Qual o melhor tipo de raçao para cavalos?

Seguir
  • Seguir de forma pública
  • Seguir de forma privada
  • Deixar de seguir
Vou ganhar um potro e quero saber qual é a melhor raçao.
Melhor respostaEscolha do autor da pergunta
Roda dos Alimentos

Um cavalo deve comer em média 2,5% do seu peso em alimentos.

Feno

É o alimento básico da dieta do cavalo. Apesar do baixo teor nutritivo é a principal fonte de fibra. Os cavalos devem comer em média 1% do seu peso em feno, por dia. É importante que o feno seja de boa qualidade, caso contrário poderá prejudicar a saúde do animal. Deve ser dado ao cavalo cerca de 15 minutos antes das sementes.

Rações concentradas

A dieta concentrada dá ao cavalo a energia de que necessita para o trabalho físico que lhe é exigido. As sementes como a aveia e a cevada são um exemplo de uma alimentação concentrada. Sem este tipo de complemento, o cavalo pode ficar débil e doente. Contudo, uma percentagem demasiado alta pode deixá-lo gordo ou com demasiada energia para poder ser controlado. Existem no mercado rações completas adequadas a diversas raças e tipos de trabalho, permitindo assim ao dono do cavalo poupar tempo na medição das sementes.

Suplementos naturais

Maça e cenoura são óptimas guloseimas, pois para além de fazerem bem ao cavalo são alimentos que ele adora. Não dê contudo maçãs em demasia pois podem provocar cólicas. Óleo de fígado de bacalhau e alho fornecem vitaminas e sais essenciais para o cavalo. Estes devem ser dados também ao cavalo mantido no campo.

Água

Essencial à vida dos animais, um cavalo necessita de beber por dia entre 2 a 4 litros de água por cada quilograma do seu peso.


Os cavalos em repouso, no campo, podem sobreviver apenas com a pastagem e algum feno suplementar no Inverno. Contudo, cavalos utilizados em actividades muito exigentes do ponto de vista físico, como por exemplo corridas, podem necessitar de uma alimentação constituida até 70% pela ração concentrada.

Em média, um cavalo que desempenhe trabalhos leves, como treino básico, até seis horas por semana, necessita de 30% de ração concentrada e 70% de granel. Para um cavalo que trabalhe em actividades de esforço médio, como o Concurso Completo de Equitação, até 10 a 12 horas por semana, o ideal é dar 50% de ração concentrada. Independentemente do trabalho e horas de exercício, a percentagem de granel na dieta do cavalo nunca deve ser inferior a 25% do total da alimentação dada.



Beijossssss

Classificação e comentário do autor da pergunta

5 de 5
Vlw pela resposta
  • Taxa
  • Comentário

Outras respostas (4)

Classificada como mais alta
  • Classificada como mais alta
  • Mais antigo
  • Mais recente
  • sfelippe respondido 5 anos atrás
    A racao especifica para potros ,ai vc escole a marca e preco q vc mais se indentifica !
    • Taxa
    • Comentário
  • regahlboy respondido 5 anos atrás
    O capim verde picado, oriundo das capineiras, ou de pastos de Tifton, Coast Cross, Tangola e outros, deve ser cortado no ponto ótimo de crescimento (altura em torno de 1,50m), a fim de preservar o valor nutritivo ideal. O capim velho e fibroso pode provocar distúrbios digestivos. O capim muito novo pode provocar diarréia;

    A quantidade de volumoso deve ser, no mínimo, 5kg por dia;

    O capim picado não deve permanecer no cocho mais do que 12 h, para evitar a fermentação e o consequente risco de distúrbios digestivos. As cólicas ainda representam a causa numero 1 de mortes na espécie equina;

    Não é recomendado misturar ração ao capim picado. Obedeça um intervalo de, pelo menos, uma hora, entre o consumo do volumoso e o da ração concentrada;

    É mais indicado o fornecimento de feno de qualidade para animais confinados, especialmente os de Tifton e Alfafa;

    Quantidade de feno/cabeça/dia: um fardo de 10 a 12 kg de feno de Tifton é suficiente para alimentar diariamente até dois animais adultos ou três potros, pressupondo que a dieta também inclui ração concentrada e acesso a pasto durante um período do dia ou da noite;


    A ração concentrada deve ser de fabricante idôneo, sendo recomendado dividi-la em duas ou três vezes / dia - manhã, meio-dia, tarde;

    O total de consumo/mês é relativo ao peso. Para cada 100kg de peso, fornecer de 0,5 a 1,0kg de ração concentrada.

    Não fornecer quantidade superior a 2,5 kg de ração concentrada por vez;

    Para potros, entre 1 a 2 anos, a média de consumo varia de 2 a 4 kg/dia, dependendo da raça. Para animais adultos, a média varia de 4 a 6kg/dia;

    Acesso permanente a água limpa e fresca

    Limpeza diária de bebedouros e cochos;

    Livre acesso a mistura mineral balanceada e sal comum.

    Antes, durante e logo após o transporte, não fornecer ração concentrada;

    Obedeça um intervalo de pelo menos uma hora entre o fornecimento de ração concentrada e o início e término dos exercícios físicos intensos;
    • Taxa
    • Comentário
  • PHYSIS respondido 5 anos atrás
    Muitas pessoas adoram criar e descobrir novas receitas de mash. Nos Estados Unidos já existem livros de receitas para cavalos, ensinando a preparar não apenas masches saborosos, como saladas exclusivas e biscoitos de aveia.

    Sem exageros, você também pode preparar um "jantar especial" para seu cavalo. Além de se divertir e de lhe proporcionar um deleite gastronômico, você estará ajudando-o a conservar a boa saúde.

    Ingredientes Básicos
    * Farelo de trigo - aproximadamente 2 a 3 Kg por cavalo ( pode ser comprado em casas de ração ou moinhos, geralmente em sacos de 25 Kg);

    * Água, morna ou quente - dependendo da época do ano, o bastante para dar consistência de pastosa e semilíquida.

    Outros Ingredientes
    Melado ou mel - para melhorar o sabor e também teor energético;
    * Sal (comum ou mineral) - repor minerais perdidos e aumentar a retenção de água;
    * Linhaça - aumenta o efeito laxante e melhora o pêlo;
    * Óleo vegetal (de preferência de milho) - tem o mesmo efeito da linhaça, e também aumenta o teor energético;
    * Cenoura, maça, beterraba etc. - raladas ou picadas, complementam o sabor e nutrientes da refeição;
    * Suplementos vitamínico-mineirais - os suplementos comerciais podem ser misturados ao mash (Potenay Oral, Vitagold, Glicopan, Aminomix etc.).

    Uma Receita Básica
    Quantidade para um cavalo:
    * 2 Kg de farelo de trigo
    * 200 ml de óleo de milho
    * 100 g de mel ou melado
    * 500g de cenoura picadas em pedaços pequenos

    Coloque todos os ingredientes num balde ou outro recipiente grande e vá acrescentando água quente e mexendo - com colher de pau ou pedaço de madeira - até obter um "sopão" bem homogêneo. Sirva ao cavalo antes que esfrie, substituindo uma das refeições habituais de ração.

    Naturalmente, esta receita é apenas um exemplo. Vá experimentando com os ingredientes disponíveis em sua região e com os petiscos por seu cavalo.

    Cuidados Especiais
    A linhaça precisa ficar de molho em água entre quatro e doze horas, antes de ser utilizada (semente de linhaça comum, encontrado em casas naturalistas).
    Não utilize linhaça e óleo num mesmo mash, para que o efeito laxante não seja excessivo.
    Os ingleses consideram que um mash precisa ser "bebido e não comido" pelo animal; porém, muita água pode aumentar demasiado o volume da mistura, fazendo com que alguns cavalos "cansem de comer" ou estranhem muito, deixando de ingerir todo o mash. Vá testando o que funciona melhor em relação aos seus animais.
    Naturalmente, a temperatura da água não pode ser tão quente a ponto de queimar a boca dos animais. No entanto, a mistura da água quente com os outros ingredientes a temperatura ambiente geralmente resulta num produto de temperatura agradável, especialmente se decorrerem alguns minutos entre a mistura e o fornecimento.
    Se você acrescentar algum produto vitamínico , lembre-se que vitaminas degradam em temperaturas muito elevadas.
    O mash pode ser útil para administrar medicação oral (fenibutazona em pó, biotina etc.) a animais que normalmente não ingerem bem.
    Naturalmente evite o uso de mash em cavalos que tenham uma diarréia prévia, tanto aguda como crônica.
    O farelo de trigo é pobre em cálcio causando descalcificação em animais que com ele são alimentados em excesso ( "cara inchada", principalmente em cavalos jovens). O uso semanal do "mash" não causará problemas deste tipo, especialmente se o cavalo for alimentado com uma dieta corretamente balanceada e com suplementação mineral nos demais dias.
    Normalmente não convém dar mash aos cavalos mais do que duas vezes por semana. Uma exceção seriam animais muito doentes ou enfraquecidos, de apetite pobre - que precisarão também de acompanhamento veterinário, soroterapia etc.
    Se você estiver preparando o mash para mais de um cavalo, é melhor usar o recipiente comum apenas para o farelo e a água, acrescentando e misturando os demais apenas no cocho do animal, para garantir que todos recebam a mesma quantidade dos mesmos ( o óleo tende a descer, pedaços de cenoura ficam na superfície etc.).
    Todas as vantagens do mash podem se transformar em perigo mortal se o mesmo não for preparado em rigorosas condições de higiene. Todo alimento úmido fermenta rapidamente, especialmente no tempo quente, podendo causar cólicas e intoxicações. Não deixe mash preparado guardado de um dia para o outro. Também limpe bem os cochos antes de dar a ração seguinte.
    Se seus cochos de ração tiverem muitas frestas dificultando a limpeza ou não forem impermeáveis (ex. feitos de tábuas), impossibilitando o fornecimento de alimentos semilíquidos, coloque um balde dentro do próprio cocho, fixando-o à parede por meio de um gancho ou de corda. Cuidado para que seja um balde sem ganchos ou beiradas que possam ferir seu cavalo!
    Lembre-se de que o mash substitui a refeição normal de concentrado: cuidado para não dar mash e ração ao mesmo tempo! Excesso de alimento dado numa única refeição ainda é a principal causa de cólica de nossos cavalos.

    Lex

    Fonte(s):

    VET Shopping Atacadista ® Todos os direitos reservados
    Desenvolvido por MIXD Comunicação
    • Taxa
    • Comentário
  • + 2 pontos!!! Vou pro nível 3!!! ♥
    • Taxa
    • Comentário
  • Sign In 

    para adicionar sua resposta

Quem está seguindo esta pergunta?

    %
    MELHORES RESPOSTAS
    Membro desde:
    Pontos: Pontos: Nível
    Total de respostas:
    Pontos nesta semana:
    Seguir
     
    Deixar de seguir
     
    Bloquear
     
    Desbloquear