Quais são as origens do subdesenvolvimento?

Seguir
  • Seguir de forma pública
  • Seguir de forma privada
  • Deixar de seguir
poooooooooor favor, to de recuperação :/
Melhor respostaEscolha do autor da pergunta
Subdesenvolvimento é um termo é usado com frequência para definir o subdesenvolvimento econômico de um país, cujos assuntos envolvem e incluem a falta de acesso da população em geral à oportunidades de emprego, saúde, água, alimentação, educação e moradia.

Existem países subdesenvolvidos, não por razões naturais - pela força das coisas - mas por razões históricas - pela força das circunstâncias. Circunstâncias históricas desfavoráveis, principalmente o colonialismo político e econômico que manteve estas regiões à margem do processo da economia mundial em rápida evolução. Na verdade, o subdesenvolvimento não é a ausência de desenvolvimento, mas o produto de um tipo universal de desenvolvimento mal conduzido.

É a concentração abusiva de riqueza - sobretudo neste período histórico dominado pelo neocolonialismo capitalista que foi o fator determinante do subdesenvolvimento de uma grande parte do mundo: as regiões dominadas sob a forma de colônias políticas diretas ou de colônias econômicas.

O subdesenvolvimento é o produto da má utilização dos recursos naturais e humanos realizada de forma a não conduzir à expansão econômica e a impedir as mudanças sociais indispensáveis ao processo da integração dos grupos humanos subdesenvolvidos dentro de um sistema econômico integrado. Só através de uma estratégia global do desenvolvimento, capaz de mobilizar todos os fatores de produção no interesse da coletividade, poderão ser eliminados o subdesenvolvimento e a fome da superfície da terra.

O maior de todos esses erros foi considerar o processo do desenvolvimento em toda parte como semelhante ao desenvolvimento dos países ricos do Ocidente. Uma espécie de etnocentrismo conduziu os teóricos do desenvolvimento a assentar as suas idéias e estabelecer os seus sistemas de pensamento em concepções de economia clássica que ignoravam quase totalmente a realidade sócio-econômica das regiões de economia ocidental capitalista, uma economia socialista em elaboração acelerada e uma rede de abastecimento e de venda no resto do mundo. Não se ocupavam, pois, das estruturas econômicas desse resto do mundo, abandonado quer aos sociólogos, quer, antes, aos folcloristas.

Esta tremenda desigualdade social entre os povos divide economicamente o mundo em dois mundos diferentes: o mundos dos ricos e o mundo dos pobres, o mundo dos países bem desenvolvidos e industrializados e o mundo dos países proletários e subdesenvolvidos. Este fosso econômico divide hoje a humanidade em dois grupos que se entendem com dificuldade: o grupo dos que não comem, constituido por dois terços da humanidade, que habitam as áreas subdesenvolvidas do mundo, e o grupo dos que não dormem, que é o terço restante dos países ricos, e que não dormem, com receio da revolta dos que não comem.

O nome é empregado aos países que não tem um padrão de vida igual aos desenvolvidos.

beeijos, *.* e Boa sorte na recu...tomara que passe .

Source:

Eu e Wikipedia.

Classificação e comentário do autor da pergunta

5 de 5
fiz a recuperação hoje, deu tudo certo, tirei 90 e precisava de 85 , obrigada *-* s2
  • Taxa
  • Comentário

Outras respostas (2)

Classificada como mais alta
  • Classificada como mais alta
  • Mais antigo
  • Mais recente
  • ? respondido 5 anos atrás
    mina so um resuminho pra se entende origens do subdesenvolvimento
    sao aqueles paises que sao de origem pobres que ja saoo de origens de paises que sao subdesenvolvidos como a africa do sul ou seja subdesenvolvimento - paises com baixa renda percapita - alta taxa de mortalidade e mas mendigos e etc.
    nao quer dizer que os paises subdesenvolvidos (eua) nao enfrentam isso mas os subdesenvolvidos sao muito pobres
    entendeu mas ou menos.
    • Taxa
    • Comentário
  • RafinhaA. respondido 5 anos atrás
    Exploração dos mais fracos pelos mais fortes.

    Falta de educação deum povo e consequêntemente de uma nação....

    Tudo isso produziu o subdesenvolvimento.
    • Taxa
    • Comentário
  • Sign In 

    para adicionar sua resposta

Quem está seguindo esta pergunta?

    %
    MELHORES RESPOSTAS
    Membro desde:
    Pontos: Pontos: Nível
    Total de respostas:
    Pontos nesta semana:
    Seguir
     
    Deixar de seguir
     
    Bloquear
     
    Desbloquear