Luah perguntou em Negócios e FinançasImóveis · Há 1 década

Multa de contrato de aluguel/Problemas vazamento?

Tenho o contrato de alguel de 30 meses, fiz 2 meses de deposito, estou no imovel a 17 meses, de a quase 1 ano estou com problemas na conta de água, alertei a sabesp para o problema, fizeram inspeção 2 vezes no imovel e disseram que o problema não era com eles, alertei a imobiliaria e nada fizeram, depois de alguns meses apareceu na parede do quarto uma mancha enorme de umidade e esta com mofo, e na sala tb (parede com banheiro), em um dos dois ou nos dois que deve estar o problema de vazamento, a imobiliaria fez vistoria, viu o problema, mandou um pedreiro para confirmar o problema, foi confirmado mais nd foi feito e isso tem mais de 5 meses. eu sempre ligo cobrando uma posição e eles sempre dão desculpa de que o dono do imovel esta fora do estado, foi o filho do dono olhar a casa, viu e confirmou o problema,disse que ia mandar um pedreiro dele, marcou um dia e o pedreiro não apareceu até hj, isso já tem mais de 1 mês...tenho um bebê com problemas respiratorios que não pode de jeito nenhum com umidade/mofo, ele vive no hospital, já ficou internado 3 vezes (ele tem só 10 meses), tenho problemas tb com outra inquilina que mora em cima, ela deixa o portão aberto o dia todo, mtas vezes de madrugada, joga ou deixa cair mta coisa no meu quintal (calcinha, absorvente, sofá, plantas, lixo etc), é uma gritaria o dia td (só palavrões), tem um filho com problema mental que xinga e agride td mundo, já chegou a me dar um tapa, e eu estava com meu bebê no colo, musicas altissimas, é um entra e sai do quintal o dia inteiro, as crianças da rua fica o dia td fazendo bagunça no quintal, eu não me sinto segura em sair pra trabalhar e deixar minha casa sozinha sabendo que ela deixa o portão aberto, e com entra e sai de estranhos...já estou alugando outra casa, agora minha duvida é, com esses problemas eu tenho como me isentar da multa? e posso pedir meu deposito de volta? a casa esta do jeito que me entregaram, vou pintar de acordo com o contrato, mais o problema de vazamento não sou eu que tenho que arrumar pq é estrutural, tem que quebrar e tal....me ajudeeeeem

queria opnião de pessoas que trabalham com isso.

3 Respostas

Classificação
  • Há 1 década
    Resposta favorita

Você tem duas saidas para este problema que na maioria dos casos acaba na justiça porque a imobiliaria visará sempre defender o proprietário.

O problema de vazamento realmente é do dono do imóvel e não seu portanto onde a pintura foi danificada pelo vazamento vc não precisa pintar porque a mesma foi danificada por negligência do proprietário.

Quanto a não pagar a multa para desocupar, a imobiliaria terá que aceitar que vc proceda deste jeito porém o comum é eles te informarem que o vazamento não impede a moradia e quererem te cobrar , é justamente por isso que tudo acaba na justiça.

Vc deve se prevenir para poder negociar. As imobiliarias sabem que normalmente o inquilino desconhece as leis e vem com aquele papo de "eu disse, eu avisei", só que na locação o que não estiver no papel, assinado e datado pelas partes não tem valor e aí tudo se decide pela lei e fica tua palavra contra a deles.

Portanto amiga, previna-se. Você deve ter por escrito todas as comunicações que fez a imobiliária sobre o problema do imóvel e estas comunicações devem estar assinadas pelo responsavel pelo setor de locações e com o carimbo da imobiliaria. Se vc não tem nenhuma terá que providenciar. Não confie em emails pq em empresas qualquer um pode recebe-lo.

A comunicação deve ser endereçada a imobiliaria informando todo o problema detalhado sobre o vazamento do imóvel, problema do seu filho que impede que resida no imóvel deste jeito e detalhadamente o problema com a vizinha excluindo opiniões suas e principalmente qualquer informação que posse virar processo contra você.

Junto a esta comunicação em duas vias deve acompanhar o laudo de um profissional que ateste o vazamento e um laudo do médico do seu filho que ateste o problema respiratório. Assim estando documentada, vc pode argumentar ser dispensada da multa.

Lembro que o que vc acha errado outro pode não achar portanto vc não pode simplesmente não pagar nada, sair e deixar assim. Se ha desacordo a justiça é o canal para decidir quem tem razão. Se não quiserem te isentar da multa, saia da imobiliaria e procure imediatamente um advogado para entrar com ação judicial de descumprimento da lei 8.245 art.22 e encerrar seu contrato pela via legal. Haverá ainda a possibilidade de análise se cabe perdas e danos.

Estando na justiça vc pode desocupar e se perder pagará a multa.

Se vc não tem condições de pagar as custas do processo pode ou na defensoria pública pedir a justiça gratuita ou mediante advogado particular solicitar a AJE, que é a assistência gratuita isto é, vc solicita a assitência por ter bons rendimentos mas não o suficiente para pagar todo o processo. Se vc tem razão quem perde a ação paga.

Lembre-se de sempre fazer tudo por escrito em duas vias e a outra parte assina e carimba a segunda via que fica com vc como prova dos atos praticados. Se comente aquilo que vc tem como provar.

abraços

• Há 4 anos

Procure uma empresa especializada para fazer um laudo. Segue aqui alguns contatos.

DH Imper

http://www.dhimper.com.br/

https://www.facebook.com.br/dhimper

• Há 6 anos

quais os deveres do inquilino

Tem mais perguntas? Obtenha suas respostas perguntando agora.