Como funciona a tensão de 220 v que chega nas casas?

Seguir
  • Seguir de forma pública
  • Seguir de forma privada
  • Deixar de seguir
é fase de 220 e neutro? ou duas fases de 110 e um neutro? alguns dizem que sao só duas fases de 110 sem o neutro, mas como? sem neutro não ha diferença de potencial e a corrente nao ...mostrar mais
Melhor respostaEscolha do autor da pergunta
A distribuição de energia em baixa tensão depende da região que voce mora e do sistema adotado pela concessionária local.

O transformador de distribuição vai então fornecer as tensões de linha necessárias.

Na maioria das cidades brasileiras o padrão de distribuição em baixa tensão é de 220V trifásico.
Ai você tem as seguintes tensões disponíveis na rua ou na sua casa (dependendo da sua carga instalada):

220V (fase-fase-fase) trifásico;
220V (fase-fase) monofásico (Algumas pessoas falam "Bifásico", o que não é correto);
127V (fase-neutro) monofásico.

Algumas cidades adotam o sistema de distribuição em baixa tensão de 380V trifásico, onde na sua casa tudo tem que ser em 220V, a não ser que vc utilize um transformador de 220v para 127V.

Nesse caso você terá as seguintes tensões:

380V (fase-fase-fase) trifásico;
380V (fase-fase) monofásico;
220V (fase-neutro) monofásico.

Como os sistemas de distribuição que saem dos transformadores são trifásicos, para vc saber a tensão entre Fase + Neutro, voce deve dividir o valor da tensão de linha pela raiz quadrada de 3 (~1,73).

Ou seja:

Em sistemas com distribuição em 220V:

Fase + Neutro = 220V ÷ √3 = 127V


Em sistemas com distribuição em 380V:

F + N = 380V ÷ √3 (1,73) = 220V


Em 760V:

F + N = 760V ÷ √3 = 440V

E assim por diante.

O consumo em ambas as tensões (127-220V) é a mesmo, o que vc tem é uma corrente menor circulando pelo circuito e conseqüentemente uma seção de cabo menor, que dependendo do tipo de instalação pode gerar uma economia significativa

Classificação e comentário do autor da pergunta

5 de 5
valeu!!!
  • Taxa
  • Comentário

Outras respostas (5)

Classificada como mais alta
  • Classificada como mais alta
  • Mais antigo
  • Mais recente
  • Inacio respondido 5 anos atrás
    na residência chegam um neutro e até três fases.

    existem duas tensões para consumo residencial:
    110 V - quer dizer que entre o fase e o neutro tem uma diferença de potencial de 110V, e que entre duas fases tem uma diferença de 220V

    220V - quer dizer que entre fase e neutro tem uma diferença de potencial de 220V, e que entre duas fases tem diferença de 380V.

    pode-se ligar duas fases que funciona, mas o sistema yem que ser bem aterrado.

    abraços.
    • Taxa
    • Comentário
  • Obs. Phoenix respondido 5 anos atrás
    Na minha região (MG) a energia elétrica doméstica é distribuida em tres fases de 127 volts e um neutro.
    Entre qualquer fase e neutro você terá 127 volts (não 110).
    Duas fazes fornecerão 220 volts, usadas nos sistemas de aquecimento, como chuveiros e aquecedores.
    As tres fases fornecerão o "220 trifásico", usado na ligação de motores eletricos.
    Duas fases de 110 volts e um neutro só são disponíveis na eletrificação rural.
    • Taxa
    • Comentário
  • Litzor respondido 5 anos atrás
    oh, pra entender isso DIREITO estude eletrica de potencia...

    tudo começa no gerador... que gira a 3600 rpm... isso dá 60 Hz (por isso o tal do 60 Hz nas coisas q vc liga na tomada), grosseiramente falando, vc tem 4 fios que saem do gerador, se o sistema for estrela, do meio vai sair um fio que será o neutro. 3 fios tem tensões de 127 Volts defasadas 120 graus...

    na sua casa chegam 2 fios de 127 volts defasados 120 graus cada 1 e 1 fio do neutro.

    qndo vc ker fazer o 220V vc pega os 2 fios de 127 volts, isso dá 220V (tem uma conta q vc faz pq é sistema trifasico que faz dar 220V).

    pq sem o neutro existe ainda a diferença de potencial? é pq vc não usa corrente contínua na tomada! e sim uma alternada, 120graus de defasagem... então existe uma diferença de potencial.
    • Taxa
    • Comentário
  • Blader respondido 5 anos atrás
    a tensão 220volts das residencias provem de um rede onde as tensões estão defasadas entre si 120°. Esse defasamento pode ser melhor observado graficamente quando uma fase está começando a subir a outra estará 120° a frente e a terceira fase estará 120° atrasada com relação à primeira. Entao para que vc possa ligar seus equipamentos em 220v será necessario vc puxar 2 fases 127V na tomada, pois como eu disse elas estao defasadas 120°: o que significa isso? significa que as duas fases não estarão com o mesmo potencial no mesmo instante: ou seja, se eles nao estarao com o mesmo potencial elas estarão com?? potenciais diferentes ou diferença de potencial, e como sabemos utilizamos da diferença de potencial para acionar cargas. Portanto a tensão 220v é obtida multiplicando -se a tensão de uma fase por raiz de 3

    exemplo:

    127*raiz de 3 = 220V

    Fonte(s):

    sou técnico em Mecatrônica
    • Taxa
    • Comentário
  • Thiago respondido 5 anos atrás
    É normal "igual" a de 110V, a única diferença é a voltagem que é maior e geralmente vem acompanhado do fio terra.

    Fase, neutro e fio terra.
    • Taxa
    • Comentário
  • Sign In 

    para adicionar sua resposta

Quem está seguindo esta pergunta?

    %
    MELHORES RESPOSTAS
    Membro desde:
    Pontos: Pontos: Nível
    Total de respostas:
    Pontos nesta semana:
    Seguir
     
    Deixar de seguir
     
    Bloquear
     
    Desbloquear