Virus oque são virus? tudo sobre virus ( ciencias)?

Seguir
  • Seguir de forma pública
  • Seguir de forma privada
  • Deixar de seguir
gente não é vírus de comutador é de ciências
Melhor resposta
Os vírus são seres diminutos, visíveis apenas ao microscópio eletrônico, constituídos apenas por duas classes de substâncias químicas: ácido nucléico (que pode ser DNA ou RNA) e proteína.
São seres acelulares (que não possuem estrutura celular) e precisam de células que os hospedem. Por isso, todos os vírus são parasitas intracelulares obrigatórios.
O vírus invade uma célula e assume o comando, fazendo com que ela trabalhe quase que exclusivamente para produzir novos vírus. A infecção viral geralmente causa profundas alterações no metabolismo celular, podendo levar à morte das células afetadas. Os vírus causam doenças em plantas e animais (incluindo o homem).
Fora da célula hospedeira, os vírus não manifestam nenhuma atividade vital e se houver alguma célula compatível à sua disposição, um único vírus é capaz de originar, em cerca de 20 minutos, centenas de novos vírus.
Até o momento, poucas drogas se mostraram eficazes em destruir os vírus sem causar sérios efeitos colaterais. A melhor maneira de combater as doenças virais é através de vacinas.
  • Taxa
  • Comentário

Outras respostas (2)

Classificada como mais alta
  • Classificada como mais alta
  • Mais antigo
  • Mais recente
  • Fe respondido 5 anos atrás
    A palavra vírus é originária do latim e significa toxina ou veneno. O vírus é um organismo biológico com grande capacidade de automultiplicação, utilizando para isso sua estrutura celular. É um agente capaz de causar doenças em animais e vegetais.


    Estrutura de um vírus
    Ele é formado por um capsídeo de proteínas que envolve o ácido nucléico, que pode ser RNA (ácido ribonucléico) ou DNA (ácido desoxirribonucléico). Em alguns tipos de vírus, esta estrutura é envolvida por uma capa lipídica com diversos tipos de proteínas.

    Vida
    Um vírus sempre precisa de uma célula para poder replicar seu material genético, produzindo cópias da matriz. Portanto, ele possui uma grande capacidade de destruir uma célula, pois utiliza toda a estrutura da mesma para seu processo de reprodução. Podem infectar células eucarióticas (de animais, fungos, vegetais) e procarióticas (de bactérias).

    Classificação
    A classificação dos vírus ocorre de acordo com o tipo de ácido nucléico que possuem, as características do sistema que os envolvem e os tipos de células que infectam. De acordo com este sistema de classificação, existem aproximadamente, trinta grupos de vírus.

    Ciclo Reprodutivo
    São quatro as fases do ciclo de vida de um vírus:
    1. Entrada do vírus na célula: ocorre a absorção e fixação do vírus na superfície celular e logo em seguida a penetração através da membrana celular.
    2. Eclipse: um tempo depois da penetração, o vírus fica adormecido e não mostra sinais de sua presença ou atividade.
    3. Multiplicação: ocorre a replicação do ácido nucléico e as sínteses das proteínas do capsídeo. Os ácidos nucléicos e as proteínas sintetizadas se desenvolvem com rapidez, produzindo novas partículas de vírus.
    4. Liberação: as novas partículas de vírus saem para infectar novas células sadias.

    Curiosidades:
    - Exemplos de doenças humanas provocadas por vírus: hepatite, sarampo, caxumba, gripe, dengue, poliomielite, febre amarela, varíola, AIDS e catapora.
    - Os antibióticos não servem para combater os vírus. Alguns tipos de remédios servem apenas para tratar os sintomas das infecções virais. As vacinas são utilizadas como método de prevenção, pois estimulam o sistema imunológico das pessoas a produzirem anticorpos contra determinados tipos de vírus.
    • Taxa
    • Comentário
  • *Cah* respondido 5 anos atrás
    Os vírus são seres muito simples,formados basicamente por uma cápsula protéica (capsídeo) envolvendo o material genético.O conjunto capsídeo mais material genético forma o nucleocapsídeo.Dependendo do tipo de vírus, o material genético pode ser o DNA ou o RNA.
    Os vírus são menores que as menores células conhecidas.Eles são visíveis apenas ao microcópio eletrônico.
    Alguns vírus são chamados envelopados porque possuem um envelope lipoprotéico proveniente da membrana plasmática da célula hospedeira.esse envelope envolve uma ou mais cápsulas prtéicas que o vírus pode apresentar.Um exemplo de vírus envelopados é o HIV (vírus da imunodeficiência humana),que provoca a AIDS (síndrome da imunodeficiência adquirida).O HIV é um vírus de RNA e possui moléculas inativas de certas enzimas em seu interior.
    Geralmente o grupo de células que um tipo de vírus infecta é bastante restrito, e a infecção viral começa com a adesão da proteína viral,presente no envoltório,à proteína receptora na membrana plasmática da célula hospedeira.São as moléculas de proteínas viral dos envoltórios que determinam qual tipo de célula o vírus infecta.

    Bom é isso...espero ter ajudado...

    Fonte(s):

    Livro de Biologia...
    Autores:Sônia Lopes e Sergio Rosso
    • Taxa
    • Comentário
  • Sign In 

    para adicionar sua resposta

Quem está seguindo esta pergunta?

    %
    MELHORES RESPOSTAS
    Membro desde:
    Pontos: Pontos: Nível
    Total de respostas:
    Pontos nesta semana:
    Seguir
     
    Deixar de seguir
     
    Bloquear
     
    Desbloquear