Anônimo
Anônimo perguntou em Governo e PolíticaPolítica · Há 1 década

Dilma Roussef é Lula , tanto quanto José Serra é FHC?! "Mentiras Essenciais". Mais um ardil da petralha infame?

MENTIRAS ESSENCIAIS

Os jornalistas que cobrem Dilma Rousseff podem levar o lead dos textos prontos no laptop. Basta acrescentar os adjuntos adverbiais, as circunstâncias, de lugar, tempo e, eventualmente, instrumento. E incluir algumas aspas, com a mistificação do dia, e pronto! O serviço está feito. Assim, o lead fixo é este:

“A ministra (em breve, “candidata do PT”) Dilma Rousseff voltou a comparar o governo Lula com o do seu antecessor, FHC, e disse que…”

Lula quer disputar a quinta eleição contra seu antecessor, a sua obsessão. Já disputou quatro. A vantagem, por enquanto, é do tucano. Em 1994 e 1998, FHC venceu no primeiro turno. Em 2002, o candidato tucano era José Serra, mas a luta era contra… FHC. Deu segundo turno. Em 1998, o candidato tucano era Geraldo Alckmin, mas a luta era contra FHC de novo. Deu segundo turno outra vez. Lula quer uma quinta jornada. FHC, FHC, FHC…

Aliás, este é um cenário ideal para alguém reacionário como Lula, que faz o Brasil andar para trás — especialmente com a sua tara estatista, revelada ontem, mais uma vez, na posse de Samuel Pinheiro Guimarães, finalmente posto no lugar certo: a secretaria que batizei de “Sealopra”. A depender do petista, o Brasil fica congelado nesta disputa: Lula x FHC. Numa análise, vá lá, semiótica, pode-se dizer que o que dá sentido a Lula é aquele que ele elegeu como adversário eterno: FHC!!!

Lula precisa do olhar do seu adversário de estimação para que consiga se reconhecer. Mais informações, vocês podem obter com psicanalistas.

Por que isso tudo? Porque Dilma voltou com a cascata de que ela não é ela; ela é Lula. Para tanto, faz de conta que José Serra não é José Serra; ele seria FHC. Porque Dilma é, obviamente, uma invenção de Lula, é preciso criar o paralelo oposto: Serra seria uma extensão do ex-presidente. Tenho minhas dúvidas se isso funciona.

Muitos perguntam até com sinceridade: “Mas qual é o seu problema com o PT? Não há gente errada nos outros partidos?” Claro que há. A estupidez não é exclusividade de petistas. Longe disso. Há certo tipo de burrice, inclusive, muito rara no PT e muito freqüente em seus adversários. “Qual, Reinaldo?” Umbigocentrismo! Há mais idiotas umbigocêntricos na oposição do que no PT — que, no limite, põe sempre o partido acima das individualidades e dos interesses regionais. Mas sigamos.

O problema não é a estupidez episódica, mas a mentira essencial. É preciso que o PT fabrique mentiras em penca sobre o governo FHC para que seu discurso se sustente. O partido sabe que, para o bem (freqüentemente) e para o mal (mais raramente), seguiu a política econômica que herdou. Até o comandante do Banco Central teve de ser pescado nas águas do adversário. A estabilidade econômica alcançada nos oito anos anteriores teve as suas exigências; as de Lula, em circunstâncias novas, foram outras.

Mas digamos que uma certa vigarice própria da disputa eleitoral o impedisse de reconhecer isso… O que dizer, no entanto, desta outra tese vigarista, segundo a qual Serra representaria “a volta” do governo FHC? Em primeiro lugar, “a volta” é, vocês sabem, impossível. Como impossível é a exata continuidade do que está em curso.

Uma honestidade intelectual mínima supõe reconhecer que Serra não é — e, a rigor, nunca foi — mera expressão do “FHCeísmo” (se isso existisse; nunca existiu porque FHC não é do tipo que cria cultura viciosa). Dilma até pode ser expressão do lulismo — já que não existe sem Lula (e Serra tem, convenham, existência autônoma), mas também cumpre reconhecer que não é Lula. A menos que prometa jamais governar, deixando a tarefa para o outro, terá de tomar as próprias decisões.

Os petistas acham a fórmula infalível: “Se falarmos que Dilma é Lula, tudo estará resolvido; aí basta dizer que Serra é FHC”. Far-se-á toda uma campanha eleitoral sustentada em duas mentiras? O eleitor gosta da sensação de votar em alguém que não existe pelas próprias pernas? Olhem aqui, independentemente de afinidades eletivas, espero que a fórmula não funcione; espero, antes de mais nada, que a mentira, que até os petistas sabem ser mentira, não funcione.

Reinaldo Azevedo

12 Respostas

Classificação
  • Há 1 década
    Melhor resposta

    O Home está encanzinado, Ed! Está mais do que louquetito! Isso é efeito alcoólico! Podes acreditar.

    • Faça login para comentar as respostas
  • Há 1 década

    Quem me conhece sabe o que penso: PSDB é o pior dos partidos, se tirarmos os bandidos, vagabundos e inimigos da democracia.

    Claro que se tiver que escolher entre um canalha com a cueca forrada e um tucano, escolho o tucano.

    Quero eleger um candidato verdadeiramente conservador!

    Apareçam conservadores, aqui está um, entre muitos, eleitores esperando para elegê-los.

    • Faça login para comentar as respostas
  • Lv 7
    Há 1 década

    Ed

    Dá pra resumir tudo em uma frase só:

    No sentido ideológico, Dilma é Che Guevara e Serra é Barack Obama.

    .....

    • Faça login para comentar as respostas
  • Anônimo
    Há 1 década

    Isso já virou paranóia; o PT(Partido dos Trambiqueiros) pode DESGUVERNAR por 200 anos, mas sempre terá a sombra de FHC a lhes atormentar; é um caso de amor platônico!

    • Faça login para comentar as respostas
  • O que você acha das respostas? Você pode entrar para votar em uma resposta.
  • Anônimo
    Há 1 década

    Lulla é o lulla, Serra é o Serra, FHC é o FHC, Dilma, é a Martha.

    O povo não entraa mais nessa: Há um porcentuall de petistas adestrados como cães que votam no candidato petistas seja qual for, são cegos pela ideologia retrógrada e malsã, e não passsam de 30% na média do país, todavia, esse porcetual não tem aumentado, aliás vem até reduzindo. Em São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais, não pasa de 26%. Para que um petista seja eleito presidente seria necessário que eleitores de outras vertentes ideológicas o apoiassem, tal qual aconteceu com o lulla, mas lulla é o lulla e Dilma é a Martha. Dilma possui o maior índice de rejeição entre todos os candidatos para 2010, além de estar estacionada nos 19% das intenções de voto ( abaixo da média histórica petista) Candidaturas de esquerda como da Marina e do Ciro, contribuem para drenar votos que seriam da Dilma. Conclusão: deve dar Serra. Festejemos.

    abçs

    • Faça login para comentar as respostas
  • Cristy
    Lv 7
    Há 1 década

    apesar de todas as mentiras petistas, Dilma jamais seria Lula

    e, obviamente, Serra nunca foi, não é e jamais será FHC

    Serra tem personalidade própria, é independente

    e sabe quem é, e conhece a sua própria capacidade

    vou votar SERRA

    • Faça login para comentar as respostas
  • Gigi
    Lv 6
    Há 1 década

    Oi Ed,

    Valeu o texto. Coitado do FHC, mas ja q e a formula para ganhar a presidencia, o Serra tem q caluniar o FHC dizendo q a Dilama e igual ao FHC. Nao faz diferença, a gde parte dos eleitores so conhece uma coisa"bolsa familia".... e o mercado de votos.

    Bjs da Gigi

    • Faça login para comentar as respostas
  • Kiko
    Lv 5
    Há 1 década

    Podemos dizer que Serra é FHC na elegância e respeito as nossas frágeis instituições. É engano pensar que José Serra não está em campanha. A Campanha silenciosa de Serra começou com o respeito as nossas leis, a campanha eleitoral começa ano que vem, com data para começar e terminar.

    José Serra é um homem trabalhador e de muita capacidade, e podemos ainda somar o seu amor por São Paulo e o Brasil.

    Pode me chamar de puxa-saco, mas é o que eu penso. Vou trabalhar no Governo Serra, pode escrever.kkkk

    Abraço.

    • Faça login para comentar as respostas
  • Anônimo
    Há 1 década

    Ed Lascar ......, a verdade é que esse DESGUVERNO é a HIPOCRISIA mais "convincente" que existe !

    Diria que a DILEMA seria o LULA em uma Versão muuuuito mais AVANÇADA, devido ao seu "Perfil EX", se Ele não se cuidar Ela "bota Ele no Bolso"!!

    Enquanto que o SERRA seria uma Versão do FHC, não tão Diplomático, Inteligente, Culto, Elegante e por outro lado parece ser mais EXPLOSIVO !

    Teremos uma BATALHA ferrenha !

    ACOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOORDA BRASIL, enquanto é TEMPO !

    NAMASTÊ!

    • Faça login para comentar as respostas
  • Lise
    Lv 4
    Há 4 anos

    O Lula disse que ele será a Dilma na Presidência. Será que vamos ter um transexual na presidência.?

    • Faça login para comentar as respostas
Tem mais perguntas? Obtenha suas respostas perguntando agora.