Porque o imperio romano foi dividido?

Seguir
  • Seguir de forma pública
  • Seguir de forma privada
  • Deixar de seguir
Melhor resposta
O império romano foi inicialmente dividido por Diocleciano, que se tornou imperador em 284 a.D., que por questões de conveniência administrativa entegou a metade oriental a um dos seu generais, Maximiniano. Em 306 após uma guerra civil, Constantino reunificou o império e por questões de segurança transferiu a capital de Roma para Bizâncio.
Após a morte de Teodósio I, em 395, o império foi definitivamente divido entre os seus herdeiros. A parte ocidental, o Império Romano do Ocidente terminou, por convenção, em 476, ano em que Odoacro depôs o último imperador Rômulo Augusto, ou mais precisamente até a morte do seu predecessor, Júlio Nepos, que se considerava ainda imperador e assim era considerado pelo Imperador Romano do Oriente, Leão I de Bizâncio, tio da sua esposa, circunstância que determinou o cognome Nepos ("sobrinho" ou "neto", em latim, de onde vem o termo nepotismo). Já o Império Romano do Oriente perdurou até a queda de Constantinopla pelos turcos otomanos em 1453.

Source:

  • Taxa
  • Comentário

Outras respostas (4)

Classificada como mais alta
  • Classificada como mais alta
  • Mais antigo
  • Mais recente
  • Marli respondido 5 anos atrás
    O império Romano encontrava-se debilitado, pois as contastes invasões dos chamados povos bárbaros pressionavam as sua vastas fronteiras, além disto as disputas pelo o trono imperial onde comandantes de legiões lutavam entre sim,só agravou a situação,Teodosio não queria que o império se afundasse em mais um banho de sangue sucessório,achando ele que a melhor solução era dividir o império entre os seus dois filhos.
    Espero ter lhe ajudado, BN
    • Taxa
    • Comentário
  • F Silveira respondido 5 anos atrás
    Ora, às questões humanas à parte, mas tratando do que há invisivelmente nesta trama...
    Roma, era adoradora de Marte, o deus da guerra. Sabemos que este tinha dois filhos, Deimos & Fobos. (Pavor e Medo) Filhos que o acompanhavam em todas as guerras e batalhas. Roma expandiu-se, pois naquele tempo, era a única nação que adorava Marte, ou, a Guerra.
    Com guerra expandiu-se, e foi também com ela que se separou. ( A mesma mão que dá, é também a que tira)
    Ou pensaram que os dois filhos do violento e intempestivo Marte não iriam se separar?

    Fonte(s):

    Interpretação mitológica sob ótica humanista.
    • Taxa
    • Comentário
  • Mago respondido 5 anos atrás
    por causa das disputas internas entre os governates e posteriormente devido as invasões barbaras.
    • Taxa
    • Comentário
  • ! respondido 5 anos atrás
    naum sei....
    • Taxa
    • Comentário
  • Sign In 

    para adicionar sua resposta

Quem está seguindo esta pergunta?

    %
    MELHORES RESPOSTAS
    Membro desde:
    Pontos: Pontos: Nível
    Total de respostas:
    Pontos nesta semana:
    Seguir
     
    Deixar de seguir
     
    Bloquear
     
    Desbloquear