Como brincar da bricadeira caça ao tesouro? educação infantil?

Seguir
  • Seguir de forma pública
  • Seguir de forma privada
  • Deixar de seguir
Melhor resposta
  • mah respondido 5 anos atrás
Você pode brincar de 2 maneiras: 1- você desenha o mapa do tesouro e divide a turminha em grupos para procurar, neste mapa você pode colocar pistas com números por exemplo: ande 5 passos até o escorregador amarelo, vire a direita e ande 10 passos até a árvore grande, e assim sucessivamente, use sua imaginação.
Outra forma de brincar é assim: você desenha (se a turminha não for alfabetizada) as pistas e coloca os papéis em lugar estratégicos por exemplo: perto do escorregador amarelo é a 1ª pista ( lá eles vão encontrar outra pista. Por exemplo eles deverão ir até a árvore grande) e assim sucessivamente.Para eles chegarem até o escorregador amarelo onde esta a primeira pista você vai dando dicas.
É legal você relacionar a caça ao tesouro com uma história que eles gostem, ou eles mesmo inventarem uma história para procurar o tesouro, e este tesouro será um objeto relacionado a história.
Brincando de caça ao tesouro você estará trabalhando vários conteúdos:
- Oralidade (histórias, reconto)
- Matemática: (perto, longe, grande, pequeno, dentro, fora, contagem, etc)
- Jogo simbólico
- cores
Espero ter ajudado e bom divertimento, as crianças gostam muito.
  • Taxa
  • Comentário

Outras respostas (3)

Classificada como mais alta
  • Classificada como mais alta
  • Mais antigo
  • Mais recente
  • Professora respondido 5 anos atrás
    Não conheço nenhuma brincadeira com este nome, talvez por aqui até façamos mas conheçamos por outro nome. Mas sua pergunta me deu uma idéia...
    Eu faria da seguinte forma: colocaria guloseimas em um baú, e distribuiria mapas em locais estratégicos, cada mapa teria uma dica, que levaria ao local onde encontrariam outro mapa com uma nova dica, o último mapa levaria ao local onde está o baú. Separaria a turma em duplas ou trios e daria uma cópia do primeiro mapa a cada grupo, depois ficaria por conta deles procurar o tesouro. A quantidade de mapas depende do espaço disponível para a brincadeira e da faixa etária das crianças, mas acho que de cinco a dez "mapas dica" seria o ideal. Se as crianças forem novas o mapa deve ter apenas o desenho do local onde está o próximo mapa, se forem maiores dá para fazer algo tipo carta enigmática, com figuras que formem uma palavra. Exemplo: desenhe um saco ou xícara de chá + um pé + U = chapéu, lógicamente o próximo mapa deverá estar em um chapéu.
    Claro que para fazer uma brincadeira dessas vc tem que preparar a turma, brincar de carta enigmática coletiva na sala, para que saibam como se portar com os mapas... eles precisam de conhecimento prévio e o legal seria fazer a brincadeira ao ar livre, com os mapas bem espalhados para que possam correr e brincar.... É só uma idéia, mas acho que seria bem legal, também trabalharia bastante habilidades na criança.
    BJs
    • Taxa
    • Comentário
  • drika respondido 5 anos atrás
    Vc mostra um objeto (aquele que será o tesouro) para o grupo de crianças, peça as crianças q tapem os olhos, depois vc esconde o objeto num lugar estratégico, peça então q as crianças comecem a procurar o tesouro (o objeto), a criança que encontrá-lo é a vencedora, então dessa vez a vencedora irá esconder o tesouro para q as demais crianças procurem.
    • Taxa
    • Comentário
  • ? respondido 5 anos atrás
    voce esconde um anel ou outra coisa dentro de um local...
    depois façam as crianças procurarem...

    falando que esta quente se elas tiverem perto do
    objeto;
    ou falando estar friu quando elas tiverem longe do objeto...

    bjss boa brincadeira...
    e bom final de semana...


    respondam minha pergunta
    por favor!!!
    http://br.answers.yahoo.com/question/ind...
    • Taxa
    • Comentário
  • Sign In 

    para adicionar sua resposta

Quem está seguindo esta pergunta?

    %
    MELHORES RESPOSTAS
    Membro desde:
    Pontos: Pontos: Nível
    Total de respostas:
    Pontos nesta semana:
    Seguir
     
    Deixar de seguir
     
    Bloquear
     
    Desbloquear