Definição de Fotofosforilação acíclica?

Seguir
  • Seguir de forma pública
  • Seguir de forma privada
  • Deixar de seguir
Resumo sobre fotofosforilação ciclica
Melhor resposta
  • Li* respondido 5 anos atrás
Oi colega,

A fosforilação acíclica é uma reacção da fase clara (ou luminosa) da fotossíntese em que uma molécula de ADP é transformada em ATP, sem que os eletrons libertados da clorofila regressem a ela.

O fotossistema I recebe elétrons do fotossistema II, deixando-o com deficiência de elétrons, neutralizada pelos eletróns originados na fotólise da água. Os elétrons recebidos pelo P 700 e liberados pelo P 680 passam, antes de serem absorvidos, por uma cadeia de aceptores intermediários de elétrons, liberando em seu caminho energia, que é absorvida por um ADP+P, transformando-o em ATP e armazenando a energia gerada pelo processo.

Quando a molécula de água perde elétrons, formam-se íons de hidrogênio e oxigênio:

2H20 -> 4ē + 4H+ + O2
  • 1
  • Comentário

Outras respostas (1)

  • anah respondido 5 anos atrás
    A fosforilação acíclica é uma reacção da fase clara (ou luminosa) da fotossíntese em que uma molécula de ADP é transformada em ATP, sem que os eletrons libertados da clorofila regressem a ela.

    O processo ocorre com a participação de dois pigmentos (P700 e P680) e de moléculas de água. Ao serem atingidos por fótons, os pigmentos e as moléculas de água liberam elétrons carregados de energia. Os elétrons do P700 sao recolhidos pelo íon H+ da água, formando H2, que são recolhidos pelo NADP+, formando NADPH (além de íons em solução).

    O fotossistema I recebe elétrons do fotossistema II, deixando-o com deficiência de elétrons, neutralizada pelos eletróns originados na fotólise da água. Os elétrons recebidos pelo P 700 e liberados pelo P 680 passam, antes de serem absorvidos, por uma cadeia de aceptores intermediários de elétrons, liberando em seu caminho energia, que é absorvida por um ADP+P, transformando-o em ATP e armazenando a energia gerada pelo processo.

    Quando a molécula de água perde elétrons, formam-se íons de hidrogênio e oxigênio:
    2H20 -> 4ē + 4H+ + O2
    Os H+ e elétrons da água são usados para a formação de NADPH e o oxigenio é liberado para a atmosfera ou absorvido pela mitocôndria da própria célula vegetal, sendo usado para a respiração celular. Portanto, a manutenção do processo depende da fotólise da água, que é provocado diretamente pela luz.

    O saldo do processo é: ATP, NADPH2 e O2. O ATP e NADPH2 serão utilizados na etapa escura, motivo pelo qual esta etapa é dependente indireta da luz.

    Fonte(s):

    • Taxa
    • Comentário
  • Sign In 

    para adicionar sua resposta

Quem está seguindo esta pergunta?

    %
    MELHORES RESPOSTAS
    Membro desde:
    Pontos: Pontos: Nível
    Total de respostas:
    Pontos nesta semana:
    Seguir
     
    Deixar de seguir
     
    Bloquear
     
    Desbloquear