O que embalagem a vacuo?

Seguir
  • Seguir de forma pública
  • Seguir de forma privada
  • Deixar de seguir
me ajudem por favor é trabalho de escola...brigadinhooo
Melhor resposta
A embalagem a vácuo tornou-se uma das mais eficazes dentre as diversas formas de embalagens de produtos alimentícios.
A conservação propiciada pela embalagem a vácuo protege os produtos alimentícios contra a deterioração provocada pelo oxigênio, bactérias, fungos e ressecamento..

COPIA DO SITE:

O objetivo principal da embalagem a vácuo é proteger o alimento do contato com o oxigênio que: favorece o crescimento dos microrganismos aeróbios de alto potencial de deterioração, causando descoloração; acarreta a rancidez das gorduras e provoca a descoloração, decorrente da oxidação do pigmento da carne.
Nas embalagens a vácuo, alguns parâmetros devem ser considerados, pois influem diretamente na vida-de-prateleira do produto:

Nível de vácuo aplicado – definirá o teor de oxigênio residual na embalagem em contato com o produto e conseqüente alteração de cor, deterioração microbiológica e oxidação de gorduras;
Taxa de permeabilidade ao oxigênio do material de embalagem – deverá ser baixa, pois a entrada de pequena quantidade de oxigênio na embalagem gera uma baixa pressão parcial deste gás, que favorece a descoloração de pigmentos das carnes frescas e curadas;
“Aderência” da embalagem ao produto – desejável para minimizar a exsudação de líquidos, que prejudicam a aparência e favorecem a deterioração microbiológica;
Temperatura de estocagem – irá reger a velocidade da deterioração microbiológica e da descoloração.

Quando o alimento é embalado a vácuo em uma embalagem em que a barreira é a gás, altera-se radicalmente a atmosfera gasosa ao redor da superfície do produto. No caso de carnes, por exemplo, a pequena quantidade de oxigênio remanescente no interior da embalagem é consumida pela atividade metabólica da carne e de bactérias. Cria-se, assim, um microssistema anaeróbico/microaeróbico dentro da embalagem, que auxiliado pelo efeito inibitório do CO2 liberado na respiração, retarda o crescimento de bactérias deterioradoras, como os Pseudomonas, permitindo a predominância de bactérias lácticas, que tem menor potencial de deterioração e crescimento limitado a baixas temperaturas. O resultado é a vida-de-prateleira mais longa do que o alimento fresco exposto no ar.
A propriedade mais importante do material de uma embalagem a vácuo é a barreira a gás, em particular, a taxa de permeabilidade ao oxigênio. Outras propriedades importantes são a baixa permeabilidade ao vapor d’água (para evitar desidratação superficial, como conseqüente perda de peso, descoloração e necessidade de aparas), barreira a aromas, alta resistência mecânica (para resistir às solicitações de manuseio e transporte), enchentes características de soldabilidade (a fim de evitar vazamento e conseqüente perda de vácuo), boa maquinabilidade, boas características de impressão e/ou transparência e custo compatível com a aplicação, podendo ser do tipo encolhível ou não..
  • 1
  • Comentário

Outras respostas (2)

Classificada como mais alta
  • Classificada como mais alta
  • Mais antigo
  • Mais recente
  • caosouza respondido 5 anos atrás
    A embalagem a vácuo mantém o produto sem contato com o oxigênio, responsável pela oxidação dos lipídeos e necessário para o crescimento microbiano.
    Outras propriedades importantes dessas embalagens são a baixa permeabilidade ao vapor d’água (para evitar desidratação superficial, com conseqüente perda de peso, descoloração e necessidades de aparas), barreira a aromas, alta resistência mecânica (para resistir às solicitações de manuseio e transporte), excelentes características de soldabilidade (a fim de evitar vazamento e conseqüentemente perda de vácuo), boa maquinabilidade, boas características de impressão e custo compatível com a aplicação.

    Fonte(s):

    • 1
    • Comentário
  • ST respondido 5 anos atrás
    em balagem a vácuo em uma embalagem em q se retira o ar de dentro dela e assim o q estiver la dentro fica sobre pressão conversando dependo do q for até por mais tempo para abrir basta retirar um lacre quem sempre vem quando vc o tirar ela vai fz um barulhiinho q é o ar entrando ai vc vai conseguir abrir naturalmente caso quiera abrir sem tirar o lacre dependendo da pressão q estiver la dentro basta ser o hulk ou o superman, pois é exigido mt força quase impossivel dependendo da pressão

    pra vc compreender melhor, um exemplo bem simples disso é aqueles copos de vidro em que vem milho, aquilo ali é uma embalagem a vácuo para abri-lá vc deve retirar a borrachinha que fica no centro da tampa tapando um boraquinho e é por esse boraquinho q entra o ar q possibilita q vc abra a embalagem
    • Taxa
    • Comentário
  • Sign In 

    para adicionar sua resposta

Quem está seguindo esta pergunta?

    %
    MELHORES RESPOSTAS
    Membro desde:
    Pontos: Pontos: Nível
    Total de respostas:
    Pontos nesta semana:
    Seguir
     
    Deixar de seguir
     
    Bloquear
     
    Desbloquear