprovaram que estes nutrientes funcionam.

AGUA = água ajuda a manter bem funcionante os sistemas da memória, especialmente em pessoas mais velhas. De acordo com a Dra.Turkington, a falta de água no corpo tem um efeito direto e profundo sobre a memória; a desidratação pode levar a confusão e outros problemas do pensamento.

Sono--> Afim de se conseguir uma boa memória, é fundamental que se permita sono suficiente e descanso do cérebro. Durante o sono profundo, o cérebro se desconecta dos sentidos e processa, revisa e armazena a memória.
A insônia leva a um estado de fadiga crônica e prejudica a habilidade de concentrar-se e armazenar informações.

Dicas tais como : tomar notas, organizar-se, usar um diário, manter-se em forma, check up regular da saúde, etc

Como Melhorar Sua Memória

A contínua atividade intelectual como a leitura, exercícios de memória, palavras cruzadas e jogo de xadrez auxiliam a manutenção da memória.
O estilo de vida ativo com atividade física feita com regularidade e uma dieta saudável são básicas para a manutenção da memória.

A diminuição da memória que ocorre na 3a. Idade, na maioria das vezes é absolutamente benigna, mas freqüentemente, por falta de melhor informação, angustia o idoso que tem dificuldade de aceitá-la como um fato normal.
A perfeita compreensão do fato inexorável e a utilização de uma agenda para as anotações dos fatos recentes, ajudam a conviver satisfatoriamente com o problema.

Uma excelente oportunidade para o resgate e desenvolvimento de potencialidades presentes durante toda a vida, é a participação em grupos educativos e terapêuticos.

Exercícios cerebrais feitos de maneira rotineira apresentam efeitos muito positivos sobre a memória.
Semelhante ao que ocorre com exercícios musculares realizados para se manter a forma física, a atividade cerebral também deve ser realizada com freqüência, sempre procurando estimular nossos principais sentidos: olfato, paladar, tato, visão e audição, bem como nossa memória e inteligência.

Esse tipo de exercício pode ser denominado "Fitness" Cerebral, que é a capacidade de se manter um estado adequado, em forma.

O declínio de nossas funções mentais que ocorre com a idade, se deve em grande parte à falta de atividade mental que com freqüência segue paralelamente ao envelhecimento.
Vários trabalhos científicos realizados em diversos países demonstram claramente que o declínio mental que ocorre com a idade pode ser evitado.
  • Taxa
  • Comentário

Outras respostas (7)

Classificada como mais alta
  • Classificada como mais alta
  • Mais antigo
  • Mais recente
  • fran respondido 4 anos atrás
    Chacoalha a cabeça para ver se pega no tranco!.......rsrsrs
    • 1
    • Comentário
  • Ricardo respondido 4 anos atrás
    Valdeci,

    Primeiramente é importante entender a diferença entre memória e raciocinio - são duas habilidades completamente diferentes. Existem técnicas e exercícios para treinar a memória e existem técnicas e exercícios para desenvolver o raciocínio.

    Eu gosto muito desse assunto, pois quando mais jovem eu tinha muita dificulade em compreender e memorizar aquilo que estudava e por necessidade pesquisei e aprendi muito sobre o assunto.

    Em termos de Estratégias eficazes de memorização e raciocinio rapido a melhor tecnologia que já encontrei nessa área aqui no Brasil é a de uma empresa chamada "Neurosoftware", que trabalha com aumento de QI e do potencial intelectual.

    Eles tem 14 produtos:

    1 - Video Aula Memoria de Gênio
    2 - Video Aula Raciocinio Turbinado
    3 - Video Aula Leitura Superdinâmica
    4 - Software Acelerador de Memória
    5 - Software Acelerador de Leitura
    6 - Software Acelerador de Raciocínio
    7 - Neurofrequencia para Raciocinar
    8 - Neurofrequencia para Memorizar
    9 - Neurofrequencia para Leitura
    10 - Jogos para Inteligência - Volume 1
    11 - Jogos para Inteligência - Volume 2
    12 - Hipnose para Supermemória
    13 - Hipnose para Superleitura
    14 - Hipnose para Raciocínio rápido

    Já adquiri alguns e adorei! Se quiser conhecer, o site é esse aí em baixo. Dá para baixar versões grátis de demonstração:

    http://www.neurosoftware.com.br

    Acredito que nesse site você vai encontrar o que esta procurando para melhorar sua memoria e seu raciocinio.

    Sucesso em seus estudos amigo!
    • 2
    • Comentário
  • ? respondido 4 anos atrás
    O melhor é praticar atividades físicas regulares, alimentação saudável e dormir bem.
    • 1
    • Comentário
  • Rômulo Cortez de Paula respondido 4 anos atrás
    Palavras cruzadas.
    • 1
    • Comentário
  • misteriosa respondido 4 anos atrás
    Dizem que palavras cruzadas, ajudam à memória.
    • 1
    • Comentário
  • JAGAR TÉTRIS.

    SE AMEMÓRIA QUE VC SE REFERE É MDE HUMANO.

    LI ESSA MATÉRIA NA NET, ESPECIALISTAS RECOMENDAM ISSO.
    • 1
    • Comentário
  • Celito Medeiros respondido 4 anos atrás
    O primeiro passo é COMPREENDER o que é a MEMÓRIA?

    A Memória está no Cérebro ou está na MENTE?

    O que é o estudo da PSIQUE?

    Se conseguir responder estas perguntas, então você saberá lidar com a Memória.
    Mas se não fizer nada para compreender isto, você é que está lento...
    Parece não ser importante isto, mas um dia saberá que é vital.
    .
    • 1
    • Comentário
  • Sign In 

    para adicionar sua resposta

Quem está seguindo esta pergunta?

    %
    MELHORES RESPOSTAS
    Membro desde:
    Pontos: Pontos: Nível
    Total de respostas:
    Pontos nesta semana:
    Seguir
     
    Deixar de seguir
     
    Bloquear
     
    Desbloquear